2 Samuel 24
Argumento
As últimas palavras de Davi, que lemos no capítulo anterior, foram admiravelmente boas; mas neste capítulo lemos algumas de suas últimas obras, que não foram das melhores. Ainda assim, ele se arrependeu, voltou às suas primeiras obras e terminou bem. Temos aqui: I. O pecado de Davi, ao recensear o povo por orgulho no coração, vv. 1-9.
II. A convicção de seu pecado e seu arrependimento, v. 10. III. O castigo que lhe foi infligido por isso, vv. 11-15. IV. A interrupção do castigo, v. 16, 17. V. A construção de um altar como sinal de que Deus se reconciliara com ele e com o povo, vv. 18-25.
Versículos 1 a 9
O Recenseamento do Povo. (a.C. 1017.)
Temos aqui:
I. As ordens que Davi deu a Joabe para recensear o povo de Israel e Judá, v. 1, 2. Duas coisas aqui parecem estranhas: 1. A pecaminosidade disso. Que mal havia em fazê-lo? Moisés não recenseou o povo duas vezes sem cometer crime algum? A aritmética política não faz parte das outras estratégias de um príncipe? O pastor não deve saber o número de suas ovelhas?
O Filho de Davi não conhece cada um dos seus pelo nome? Ele não poderia fazer bom uso desse cálculo? Que mal ele faria ao realizá-lo? A resposta é que certamente foi um pecado, e um grande pecado; mas não é tão certo em que consistia o mal.
(1.) Alguns pensam que a falta foi recensear os que tinham menos de vinte anos, desde que tivessem estatura e força para portar armas; essa seria a razão de o registro não ter sido incluído, pois era ilegal (1 Crônicas 27:23, 24).
(2.) Outros pensam que a falta foi não exigir o meio siclo, que deveria ser pago para o serviço do santuário sempre que o povo fosse recenseado, como resgate por suas vidas (Êxodo 30:12).
(3.) Outros pensam que ele fez isso com a intenção de impor um tributo para si, a ser depositado em seu tesouro, cobrado por cabeça, para que, ao saber o número do povo, pudesse calcular quanto arrecadaria. Mas nada disso parece ter acontecido, e Davi nunca foi um arrecadador de impostos.
(4.) A falta foi não ter recebido de Deus ordem para isso, nem haver necessidade de fazê-lo. Era um incômodo desnecessário tanto para ele quanto para o povo. (5.) Alguns pensam que foi uma afronta à antiga promessa que Deus fez a Abraão: sua descendência seria incontável como o pó da terra.
Isso demonstrava desconfiança daquela promessa ou a intenção de mostrar que ela não se cumprira literalmente. Davi contaria aqueles sobre os quais Deus dissera que não poderiam ser contados. Quem tenta provar que a palavra de Deus é falsa não sabe o que está fazendo.
(6.) O pior no recenseamento do povo foi Davi tê-lo feito com orgulho no coração, como Ezequias pecou ao mostrar seus tesouros aos embaixadores. [1.] Foi uma ideia orgulhosa de sua própria grandeza, por comandar um povo tão numeroso, como se o crescimento deles, que devia ser atribuído somente à bênção de Deus, se devesse a alguma habilidade sua.
[2.] Foi uma confiança orgulhosa em sua própria força. Ao divulgar entre as nações o número de seu povo, ele pensava parecer mais temível e não duvidava de que, caso entrasse em guerra, venceria os inimigos com a multidão de seu exército, confiando somente em Deus.
Deus não julga o pecado como nós. O que nos parece inofensivo, ou ao menos uma falta pequena, pode ser um grande pecado aos olhos de Deus, que vê os princípios das pessoas e discerne os pensamentos e intenções do coração. Mas sabemos que o seu julgamento é conforme a verdade.
- A causa de tudo isso, mencionada aqui, é ainda mais estranha, v. 1. Não é estranho que a ira do Senhor se acendesse contra Israel. Havia motivos suficientes. O povo era ingrato pelas bênçãos do governo de Davi e, de modo estranho, foi levado a apoiar Absalão primeiro e, depois, Seba.
Temos razões para pensar que a paz e a prosperidade os tornaram descuidados e entregues aos prazeres, e que por isso Deus se desagradou deles.
Mas é muito estranho que, em meio a esse desagrado, Deus levasse Davi a recensear o povo. Temos certeza de que Deus não é autor do pecado; ele não tenta ninguém. Somos informados (1 Crônicas 21:1) de que Satanás incitou Davi a recensear Israel. Satanás, como inimigo, sugeriu isso como pecado, assim como pôs no coração de Judas a ideia de trair Cristo.
Deus, como justo Juiz, permitiu que isso acontecesse com a intenção de, por meio desse pecado de Davi, encontrar ocasião para punir Israel por outros pecados pelos quais poderia, com justiça, tê-lo punido sem isso.
Assim como antes enviara fome pelo pecado de Saul, agora enviou peste pelo pecado de Davi; com isso, os príncipes aprendam que, quando os juízos divinos se espalham, devem suspeitar de seus próprios pecados, arrepender-se e corrigir-se, favorecendo o arrependimento e a reforma nacional, e que o povo ore por seus governantes, que Deus os guarde do pecado, pois, se pecarem, o reino sofrerá.
II. A oposição que Joabe fez a essas ordens. Até ele percebeu a insensatez e a vaidade de Davi nesse plano. Notou que Davi não deu motivo algum; apenas disse: “Recenseie o povo, para que eu saiba quantos são”.
Por isso, Joabe tentou desviá-lo de seu orgulho, e o fez de maneira muito mais respeitosa do que antes, quando tentou desviá-lo da comoção causada pela morte de Absalão. Naquela ocasião, falou de modo rude e insolente (2 Samuel 19:5-7), mas agora se dirigiu a ele como convinha: “Que o Senhor, teu Deus, acrescente cem vezes mais ao povo”, v. 3.
Não precisavam cobrar impostos, alistar ninguém nem distribuir o povo. Todos viviam tranquilos e felizes. Joabe desejava que o povo aumentasse e que o rei, mesmo idoso, vivesse para ver e apreciar esse crescimento. “Mas por que meu senhor, o rei, se agrada disso?” Que necessidade havia de fazê-lo? Pauperis est numerare pecus: “Deixemos aos pobres a contagem de seus rebanhos”.
Por que Davi, que tanto falava de deleitar-se em Deus e nas práticas devocionais, e que, sendo idoso, já deveria ter deixado as coisas infantis, teria prazer — como Joabe disse modestamente, embora se referisse a orgulho — numa coisa assim?
Repare: muitas coisas que não são pecaminosas em si mesmas se tornam pecado para nós quando nos deleitamos nelas de modo excessivo. Joabe percebeu a vaidade de Davi nisso, mas Davi não a percebia em si mesmo.
Seria bom termos um amigo que nos admoestasse com fidelidade quando dizemos ou fazemos algo orgulhoso ou vaidoso, pois muitas vezes agimos assim sem perceber.
III. As ordens foram executadas apesar de tudo. “A palavra do rei prevaleceu”, v. 4. Davi queria que o recenseamento fosse feito; Joabe não podia contestar, para que não pensassem que estava ressentido pelo tempo e pelo esforço gastos no serviço do rei. É uma infelicidade para os grandes ter ao redor pessoas dispostas a ajudá-los e servi-los no que é mau.
Joabe, conforme a ordem, dedicou-se com certa relutância a essa tarefa desagradável e levou consigo os capitães do exército para ajudá-lo. Começaram pelos lugares mais distantes, primeiro a leste, do outro lado do Jordão (v. 5); depois foram em direção a Dã, no norte (v. 6); daí seguiram para Tiro, no leste, e então para Berseba, no sul, v. 7.
Levaram mais de nove meses para concluir o recenseamento, o que causou muita perturbação e perplexidade no país (v. 8). Por fim, o total foi apresentado ao rei em Jerusalém, v. 9. Não nos é dito se o número correspondeu à expectativa de Davi, nem se o resultado alimentou seu orgulho ou o humilhou.
O povo era muito numeroso, mas talvez não tanto quanto ele pensava. Não havia crescido em Canaã como crescera no Egito, nem era muito mais do que o dobro do que era quando entrou em Canaã sob Josué, cerca de quatrocentos anos antes. Ainda assim, isso prova que Canaã era uma terra muito fértil, capaz de sustentar tantos milhares num território tão pequeno.
Versículos 10 a 17
O Castigo pelo Recenseamento do Povo. (a.C. 1017.)
Temos aqui Davi arrependendo-se do pecado e, ainda assim, sendo castigado por ele; Deus revogando o juízo, e Davi, por isso, tornando-se ainda mais arrependido.
I. A reflexão penitente de Davi e sua confissão do pecado de recensear o povo. Enquanto a tarefa era executada, durante todos aqueles nove meses, não vemos Davi consciente de seu pecado, pois, se estivesse, teria revogado as ordens que dera.
Mas, quando o recenseamento terminou e lhe foi apresentado, naquela mesma noite sua consciência despertou, e ele sentiu a dor justamente quando esperava sentir prazer.
Quando estava prestes a se banquetear com a satisfação de saber o número de seu povo, isso se tornou fel de víboras dentro dele; a consciência do pecado lançou uma sombra sobre sua alegria, v. 10.
- Ele se convenceu de seu pecado: seu coração o acusou antes de o profeta chegar (penso que, no v. 11, não se deve ler “pois”, mas “e, quando Davi se levantou”; assim está no original). Sua consciência lhe mostrou o mal que fizera. Aquilo que antes lhe parecia inofensivo agora se revelou pecado, e pecado excessivamente grave. Ele refletiu com grande pesar, e o coração o repreendeu.
Repare: depois que alguém peca, é bom que tenha um coração que o acuse; isso é sinal de um princípio de graça no coração e um bom passo em direção ao arrependimento e à correção. 2. Ele confessou seu pecado a Deus e suplicou sinceramente que fosse perdoado.
(1.) Reconheceu que pecara, e muito, embora a outros talvez isso não parecesse pecado algum ou apenas uma falta pequena. Os verdadeiros penitentes, de consciência sensível e bem instruída, veem no pecado um mal que outros não veem.
(2.) Reconheceu que agira insensatamente, e muito, pois fizera isso com orgulho no coração. Foi insensato orgulhar-se do número de seu povo, pois eram o povo de Deus, não o dele; por maior que fosse o número, Deus poderia reduzi-lo rapidamente. (3.) Clamou a Deus por perdão: “Rogo-te, ó Senhor! Tira a iniquidade do teu servo”.
Se confessarmos nossos pecados, podemos orar com fé para que Deus os perdoe e, por sua misericórdia perdoadora, remova a iniquidade que abandonamos pelo arrependimento sincero.
II. A correção justa e necessária que Davi sofreu por esse pecado. Davi passou a noite inteira agitado, sem encontrar descanso nos ossos, consciente de seu pecado. De manhã, levantou-se esperando ouvir que Deus estava descontente com ele pelo que fizera, ou planejando conversar com Gade, seu vidente.
Gade era chamado vidente de Davi porque estava sempre à sua disposição para aconselhá-lo nas coisas de Deus, e Davi o procurava como confessor e conselheiro. Mas Deus se antecipou e orientou o profeta Gade sobre o que lhe dizer (v. 11), e...
- Três coisas são dadas por certas: (1.) Davi tinha de ser corrigido por sua falta. O crime era grave demais e desonrava muito a Deus para ficar impune, mesmo no caso do próprio Davi. Das sete coisas que Deus odeia, o orgulho é a primeira (Provérbios 6:17). Repare: os que se arrependem verdadeiramente dos pecados e são perdoados ainda muitas vezes sofrem por eles neste mundo.
(2.) O castigo tinha de corresponder ao pecado. Davi se orgulhara do número do povo; por isso, o castigo deveria reduzi-lo. Repare: é justo que Deus tire de nós, torne amargo ou, de algum modo, transforme em castigo aquilo de que nos orgulhamos. (3.) O povo teria grande participação no castigo, pois a ira de Deus se acendera contra Israel, v. 1.
Embora o pecado de Davi tenha aberto imediatamente as comportas, os pecados do povo também contribuíram para o dilúvio.
- Quanto ao castigo que seria infligido:
(1.) Davi recebeu a ordem de escolher com que vara seria castigado, v. 12, 13. Seu Pai celestial precisava corrigi-lo, mas, para mostrar que não o fazia de bom grado, permitiu que escolhesse entre guerra, fome ou peste, três castigos terríveis que enfraquecem e reduzem muito um povo.
Ao lhe dar essa escolha, Deus pretendia: [1.] Humilhá-lo ainda mais por seu pecado, que ele perceberia ser excessivamente grave quando considerasse cada um daqueles castigos excessivamente terrível. Ou [2.] Censurá-lo pela ideia orgulhosa de sua própria soberania sobre Israel.
Aquele príncipe tão grande começava a pensar que poderia escolher tudo o que quisesse. “Pois então”, diz Deus, “qual destas três coisas você escolherá?” Compare com Jeremias 34:17: “Proclamo para vocês uma liberdade”, mas uma liberdade como a de Davi, para a espada, a peste e a fome; e Jeremias 15:2: “Os destinados à morte, à morte”.
Ou [3.] Deus queria encorajá-lo durante a correção, mostrando que não o excluíra de sua comunhão, que ainda lhe revelava os seus segredos e que, ao afligi-lo, levava em conta sua constituição e aquilo que poderia suportar melhor. Ou [4.] Queria que ele suportasse a vara com mais paciência, já que seria uma vara escolhida por ele mesmo.
O profeta lhe pede que reflita e depois lhe diga que resposta deve levar àquele que o enviou.
Repare: Deus nos envia ministros, e eles devem prestar contas do resultado de sua missão. Portanto, cabe a nós considerar que resposta lhes daremos, para que possam prestar contas de nós com alegria.
(2.) Davi se opõe apenas ao castigo da espada; quanto aos outros dois, deixa a decisão para Deus, mas dá a entender que prefere a peste (v. 14): “Estou numa grande angústia”. E com razão, pois tinha diante de si o medo, a cova e a armadilha; se escapasse de um, inevitavelmente cairia no outro (Jeremias 48:43, 44).
Repare: o pecado põe as pessoas em angústia; os homens sábios e bons muitas vezes se afligem por causa da própria insensatez.
[1.] Ele suplica que não caia nas mãos dos homens. “Aconteça o que acontecer, não fujamos durante três meses diante de nossos inimigos”; isso mancharia toda a glória das vitórias de Davi e daria aos inimigos de Deus e de Israel motivo para se vangloriarem. Veja Deuteronômio 32:26, 27. “A compaixão deles é cruel; em três meses causarão à nação um dano que muitos anos não repararão.”
Mas [2.] ele se entrega nas mãos de Deus: “Caiamos agora nas mãos do Senhor, pois suas misericórdias são grandes”. Os homens são a mão de Deus — assim são chamados em Salmos 17:14, a espada que ele envia —, mas alguns castigos vêm de modo mais direto de sua mão do que outros, como a fome e a peste.
Davi deixa para Deus decidir qual deles seria o flagelo, e Deus escolhe o mais breve, para logo demonstrar que estava reconciliado.
Alguns, porém, pensam que Davi, com essas palavras, dá a entender que escolhe a peste. A terra ainda não se recuperara da fome que a afligira por três anos por causa dos gibeonitas; por isso, ele teria dito: “Não nos corrijamos com essa vara, pois ela também será motivo de triunfo para nossos vizinhos” — daí a referência à vergonha da fome (Ezequiel 36:30).
“Mas, se Israel precisa ser reduzido, que seja pela peste, pois isso é cair nas mãos do Senhor.” Deus geralmente enviava esse castigo pela mão de seus servos imediatos, os anjos, como no caso da morte dos primogênitos do Egito.
A peste é um castigo ao qual Davi e sua família estavam tão expostos quanto o mais humilde súdito, ao contrário da fome e da espada; por isso, consciente de sua culpa, Davi a escolheu. A espada e a fome devorariam uns e outros, mas talvez o anjo destruidor dirigisse sua espada contra os que Deus sabia serem mais culpados.
Esse castigo duraria menos, e Davi temia ficar muito tempo sob os sinais do desagrado de Deus.
O apóstolo diz que é terrível cair nas mãos do Deus vivo (Hebreus 10:31): terrível, de fato, para os pecadores que, por sua impenitência, se privaram de toda esperança em sua misericórdia. Mas Davi, penitente, ousa entregar-se nas mãos de Deus, sabendo que encontrará grande misericórdia.
Os bons, mesmo quando estão sob o desagrado de Deus, ainda pensam bem dele: “Ainda que ele me mate, nele confiarei”.
(3.) Então foi enviada uma peste (v. 15). Quanto à sua extensão, espalhou-se de Dã a Berseba, de uma extremidade do reino à outra; isso mostrou que vinha diretamente da mão de Deus, e não de causas naturais. Davi tem sua escolha: sofre por milagre, não por meios comuns.
Quanto à duração, a peste começou de manhã — naquela mesma manhã em que Davi recebeu a escolha — e durou até o tempo determinado, isto é, até o terceiro dia, segundo o Sr. Poole; ou apenas até a tarde do primeiro dia, a hora marcada para o sacrifício vespertino, segundo o bispo Patrick e outros.
Estes calculam que a peste durou apenas nove horas e que, por compaixão de Davi, Deus abreviou o período que havia mencionado.
A devastação da peste foi muito severa. Morreram setenta mil homens que, em poucas horas, passaram da saúde à doença e à morte. Que grande clamor, podemos imaginar, houve então em toda a terra de Israel, como no Egito, quando os primogênitos foram mortos! Mas aquilo aconteceu à meia-noite, e isto, de dia (Salmos 91:6). Veja o poder dos anjos quando Deus lhes dá ordem para salvar ou destruir.
Joabe levou nove meses para percorrer a terra com sua pena; o anjo, apenas nove horas para cruzá-la com sua espada, por todas as regiões e recantos de Israel. Veja como Deus pode derrubar facilmente os pecadores mais orgulhosos e quanto devemos diariamente à paciência divina.
Por enquanto, o adultério de Davi foi punido apenas com a morte de um bebê; seu orgulho, com a morte de milhares. Assim Deus odeia o orgulho.
O número dos mortos chegou a quase metade de uma dizimação: setenta mil eram cerca de um em cada vinte. Podemos imaginar Davi tremendo de medo de Deus e receando os seus juízos (Salmos 119:120).
III. A graciosa suspensão do castigo por Deus, quando começou a ser infligido a Jerusalém (v. 16). O anjo estendeu a mão sobre Jerusalém, como se pretendesse causar ali uma destruição ainda maior do que em qualquer outro lugar, chegando a arrasá-la. O campo já bebera o cálice amargo, mas Jerusalém teria de beber a borra.
Parece que Jerusalém foi a última cidade recenseada e, por isso, ficou reservada para ser a última castigada. Talvez houvesse ali mais maldade, especialmente mais orgulho — pecado que agora estava sendo castigado — do que em outros lugares; por isso a mão do destruidor se estendeu sobre a cidade.
Mas então o Senhor se arrependeu do mal: não mudou de ideia, mas mudou seu modo de agir; disse ao anjo destruidor: “Basta; agora retira a mão”, e deixou que a misericórdia triunfasse sobre o juízo.
Jerusalém seria poupada por causa da arca, pois era o lugar que Deus escolhera para ali pôr o seu nome. Veja como Deus está pronto a perdoar e tem pouco prazer em castigar. Isso nos encoraje a encontrá-lo com arrependimento no caminho de seus juízos.
Isso aconteceu no monte Moriá. O Dr. Lightfoot observa que, no mesmo lugar onde Abraão foi impedido por ordem do céu de matar seu filho, o anjo foi impedido por ordem semelhante de destruir Jerusalém. É por causa do grande sacrifício que nossas vidas, já condenadas, são preservadas do anjo destruidor.
IV. O renovado arrependimento de Davi por seu pecado nessa ocasião, v. 17. Ele viu o anjo — Deus lhe abriu os olhos para isso —, viu a espada estendida para destruir, uma espada flamejante, e viu o anjo prestes a embainhá-la após receber ordem de interromper a ação.
Vendo tudo isso, Davi não falou com o anjo — sabia que não devia dirigir-se ao servo na presença do Senhor, nem dar à criatura a honra devida ao Criador —, mas ao Senhor, dizendo: “Eis que pequei”.
Repare: quanto mais os verdadeiros penitentes percebem a misericórdia de Deus ao poupá-los e perdoá-los, mais se humilham pelo pecado e mais resolvidos ficam a abandoná-lo. Eles ficarão envergonhados quando eu me reconciliar com eles (Ezequiel 16:63).
Observe: 1. Como Davi se acusa, como se nunca pudesse falar mal o bastante de sua própria falta: reconhece que pecou e agiu perversamente; o crime era seu e, portanto, sobre ele deveria cair a cruz.
Pediu que a mão de Deus se voltasse contra ele e contra a casa de seu pai. Era ele o pecador e aceitava sofrer. Estava tão disposto a aceitar a punição por sua iniquidade, embora valesse por dez mil deles.
- Como intercede pelo povo, cujos lamentos amargos fizeram seu coração doer e seus ouvidos zunirem: “Estas ovelhas, que fizeram elas?” O que fizeram? Ora, fizeram muito mal; foi o pecado delas que provocou Deus a deixar Davi entregue a si mesmo, para agir como agiu. Ainda assim, como convém a um penitente, Davi é rigoroso com as próprias faltas e atenua as deles.
A maioria das pessoas, quando os juízos de Deus se espalham, acusa os outros de causá-los e pouco se importa com quem caia, desde que escape. Mas o espírito penitente e público de Davi era diferente. Que isso nos lembre da graça de nosso Senhor Jesus, que se entregou por nossos pecados e quis que a mão de Deus caísse sobre ele, para que escapássemos.
O pastor foi ferido para que as ovelhas fossem poupadas.
Versículos 18 a 25
A Peste Removida. (a.C. 1017.)
Temos aqui: I. Uma ordem enviada a Davi para construir um altar no lugar onde vira o anjo, v. 18. Isso indicava a Davi: 1. Que, após sua repetida submissão e humilhação, Deus agora estava plenamente reconciliado com ele; pois, se o Senhor quisesse matá-lo, não teria aceitado uma oferta e, portanto, não teria ordenado que construísse um altar.
Deus nos encorajar a oferecer-lhe sacrifícios espirituais é uma prova consoladora de que nos reconciliou consigo.
Que a paz entre Deus e os pecadores é feita por meio de sacrifício, e não de outra forma: por Cristo, a grande propiciação, de quem todos os sacrifícios da lei eram símbolos. Foi por causa dele que o anjo destruidor recebeu ordem de retirar a mão.
Que, quando os juízos de Deus são interrompidos por sua graça, devemos reconhecê-lo com gratidão, para o louvor dele. Esse altar seria para ofertas de gratidão. Veja Isaías 12:1.
II. A compra que Davi fez do terreno para esse fim. Parece que o dono era jebuseu, chamava-se Araúna e, sem dúvida, convertera-se à religião dos judeus, embora fosse gentio de nascimento; por isso lhe era permitido não só morar entre os israelitas, mas também ter uma propriedade numa cidade (Levítico 25:29, 30).
O terreno era uma eira, um lugar humilde, mas assim foi honrado; um lugar de trabalho, e por isso honrado. Vejamos:
- Davi foi pessoalmente falar com o proprietário e negociar com ele. Veja sua justiça: não quis usar aquele lugar na emergência, embora o dono fosse estrangeiro, ele próprio fosse rei e tivesse recebido ordem expressa de Deus para erguer ali um altar, até comprá-lo e pagá-lo. Deus detesta o roubo oferecido em holocausto.
Veja também sua humildade e como estava longe de ostentar sua posição. Embora fosse rei, agora era penitente e, como sinal de humilhação, não mandou chamar Araúna nem enviou outra pessoa para tratar com ele; foi pessoalmente (v. 19) e, embora isso parecesse diminuí-lo, não perdeu honra alguma.
Quando Araúna o viu, foi e se curvou diante dele até o chão, v. 20. Os grandes nunca são menos respeitados por sua humildade; são ainda mais respeitados.
- Quando entendeu o motivo da visita (v. 21), Araúna ofereceu generosamente não só o terreno para construir o altar, mas também bois para os sacrifícios e outras coisas que poderiam ser úteis no serviço (v. 22).
Ofereceu tudo gratuitamente, além de uma boa oração: “Que o Senhor, teu Deus, te aceite!” Fez isso (1.) porque tinha um espírito generoso e grandes posses. Deu como um rei (v. 23); embora fosse súdito comum, tinha espírito de príncipe.
Em hebraico, lê-se: “Ele deu, o próprio rei ao rei”; daí se supõe que Araúna tinha sido rei dos jebuseus naquele lugar, ou descendia de sua família real, embora então fosse tributário de Davi.
(2.) Porque estimava muito Davi, embora fosse seu conquistador, por suas qualidades pessoais, e nunca achava que pudesse fazer demais para agradá-lo. (3.) Porque tinha afeto por Israel e desejava sinceramente que a peste fosse interrompida. Considerava a honra de a peste ser interrompida em sua eira uma recompensa valiosa por tudo o que oferecia a Davi.
- Davi decidiu pagar o valor integral e assim fez, v. 24. Dois homens generosos se encontraram. Araúna estava muito disposto a dar, mas Davi estava decidido a comprar, e por um bom motivo: não ofereceria a Deus aquilo que não lhe custasse nada. Não tiraria proveito da generosidade do piedoso jebuseu.
Sem dúvida, agradeceu-lhe a oferta, mas pagou cinquenta siclos de prata pela eira e pelos bois para o serviço daquela ocasião; depois, pagou seiscentos siclos de ouro pelo terreno ao redor, onde o templo seria construído.
Repare: não sabem o que é religião aqueles cuja principal preocupação é torná-la barata e fácil para si, e que preferem o que lhes custa menos esforço ou dinheiro. Para que temos nossos bens senão para honrar a Deus com eles? E como poderiam ser mais bem empregados?
III. A construção do altar e a oferta dos sacrifícios apropriados sobre ele (v. 25): holocaustos, para a glória da justiça de Deus pela execução realizada; e ofertas de paz, para a glória de sua misericórdia por suspender o castigo no momento oportuno.
Então Deus mostrou — presume-se que por fogo do céu consumindo os sacrifícios — que atendera à súplica pela terra e que fora por misericórdia que a peste foi removida; isso demonstrava que Deus se reconciliara tanto com o rei quanto com o povo.
Cristo é nosso altar e nosso sacrifício. Somente nele podemos esperar encontrar favor diante de Deus, escapar de sua ira e da espada flamejante dos querubins que guardam o caminho da árvore da vida.