2 Reis 25
Argumento
Desde os dias de Davi, Jerusalém fora um lugar célebre, bela por sua localização e alegria de toda a terra; enquanto durar o livro dos Salmos, esse nome soará grandioso.
No Novo Testamento lemos muito sobre ela, quando estava, como aqui, amadurecendo outra vez para a ruína. No fim da Bíblia lemos sobre uma nova Jerusalém. Portanto, tudo o que diz respeito a Jerusalém merece nossa atenção.
Neste capítulo temos: I. A destruição completa de Jerusalém pelos caldeus: a cidade é sitiada e tomada (vv. 1-4), as casas são queimadas (v. 8, 9), a muralha é derrubada (v. 10) e os habitantes são levados ao cativeiro (v. 11, 12). A glória de Jerusalém era:
Ser a cidade real, onde estavam postos “os tronos da casa de Davi”; mas essa glória partiu, pois o príncipe se tornou um prisioneiro muito infeliz, a descendência real foi destruída (vv. 5-7) e os principais oficiais foram mortos (vv. 18-21).
Ser a cidade santa, onde estava o testemunho de Israel; mas essa glória partiu, pois o templo de Salomão foi incendiado até o chão (v. 9), e os utensílios sagrados que restavam foram levados para a Babilônia (vv. 13-17). Assim Jerusalém se tornou como uma viúva (Lamentações 1:1). Icabode: onde está a glória?
II. A perturbação e dispersão do remanescente que ficou em Judá sob Gedalias (vv. 22-26).
III. O favor concedido, depois de trinta e sete anos de prisão, a Joaquim, o rei cativo de Judá (vv. 27-30).
Versículos 1 a 7
Jerusalém Sitiada. (a.C. 590.)
Deixamos o rei Zedequias em rebelião contra o rei da Babilônia (2 Reis 24:20), tramando e tentando sacudir o seu jugo, quando de modo algum era capaz de fazê-lo e não tomou o caminho certo, tornando Deus seu amigo primeiro. Agora temos o relato das consequências fatais dessa tentativa.
I. O exército do rei da Babilônia sitiou Jerusalém (v. 1). O que poderia detê-lo, se o país já estava em seu poder? (2 Reis 24:2).
Construíram fortes em volta da cidade e, com as artes de guerra de que dispunham, bombardearam-na, lançaram contra ela instrumentos de morte e impediram que entrassem os suprimentos necessários à vida.
Antes, Jerusalém fora cercada pelo favor de Deus como por um escudo; agora sua defesa se retirara, e os inimigos a rodeavam de todos os lados. Quem provoca Deus pelo pecado a deixá-lo descobrirá que incontáveis males o cercarão.
O cerco durou dois anos. No início, o exército se retirou, por medo do rei do Egito (Jeremias 37:11); mas, quando viu que ele não era tão poderoso quanto imaginara, voltou logo, decidido a não deixar a cidade até conquistá-la.
II. Durante o cerco, prevaleceu a fome (v. 3), de modo que por muito tempo comeram seu pão a peso e com cuidado (Ezequiel 4:16). Assim foram castigados por sua glutonaria e seus excessos, por terem fartura de pão e se alimentarem sem temor. Por fim, já não havia pão para o povo da terra, isto é, para o povo comum e os soldados, que assim enfraqueceram e ficaram incapazes de lutar.
Agora comiam os próprios filhos por falta de alimento. Veja isso predito por um profeta (Ezequiel 5:10) e lamentado por outro (Lamentações 4:3, etc.). Jeremias insistiu com o rei para que se rendesse (Jeremias 38:17), mas seu coração se endureceu para a própria destruição.
III. Por fim, a cidade foi tomada de assalto: abriram uma brecha na muralha (v. 4). Os sitiadores romperam a muralha e invadiram a cidade por ali. Os sitiados, sem poder defendê-la por mais tempo, tentaram abandoná-la e fugir como pudessem; sem dúvida muitos foram mortos à espada, pois o exército vitorioso estava muito irritado com a obstinação deles.
IV. O rei, sua família e todos os seus principais homens escaparam à noite por algumas passagens secretas que os sitiadores não haviam descoberto ou vigiado (v. 4). Mas se enganam tanto os que pensam escapar dos juízos de Deus quanto os que pensam enfrentá-los; os pés dos fugitivos falharão tão certamente quanto as mãos dos que lutam contra eles. Quando Deus julga, vence.
Os caldeus foram informados da fuga do rei e do caminho que ele tomara, e logo o alcançaram (v. 5). Seus guardas se dispersaram, cada homem procurando salvar a própria vida. Se ele tivesse se colocado sob a proteção de Deus, ela não lhe teria faltado então. Logo caiu nas mãos dos inimigos, e aqui nos contam o que fizeram com ele.
Levaram-no ao rei da Babilônia, e um conselho de guerra o julgou por se rebelar contra aquele que o havia colocado no trono e a quem jurara fidelidade. Deus e os homens tinham uma desavença com ele por isso; veja Ezequiel 17:16, etc. O rei da Babilônia estava então em Ribla, entre a Judeia e a Babilônia, pronto para dar ordens tanto à corte em casa quanto ao exército no estrangeiro.
Mataram seus filhos diante dele, embora fossem crianças, para que aquele espetáculo doloroso, a última coisa que seus olhos veriam, deixasse em seu espírito uma impressão de tristeza e horror enquanto vivesse. Ao matar seus filhos, mostraram sua indignação com a falsidade dele e declararam, na prática, que nem ele nem nenhum dos seus merecia confiança e, portanto, nenhum deles merecia viver.
Furaram-lhe os olhos, privando-o daquele consolo comum da vida humana concedido até aos miseráveis e aos amargurados de alma: a luz do sol. Também o incapacitaram para qualquer serviço.
Ele temia ser alvo de zombaria e, por isso, não se deixou persuadir a se render (Jeremias 38:19); mas aquilo que temia lhe sobreveio com toda a força e, sem dúvida, aumentou muito a sua miséria. Pois, assim como os surdos desconfiam que todos falam deles, os cegos desconfiam que todos riem deles.
Com isso se cumpriram duas profecias que pareciam contradizer-se. Jeremias profetizou que Zedequias seria levado à Babilônia (Jeremias 32:5; 34:3). Ezequiel profetizou que ele não veria a Babilônia (Ezequiel 12:13). Foi levado para lá, mas, como lhe furaram os olhos, não a viu. Assim terminou seus dias antes de terminar a vida.
- Puseram-no em grilhões de bronze e assim o levaram à Babilônia.
O cego não precisava ser amarrado, pois a cegueira já o prendia; mas, para maior desonra, conduziram-no acorrentado. Malfeitores comuns são postos em ferros (Salmos 105:18; 107:10); ele, porém, por ser príncipe, foi preso com grilhões de bronze; pouco consolo havia em o metal ser um tanto mais nobre e leve, pois continuava preso.
Não pareça estranho que aqueles que foram retidos pelas cordas da iniquidade acabem assim retidos pelas “cordas da aflição” (Jó 36:8).
Versículos 8 a 21
O Templo Destruído. (a.C. 588.)
Embora tenhamos razão para pensar que o exército dos caldeus estivesse muito irritado com a cidade por ela resistir com tanta obstinação, eles não a entregaram por isso toda ao fogo e à espada assim que a tomaram, como é comum fazer em casos assim. Cerca de um mês depois (compare o v. 8 com o v. 3), Nebuzaradã foi enviado com ordens para completar a destruição de Jerusalém.
Deus lhes concedeu esse prazo para que se arrependessem, depois de todos os dias anteriores de sua paciência; mas foi em vão. Pelo que se vê, o coração deles continuava endurecido, e por isso a execução da sentença foi levada ao extremo.
- A cidade e o templo foram queimados (v. 9). Não parece que o rei da Babilônia pretendesse enviar colônias para povoar Jerusalém; por isso ordenou que ela fosse reduzida a cinzas, como ninho de rebeldes.
Não surpreende tanto que queimassem a casa do rei e as casas dos grandes, pois seus moradores, por seus pecados, as haviam tornado inflamáveis. Mas é muito estranho que a casa do Senhor perecesse nessas chamas, que aquela casa santa e formosa fosse queimada pelo fogo (Isaías 64:11).
Aquela casa para a qual Davi fizera preparativos, que Salomão construiu com enorme despesa, sobre a qual Deus mantinha continuamente os olhos e o coração (1 Reis 9:3): não poderia ter sido arrancada como um tição tirado do incêndio? Não; não devia ficar a salvo do fogo dos juízos de Deus.
Essa construção majestosa tinha de virar cinzas e, provavelmente, a arca que estava nela também. Os inimigos, tendo ouvido quanto os filisteus pagaram caro por maltratá-la, não ousaram tomá-la; e nenhum de seus amigos cuidou de preservá-la, pois, se alguém o tivesse feito, teríamos ouvido falar dela outra vez no segundo templo.
Um dos escritores apócrifos de fato conta que o profeta Jeremias a tirou do templo, levou-a a uma caverna no monte Nebo, do outro lado do Jordão, e a escondeu ali (2 Macabeus 2:4, 5). Mas isso não poderia ter acontecido, pois Jeremias estava rigorosamente preso naquela ocasião.
Ao queimar o templo, Deus mostraria quão pouco se importa com a pompa externa de sua adoração quando se negligenciam a vida e o poder da religião. O povo confiava no templo como se ele pudesse protegê-lo em seus pecados (Jeremias 7:4); mas, com isso, Deus lhes fez saber que, depois de profaná-lo, descobririam que ele era apenas um refúgio de mentiras.
Esse templo existira por cerca de 420 anos; alguns dizem 430. Como o povo perdera o direito às promessas feitas a respeito dele, essas promessas devem ser entendidas como referentes ao templo do evangelho, o repouso eterno de Deus.
É digno de nota que os romanos queimaram o segundo templo no mesmo mês e no mesmo dia do mês em que os caldeus queimaram o primeiro. Josefo diz que foi dez de agosto.
As muralhas de Jerusalém foram demolidas (v. 10), como se o exército vitorioso quisesse vingar-se delas por terem-no mantido do lado de fora por tanto tempo ou, ao menos, impedir resistência semelhante no futuro. O pecado derruba as muralhas de um povo e lhe tira a defesa. Essas muralhas não foram reparadas até o tempo de Neemias.
O restante do povo foi levado cativo para a Babilônia (v. 11). A maioria dos habitantes havia perecido pela espada ou pela fome, ou escapara quando o rei fugiu, pois se diz que “seu exército se dispersou para longe dele” (v. 5).
Assim, restavam pouquíssimos; eles e os desertores, somando apenas 832 pessoas (como se vê em Jeremias 52:29), foram levados ao cativeiro. Só deixaram para trás os pobres da terra (v. 12), para cultivarem o solo e cuidarem das vinhas para os caldeus.
Às vezes, a pobreza protege: quem não tem nada não tem nada a perder. Quando os judeus ricos, que haviam oprimido os pobres, se tornaram estrangeiros, ou melhor, prisioneiros num país inimigo, os pobres que tinham desprezado e oprimido tiveram liberdade e paz em sua própria terra. Assim, às vezes a Providência humilha de modo notável os orgulhosos e favorece os de baixa condição.
- Os utensílios de bronze e outros acessórios do templo foram levados, pois a maioria dos de prata e ouro já havia sido levada antes. As duas famosas colunas de bronze, Jaquim e Boaz, que significavam a força e a estabilidade da casa de Deus, foram quebradas em pedaços, e o bronze delas foi levado para a Babilônia (v. 13).
Quando aquilo que elas significavam foi perdido pelo pecado, para que serviriam os sinais?
Acaz cortara profanamente as bordas das bases e pusera o mar de bronze sobre um pavimento de pedras (2 Reis 16:17); portanto, era justo que o próprio bronze e o mar de bronze fossem entregues nas mãos do inimigo. É justo Deus tirar suas ordenanças daqueles que as profanam e abusam delas, mutilando-as e rebaixando-as.
Restaram algumas coisas de ouro e prata (v. 15), que agora foram levadas; mas a maior parte desse saque era de bronze, em quantidade tão grande que se diz que não podia ser pesada (v. 16).
Levar os utensílios usados no serviço (v. 14) pôs fim ao serviço. Era justo Deus privar dos benefícios de sua adoração aqueles que por tanto tempo a desprezaram e preferiram falsas adorações. Os que queriam muitos altares agora não teriam nenhum.
- Alguns dos principais foram mortos a sangue-frio: Seraías, sumo sacerdote e pai de Esdras (Esdras 7:1); o segundo sacerdote, substituto quando necessário, e três porteiros do templo (v. 18); o comandante do exército; cinco conselheiros privados (sete em Jeremias 52:25); o secretário militar, ou pagador do exército; e sessenta homens de destaque do interior, escondidos na cidade.
Por serem pessoas de alguma posição, foram levados ao rei da Babilônia (v. 19, 20), que mandou executar todos (v. 21), quando, segundo a razão humana, poderiam esperar que o amargor da morte já tivesse passado. O rei da Babilônia os considerou os mais ativos em sua oposição; mas podemos supor que a justiça divina os considerou líderes daquela idolatria e impiedade punidas por essas devastações.
Isso completou a calamidade: assim Judá foi levado de sua terra, cerca de 860 anos depois de Josué ter dado posse dela ao povo. Então se cumpriu a Escritura: “O Senhor te levará, e também o rei que constituíres sobre ti, a uma nação que não conheceste” (Deuteronômio 28:36). O pecado manteve os pais fora de Canaã por quarenta anos e agora os expulsou de lá.
O Senhor se dá a conhecer pelos juízos que executa e cumpre a palavra que pronunciou (Amós 3:2): “Só a vós conheci de todas as famílias da terra; por isso vos punirei por todas as vossas iniquidades.”
Versículos 22 a 30
Dispersão do Remanescente de Judá. (a.C. 552.)
Nestes versículos temos:
I. A dispersão do povo que restou. A cidade de Jerusalém fora completamente devastada. Ainda havia algumas pessoas na terra de Judá (v. 22) que tinham sobrevivido à tempestade e (o que não era pouca coisa naquele tempo, Jeremias 45:5) recebido a vida como despojo. Agora veja:
- A boa situação em que foram colocadas. O rei da Babilônia nomeou Gedalias, um deles, como governador e protetor sob seu domínio. Ele era um homem muito bom, que faria o melhor possível em meio àquelas circunstâncias ruins (v. 22).
Seu pai, Aicão, apoiara e protegera Jeremias quando os príncipes haviam jurado matá-lo (Jeremias 26:24). É provável que Gedalias, seguindo o conselho de Jeremias, tenha passado para o lado dos caldeus e se comportado tão bem que o rei da Babilônia lhe confiou o governo.
Ele não residia em Jerusalém, mas em Mispa, na terra de Benjamim, lugar célebre no tempo de Samuel. Para lá foram os que tinham fugido de Zedequias (v. 4) e se colocaram sob a proteção de Gedalias (v. 23). Ele lhes garantiu essa proteção se fossem pacientes e pacíficos sob o governo do rei da Babilônia (v. 24).
Gedalias, embora não tivesse a pompa e o poder de um príncipe soberano, poderia ter sido uma bênção maior para eles do que muitos de seus reis, especialmente por ter como conselheiro particular Jeremias, que agora estava com eles e se envolvia em seus assuntos (Jeremias 40:5, 6).
- A ruptura fatal que logo se abateu sobre eles: a morte de Gedalias, menos de dois meses depois de ele assumir o governo. A extinção completa dos judeus naquele momento já estava determinada; era inútil pensarem em criar raízes outra vez: toda a terra teria de ser arrancada (Jeremias 45:4).
Mesmo assim, esse começo promissor foi destruído não pelos caldeus, mas por alguns deles próprios. As coisas que lhes dariam paz estavam tão escondidas de seus olhos que não sabiam quando estavam em boa situação e não acreditaram quando lhes disseram.
(1.) Tinham um bom governador de seu próprio povo, mas o mataram por despeito aos caldeus, porque fora nomeado por Nabucodonosor (v. 25).
Ismael, membro da família real, invejava a promoção de Gedalias e o feliz estabelecimento do povo sob seu governo. Embora não pudesse se estabelecer como governante, resolveu arruiná-lo e, com vileza, matou Gedalias e todos os seus amigos, tanto judeus quanto caldeus.
Nabucodonosor não teria sido, nem poderia ter sido, um inimigo mais nocivo à paz deles do que esse ramo degenerado da casa de Davi.
(2.) Ainda estavam em sua boa terra, mas a abandonaram e foram para o Egito, por medo dos caldeus (v. 26).
Os caldeus tinham razão suficiente para se ofenderem com o assassinato de Gedalias; mas, se os que restaram tivessem apresentado humildes razões, alegando que aquilo fora apenas obra de Ismael e seu grupo, podemos supor que os inocentes, que na verdade muito sofreram com o crime, não teriam sido punidos por ele.
Mas, sob o pretexto desse temor e contrariando o conselho de Jeremias, todos foram para o Egito.
É provável que, pouco a pouco, se misturassem aos egípcios e nunca mais se ouvisse falar deles como israelitas.
Assim, por sua própria insensatez e desobediência, desapareceram por completo como povo distinto, e o Egito recebeu os últimos deles, para que se cumprisse também o último versículo daquele capítulo de ameaças, depois de todos os outros (Deuteronômio 28:68): “O Senhor te fará voltar ao Egito.”
O profeta Jeremias relata esses acontecimentos mais detalhadamente (Jeremias 40-45). Quaeque ipse miserrima vidit, et quorum pars magna fuit — cenas que ele foi condenado a presenciar e das quais participou de modo tão doloroso.
II. A restauração do príncipe cativo. Não ouvimos mais falar de Zedequias depois que foi levado cego à Babilônia. É provável que não tenha vivido muito; mas, quando morreu, foi sepultado com algumas honras (Jeremias 34:5).
Sobre Joaquim, ou Jeconias, que se entregara (2 Reis 24:12), ficamos sabendo que Evil-Merodaque, assim que subiu ao trono após a morte de seu pai Nabucodonosor, tirou-o da prisão, onde estivera por trinta e sete anos; então tinha cinquenta e cinco anos.
Evil-Merodaque falou-lhe com bondade e o tratou com mais consideração do que qualquer outro rei que seu pai havia deixado cativo (v. 28). Deu-lhe roupas principescas em lugar das roupas da prisão, sustentou-o em seu próprio palácio (v. 29) e concedeu-lhe uma pensão para ele e sua família, de algum modo compatível com sua posição: uma quantia diária por todos os dias de sua vida.
- Considere a mudança muito feliz na condição de Joaquim. Receber honra e liberdade depois de passar tanto tempo preso e desonrado, e desfrutar da abundância e dos prazeres da corte depois de tanto tempo sujeito às privações e misérias de uma prisão, foi como o retorno da manhã depois de uma noite muito escura e enfadonha.
Ninguém diga que nunca voltará a ver o bem só porque há muito tempo vê pouco além do mal. Os mais miseráveis não sabem que mudança abençoada a Providência ainda pode dar às suas circunstâncias, nem que consolos lhes estão reservados, “de acordo com os dias em que foram afligidos” (Salmos 90:15).
A morte dos santos aflitos, porém, representa para eles uma mudança como essa que Joaquim viveu: ela os libertará da prisão, e eles se livrarão do corpo, essa veste de prisioneiro, abrindo o caminho para sua exaltação. Ela os conduzirá ao trono e à mesa do Rei dos reis, à gloriosa liberdade dos filhos de Deus.
- Considere o ato muito generoso de Evil-Merodaque. Ele pensou que seu pai tornara pesado demais o jugo dos cativos e, por isso, com ternura de homem e honra de príncipe, o aliviou. Ao que parece, todos os reis em seu poder foram favorecidos, mas Joaquim acima de todos os outros.
Alguns pensam que o fez pela antiguidade de sua família e pela honra de seus antepassados renomados, Davi e Salomão. É provável que nenhum dos reis das nações descendesse de uma linhagem tão longa de reis em sucessão direta, por linha masculina, quanto o rei de Judá.
Os judeus dizem que o próprio Evil-Merodaque fora preso por seu pai, quando este voltou de sua loucura, por alguma má conduta naquela época.
Na prisão, ele teria feito amizade com Joaquim e, assim que teve poder para isso, mostrou-lhe bondade como alguém que sofrera, como companheiro de sofrimento. Alguns sugerem que Evil-Merodaque aprendera com Daniel e seus companheiros os princípios da verdadeira religião, simpatizava com eles e, por essa razão, favoreceu Joaquim.
- Considere isso uma bondosa disposição da Providência, para animar os judeus no cativeiro e sustentar sua fé e esperança de que seriam libertados no tempo devido. Isso aconteceu por volta da meia-noite do cativeiro. Trinta e seis dos setenta anos já haviam passado, e quase outros tantos ainda restavam.
Ver o rei tão elevado seria para eles uma garantia consoladora de que também seriam libertados no tempo devido, no tempo determinado. Assim, “para os retos nasce luz nas trevas”, para animá-los a ter esperança até mesmo no dia nublado e escuro, quando “ao entardecer haverá luz”. Portanto, quando estivermos perplexos, não nos desesperemos.