Matthew Henry

1 Pedro 1

Argumento

Primeira Epístola de Pedro

Concluída por Zech. Merrill.

UMA

EXPOSIÇÃO

COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS

SOBRE A PRIMEIRA EPÍSTOLA GERAL DE

PEDRO.

Duas epístolas de Pedro foram incluídas no cânon sagrado das Escrituras. Ele foi um apóstolo de Jesus Cristo de grande destaque, e seu caráter brilha intensamente conforme é descrito nos quatro Evangelhos e nos Atos dos Apóstolos. Porém, como os papistas e os escritores de lendas o retratam, ele aparece como alguém de orgulho e ambição extravagantes.

As Escrituras deixam claro que Simão Pedro foi um dos primeiros a quem nosso Senhor chamou para serem seus discípulos e seguidores. Ele possuía excelentes qualidades naturais e dons da graça, grande capacidade e eloquência pronta, era rápido para compreender e ousado para executar tudo o que sabia ser seu dever.

Quando nosso Salvador chamou os apóstolos e lhes deu sua comissão, colocou Pedro em primeiro lugar na lista. Pelo modo como tratou Pedro, nosso Senhor parece tê-lo distinguido como favorito especial entre os Doze. Muitos exemplos do afeto de nosso Senhor por Pedro, tanto durante a vida quanto depois da ressurreição, ficaram registrados.

Mas há muitas coisas afirmadas com confiança a respeito desse santo homem que são diretamente falsas: que ele tinha primazia e poder superior aos demais apóstolos; que era mais do que igual a eles; que era seu príncipe, monarca e soberano; e que exercia jurisdição sobre todo o colégio apostólico.

Além disso, afirmam que ele era o único pastor universal de todo o mundo cristão, o único vigário de Cristo na terra; que foi bispo de Roma por mais de vinte anos; que os papas de Roma sucedem a São Pedro e dele derivam supremacia e jurisdição universais sobre todas as igrejas e todos os cristãos da terra; e que tudo isso se deu por ordem e determinação de nosso Senhor.

Cristo, porém, nunca lhe concedeu preeminência desse tipo; pelo contrário, proibiu-a expressamente e deu preceitos em sentido contrário. Os outros apóstolos jamais consentiram em tal reivindicação. Paulo declara não ser em nada inferior aos principais apóstolos, 2 Coríntios 11:5; 12:11.

Paulo não abre exceção para a suposta dignidade superior de Pedro, a quem teve a liberdade de repreender e a quem resistiu face a face, Gálatas 2:11.

O próprio Pedro nunca reivindicou nada semelhante. Modestamente, chama a si mesmo de apóstolo de Jesus Cristo e, ao escrever aos presbíteros da igreja, coloca-se humildemente na mesma posição que eles: “Aos presbíteros que estão entre vós exorto eu, que também sou presbítero”, 1 Pedro 5:1. Veja o Dr. Barrow sobre a supremacia do papa.

O propósito desta primeira epístola é: I. Explicar mais plenamente as doutrinas do cristianismo a esses judeus recém-convertidos. II. Orientá-los e persuadi-los a uma conduta santa e ao cumprimento fiel de todos os deveres pessoais e para com os outros, assegurando-lhes paz e refutando eficazmente as calúnias e os insultos dos inimigos. III. Prepará-los para os sofrimentos.

Esta parece ser sua intenção principal, pois há algo a esse respeito em cada capítulo. Por meio de grande variedade de argumentos, o apóstolo os incentiva à paciência e à perseverança na fé, para que as perseguições e as tristes calamidades que estavam por vir não os levassem a apostatar de Cristo e do evangelho.

É notável que não se encontre nenhuma palavra sequer que tenha o sabor do espírito e do orgulho de um papa em qualquer uma dessas epístolas.

O apóstolo descreve as pessoas a quem escreve e as saúda, v. 1, 2; bendiz a Deus por tê-las regenerado para uma viva esperança da salvação eterna, vv. 3-5. Por causa dessa esperança, mostra que tinham grande motivo para se alegrar, embora por pouco tempo estivessem abatidas e aflitas para que sua fé fosse provada.

Essa prova produziria uma alegria indizível e cheia de glória, vv. 6-9. Essa é a salvação que os profetas antigos predisseram e que os anjos desejam contemplar, vv. 10-12.

Ele as exorta à sobriedade e à santidade, insistindo nisso ao considerar o sangue de Jesus, o preço inestimável da redenção humana, vv. 13-21; e ao amor fraternal, ao considerar sua regeneração e a excelência de sua condição espiritual, vv. 22-25.

Versículos 1 a 2

Inscrição. (66 d.C.)

Nesta inscrição temos três partes:

I. O autor é descrito: 1. Pelo nome: Pedro. Seu primeiro nome era Simão, e Jesus Cristo lhe deu o sobrenome Pedro, que significa rocha, como elogio à sua fé e para indicar que seria uma coluna eminente na igreja de Deus, Gálatas 2:9.

  1. Pelo ofício: apóstolo de Jesus Cristo. A palavra significa alguém enviado, um legado, mensageiro ou qualquer pessoa enviada em nome de Cristo e a serviço dele. Em sentido mais estrito, designa o ofício mais elevado da igreja cristã.

“Deus estabeleceu na igreja primeiramente apóstolos”, 1 Coríntios 12:28. Sua dignidade e preeminência consistiam nisto: foram escolhidos diretamente pelo próprio Cristo; primeiro foram testemunhas e depois pregadores da ressurreição de Cristo e, portanto, de toda a dispensação do evangelho; receberam dons excelentes e extraordinários.

Tinham poder para operar milagres, não em todo momento, mas quando Cristo queria; foram conduzidos a toda a verdade, receberam o espírito de profecia e tinham autoridade e jurisdição mais amplas que todos os demais. Cada apóstolo era bispo universal em todas as igrejas e sobre todos os ministros.

Com essa humildade, Pedro (1.) afirma sua própria condição de apóstolo. Aprendemos daqui que a pessoa pode reconhecer legitimamente os dons e as graças de Deus que recebeu e, às vezes, é obrigada a declará-los. Alegar o que não temos é hipocrisia; negar o que temos é ingratidão. (2.) Ele menciona sua função apostólica como autorização e chamado para escrever esta epístola a essas pessoas.

Repare: cabe a todos, mas especialmente aos ministros, considerar bem a autorização e o chamado que receberam de Deus para sua obra. Isso os justificará diante dos outros e lhes dará apoio e consolo interiores em meio a todos os perigos e desânimos.

II. As pessoas a quem esta epístola foi dirigida são descritas:

  1. Por sua condição externa: estrangeiros dispersos pelo Ponto, Galácia etc. Eram principalmente judeus, descendentes, segundo pensa o Dr. Prideaux, dos judeus que foram transferidos da Babilônia por ordem de Antíoco, rei da Síria, cerca de duzentos anos antes da vinda de Cristo, e instalados nas cidades da Ásia Menor.

É muito provável que o apóstolo tivesse estado entre eles e os convertido, pois era o apóstolo da circuncisão; depois, escreveu-lhes esta epístola de Babilônia, onde então residiam multidões da nação judaica. Naquele momento, sua situação era pobre e aflitiva.

(1.) Os melhores servos de Deus podem, pelas durezas dos tempos e pelas circunstâncias providenciais, ser dispersos e forçados a deixar seu país natal. Aqueles de quem o mundo não era digno foram obrigados a vagar por montes, cavernas e covas da terra.

(2.) Devemos ter consideração especial pelos servos dispersos de Deus que sofrem perseguição. Eles eram objeto do cuidado e da compaixão particulares deste apóstolo. Nossa consideração pelos santos deve ser proporcional à sua excelência e necessidade.

(3.) O valor das pessoas boas não deve ser medido por sua condição externa atual. Aqui havia um grupo de pessoas excelentes, amadas por Deus, mas estrangeiras, dispersas e pobres no mundo. O olhar de Deus estava sobre elas em todas as suas dispersões, e o apóstolo teve o cuidado afetuoso de lhes escrever para orientá-las e consolá-las.

  1. São descritas por sua condição espiritual: “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai”, etc. Esses pobres estrangeiros, oprimidos e desprezados no mundo, eram muito estimados pelo grande Deus e se encontravam na condição mais honrosa que alguém pode ter nesta vida, pois eram:

(1.) Eleitos segundo a presciência de Deus Pai. A eleição pode ser para um ofício: assim, Saul foi o homem que o Senhor escolheu para ser rei, 1 Samuel 10:24, e nosso Senhor diz aos apóstolos: “Não vos escolhi eu, os doze?”, João 6:70.

Pode ser para fazer parte da igreja e desfrutar privilégios especiais. Assim Israel era o eleito de Deus: “Pois tu és um povo santo ao Senhor, teu Deus; o Senhor, teu Deus, te escolheu para que lhe fosses um povo especial, acima de todos os povos que há sobre a face da terra”, Deuteronômio 7:6.

Ou a eleição pode ser para a salvação eterna: “Deus vos escolheu desde o princípio para a salvação, pela santificação do Espírito e fé na verdade.” Esta é a eleição de que se fala aqui: o decreto ou propósito gracioso de Deus de salvar alguns e conduzi-los, por meio de Cristo e dos meios apropriados, à vida eterna.

[1.] Diz-se que essa eleição é segundo a presciência de Deus. Presciência pode ter dois sentidos. Primeiro, simples conhecimento prévio, previsão ou compreensão de que algo acontecerá antes de ocorrer. Assim, um matemático prevê com certeza que haverá um eclipse em determinado momento. Deus tem esse tipo de presciência, pois, num só olhar soberano, vê tudo o que existiu, existe e existirá.

Mas tal previsão não é a causa de as coisas acontecerem de determinada maneira, embora certamente venham a acontecer assim. O matemático que prevê um eclipse não o causa com isso. Segundo, presciência às vezes significa conselho, determinação e aprovação: “Ele, tendo sido entregue pelo conselho determinado e pela presciência de Deus”, Atos 2:23.

A morte de Cristo não foi apenas prevista, mas também predeterminada, como diz o v. 20. Tomem-se as palavras nesse sentido aqui: eleitos segundo o conselho, a determinação e a graça livre de Deus.

[2.] Acrescenta-se: segundo a presciência de Deus Pai. Pai aqui significa a primeira pessoa da bendita Trindade. Há uma ordem entre as três pessoas, mas nenhuma superioridade: elas são iguais em poder e glória, e suas obras seguem uma ordem acordada.

Assim, na obra da redenção humana, a eleição é atribuída de modo especial ao Pai, a reconciliação ao Filho e a santificação ao Espírito Santo, embora nenhuma dessas obras seja realizada por uma pessoa a ponto de excluir as outras duas. Com isso, as pessoas da Trindade nos são reveladas mais claramente e aprendemos quais obrigações temos para com cada uma delas em particular.

(2.) Foram eleitos “pela santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo”. O objetivo da eleição, seu resultado final, é a vida e a salvação eternas. Mas, antes que isso se cumpra, toda pessoa eleita precisa ser santificada pelo Espírito e justificada pelo sangue de Jesus.

O decreto de Deus para a salvação humana sempre opera pela santificação do Espírito e pela aspersão do sangue de Jesus.

Entenda-se aqui por santificação não apenas uma santificação federal, mas uma santificação real, iniciada na regeneração, pela qual somos renovados à imagem de Deus e feitos novas criaturas. Ela prossegue no exercício diário da santidade: mortificamos cada vez mais nossos pecados e vivemos para Deus em todos os deveres da vida cristã.

Tudo isso se resume numa só palavra: obediência, que abrange todos os deveres do cristianismo.

Alguns entendem que “Espírito” significa o espírito humano, que é santificado. A santificação legal ou típica não ia além da purificação da carne, mas a dispensação cristã age sobre o espírito humano e o purifica. Outros, com melhores razões, entendem que Espírito significa o Espírito Santo, autor da santificação.

Ele renova a mente, mortifica nossos pecados, Romanos 8:13, e produz seus excelentes frutos no coração dos cristãos, Gálatas 5:22, 23.

Essa santificação pelo Espírito implica o uso de meios: “Santifica-os por meio da tua verdade; tua palavra é verdade”, João 17:17. “Para a obediência.” Na pontuação de nossa tradução, essa expressão se refere ao que vem antes e indica o objetivo da santificação: levar novamente os pecadores rebeldes à obediência, à obediência universal.

Eles devem obedecer à verdade e ao evangelho de Cristo: “Purificastes as vossas almas ao obedecerdes à verdade por meio do Espírito”, v. 22.

(3.) Foram também eleitos para a aspersão do sangue de Jesus. O decreto de Deus os destinou a ser santificados pelo Espírito e purificados pelo mérito e pelo sangue de Cristo. Há aqui uma alusão evidente às aspersões típicas de sangue sob a lei, linguagem muito conhecida desses convertidos judeus.

O sangue dos sacrifícios não devia apenas ser derramado, mas também aspergido, para indicar que os benefícios pretendidos por esse ato eram aplicados e atribuídos aos ofertantes. Assim, o sangue de Cristo, o grande e todo-suficiente sacrifício prefigurado pelos sacrifícios legais, não foi apenas derramado: precisava ser aspergido e comunicado a cada um desses cristãos eleitos.

Pela fé em seu sangue, eles podem obter a remissão do pecado, Romanos 3:25.

Esse sangue da aspersão justifica diante de Deus, Romanos 5:9; sela a aliança entre Deus e nós, da qual a ceia do Senhor é sinal, Lucas 22:20; purifica de todo pecado, 1 João 1:7; e nos dá entrada no céu, Hebreus 10:19.

Repare: [1.] Deus elegeu alguns para a vida eterna, alguns, não todos; pessoas, não qualidades. [2.] Todos os escolhidos para a vida eterna como fim também são escolhidos para a obediência como caminho.

[3.] Se alguém não for santificado pelo Espírito e aspergido com o sangue de Jesus, não haverá verdadeira obediência em sua vida. [4.] Há consentimento e cooperação de todas as pessoas da Trindade na salvação humana, e seus atos correspondem uns aos outros: a quem o Pai elege, o Espírito santifica para a obediência, e o Filho redime e asperge com seu sangue.

[5.] A doutrina da Trindade está na base de toda religião revelada. Se você negar a divindade própria do Filho e do Espírito Santo, invalidará a redenção realizada por um e as operações graciosas do outro e, desse modo, destruirá o fundamento da sua própria segurança e consolação.

III. Vem a saudação: “Graça a vós, e paz vos seja multiplicada.” As bênçãos desejadas para eles são graça e paz. 1. Graça: o favor gratuito de Deus, com todos os seus efeitos próprios: perdoar, curar, ajudar e salvar. 2. Paz. Pode-se incluir aqui todo tipo de paz: doméstica, civil, eclesiástica, na igreja, e espiritual com Deus, acompanhada da percepção dessa paz em nossa própria consciência.

  1. O pedido ou oração diz respeito a essas bênçãos: que sejam multiplicadas. Isso implica que eles já as possuíam em certa medida e que o apóstolo deseja que continuem, aumentem e cheguem à plenitude. Aprendamos: (1.) Quem possui bênçãos espirituais na própria alma deseja sinceramente que elas também sejam concedidas aos outros. A graça de Deus é um princípio generoso, não egoísta.

(2.) As melhores bênçãos que podemos desejar para nós ou uns para os outros são graça e paz, multiplicadas. Por isso os apóstolos tantas vezes fazem esse pedido no início e no fim de suas epístolas. (3.) Não se pode desfrutar paz sólida onde não há graça verdadeira. Primeiro, graça; depois, paz.

Paz sem graça é mera insensibilidade; mas pode haver graça verdadeira sem paz efetiva por algum tempo, como aconteceu com Hemã, tomado de terror, e com Cristo, que certa vez esteve em agonia.

(4.) O aumento da graça e da paz, assim como sua primeira concessão, vem de Deus. Onde ele concede graça verdadeira, concede mais graça; e toda pessoa boa deseja sinceramente que essas bênçãos cresçam e se multipliquem nela e nos outros.

Versículos 3 a 5

Privilégios dos Cristãos. (66 d.C.)

Chegamos agora ao corpo da epístola, que começa com:

I. Uma congratulação pela dignidade e felicidade da condição desses crentes, apresentada na forma de ações de graças a Deus. Outras epístolas começam de modo semelhante, 2 Coríntios 1:3; Efésios 1:3. Aqui temos:

  1. O dever cumprido, que é bendizer a Deus. A pessoa bendiz a Deus ao reconhecer devidamente sua excelência e bem-aventurança.

  2. O objeto desse louvor é descrito por sua relação com Jesus Cristo: “O Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.” Temos aqui três nomes de uma só pessoa, que indicam seu tríplice ofício. (1.) Ele é Senhor, rei ou soberano universal. (2.) Jesus, sacerdote ou Salvador. (3.) Cristo, profeta, ungido com o Espírito e dotado de todos os dons necessários para instruir, guiar e salvar sua igreja.

Esse Deus bendito é o Deus de Cristo segundo a natureza humana de Cristo e seu Pai segundo a natureza divina.

  1. As razões que nos obrigam a cumprir o dever de bendizer a Deus estão contidas em sua abundante misericórdia. Todas as nossas bênçãos se devem à misericórdia de Deus, não ao mérito humano, especialmente a regeneração. Deus nos gerou de novo; isso merece nossa gratidão, sobretudo pelo fruto que produz em nós: a excelente graça da esperança.

Essa não é uma esperança vã, morta e passageira como a dos mundanos e hipócritas, mas viva, forte, vivificante e duradoura. Uma esperança assim precisa ter fundamento tão sólido quanto a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Aprendamos: (1.) A condição de um bom cristão nunca é tão ruim que ele não tenha grande motivo para continuar bendizendo a Deus. O pecador sempre tem motivo para lamentar, apesar da prosperidade atual; da mesma forma, as pessoas boas, em meio a suas muitas dificuldades, têm motivo para continuar se alegrando e bendizendo a Deus.

(2.) Em nossas orações e louvores devemos nos dirigir a Deus como Pai de nosso Senhor Jesus Cristo; é somente por meio dele que nós e nossos serviços somos aceitos. (3.) Os melhores homens devem suas melhores bênçãos à abundante misericórdia de Deus. Todo o mal no mundo vem do pecado humano, mas todo o bem vem da misericórdia divina.

A regeneração é atribuída expressamente à abundante misericórdia de Deus, assim como todas as demais bênçãos; dependemos inteiramente da misericórdia divina. Sobre a natureza da regeneração, veja João 3:3. (4.) A regeneração produz viva esperança da vida eterna. Toda pessoa não convertida vive sem esperança; qualquer coisa que alegue ter a esse respeito é apenas confiança e presunção.

A verdadeira esperança cristã é aquela para a qual a pessoa é gerada de novo pelo Espírito de Deus. Não vem da natureza, mas da graça livre. Quem é gerado para uma vida nova e espiritual também é gerado para uma esperança nova e espiritual.

(5.) A esperança do cristão tem esta excelência: é uma esperança viva. A esperança da vida eterna em um cristão verdadeiro o mantém vivo, vivifica-o, sustenta-o e o conduz ao céu. A esperança dá vigor à alma e a estimula à ação, à paciência, à coragem e à perseverança até o fim.

As esperanças ilusórias dos não regenerados são vãs e passageiras; o hipócrita e sua esperança expiram e morrem juntos, Jó 27:8. (6.) A ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos é o fundamento da esperança cristã. A ressurreição de Cristo é o ato do Pai como Juiz e do Filho como vencedor.

Ela demonstra que o Pai aceita a morte de Cristo como pagamento integral de nosso resgate; que Cristo venceu a morte, a sepultura e todos os nossos inimigos espirituais; e também garante nossa própria ressurreição. Como há união inseparável entre Cristo e seu rebanho, eles ressuscitam pela virtude de sua ressurreição como cabeça, mais do que por sua autoridade como Juiz.

“Ressuscitamos com Cristo”, Colossenses 3:1. Considerando tudo isso, os cristãos têm dois fundamentos firmes e sólidos sobre os quais construir sua esperança da vida eterna.

II. Depois de congratular essas pessoas por seu novo nascimento e pela esperança da vida eterna, o apóstolo descreve essa vida como uma herança, modo de falar muito apropriado para elas. Eram pobres e perseguidas e talvez tivessem sido expulsas das heranças em que haviam nascido.

Para aliviar essa aflição, ele lhes diz que nasceram de novo para uma nova herança, infinitamente melhor do que a que perderam.

Além disso, a maioria era judia e tinha grande afeição pela terra de Canaã, sua terra de herança, que Deus lhes dera. Ser expulso de uma herança do Senhor era considerado um grave castigo, 1 Samuel 26:19. Para consolá-las, o apóstolo as faz lembrar da nobre herança que lhes está reservada no céu, tão superior à terra de Canaã que esta era apenas uma sombra dela. Observe:

  1. O céu é, sem dúvida, a herança de todos os filhos de Deus. Todos os que nascem de novo nascem para uma herança, como um homem faz do filho seu herdeiro. O apóstolo argumenta: “Se filhos, também herdeiros”, Romanos 8:17.

Deus concede seus dons a todos, mas a herança, somente a seus filhos. Os que são seus filhos e filhas pela regeneração e adoção recebem a promessa da herança eterna, Hebreus 9:15. Essa herança não é algo que compramos, mas um presente de nosso Pai.

Não é salário que merecemos, mas efeito da graça, que primeiro nos faz filhos e então estabelece para nós essa herança por uma aliança firme e imutável.

  1. As excelências incomparáveis dessa herança são quatro. (1.) Ela é incorruptível e, nesse aspecto, se parece com seu Criador, chamado “o Deus incorruptível”, Romanos 1:23. Toda corrupção é mudança do melhor para o pior, mas o céu não sofre mudança nem tem fim.

A casa é eterna nos céus e seus possuidores subsistirão para sempre, pois “o que é corruptível se revestirá de incorruptibilidade”, 1 Coríntios 15:53.

(2.) Essa herança é imaculada, como o grande sumo sacerdote que agora a possui, “santo, inocente, imaculado”, Hebreus 7:26. O pecado e a miséria, as duas grandes manchas que estragam este mundo e lhe desfiguram a beleza, não têm lugar ali.

(3.) Ela não murcha: conserva sempre seu vigor e beleza, permanece viçosa e continuamente encanta e agrada aos santos que a possuem, sem o menor cansaço ou desgosto.

(4.) Está “reservada no céu para vós”. Essa expressão nos ensina: [1.] É uma herança gloriosa, pois está no céu, e tudo o que há ali é glorioso, Efésios 1:18. [2.] É certa: uma herança futura no outro mundo, guardada e preservada em segurança até que tomemos posse dela.

[3.] As pessoas para quem está reservada são descritas por seu caráter, não por seus nomes: “para vós”, isto é, para nós ou para cada pessoa gerada de novo para uma viva esperança. Essa herança está preservada para elas, e para mais ninguém; todas as demais serão excluídas para sempre.

III. Como essa herança é futura e distante tanto no tempo quanto no lugar, o apóstolo supõe que ainda reste na mente dessas pessoas alguma dúvida ou inquietação: talvez não conseguissem chegar até ela. “Embora a felicidade esteja segura no céu, nós ainda estamos na terra, sujeitos a muitas tentações, misérias e fraquezas. Nossa condição é tão segura que certamente chegaremos lá?”

Ele responde que seriam guardadas em segurança e conduzidas até lá. Seriam preservadas de todas as tentações destrutivas e de todos os males que impedissem sua chegada segura à vida eterna. O herdeiro de uma propriedade terrena não tem garantia de viver até tomar posse dela; os herdeiros do céu, porém, certamente serão conduzidos em segurança até sua herança.

A bênção prometida aqui é a preservação: vocês são guardados. Seu autor é Deus; os meios de que ele se vale em nós para esse fim são nossa própria fé e nosso cuidado; o fim para o qual somos preservados é a salvação; e o tempo em que veremos o resultado seguro de tudo isso é o tempo do fim.

Repare: (1.) O cuidado afetuoso de Deus por seu povo é tal que ele não apenas lhe dá graça, mas o preserva para a glória.

O fato de serem guardados implica perigo e livramento: podem ser atacados, mas não serão vencidos. (2.) A preservação dos regenerados para a vida eterna é efeito do poder de Deus. A grandeza da obra, o número de inimigos e nossas próprias fraquezas são tais que somente o poder todo-poderoso pode preservar a alma por todo o caminho até a salvação.

Por isso, muitas vezes as Escrituras representam a salvação humana como efeito do poder divino, 2 Coríntios 12:9; Romanos 14:4. (3.) A preservação pelo poder de Deus não dispensa o esforço e o cuidado da pessoa por sua própria salvação.

Aqui temos o poder de Deus e a fé humana, que implica desejo sincero de salvação, confiança em Cristo segundo seus convites e promessas, cuidado vigilante para praticar tudo o que agrada a Deus e evitar tudo o que o ofende, repulsa às tentações, consideração pela recompensa e diligência perseverante na oração.

Por meio dessa fé paciente, ativa e vitoriosa, somos guardados, com o auxílio da graça divina, para a salvação. A fé é a salvaguarda soberana da alma, que a conduz de um estado de graça a um estado de glória.

(4.) Essa salvação está pronta para ser revelada no tempo do fim. Há três afirmações aqui sobre a salvação dos santos: (1.) Ela já foi preparada, está pronta e reservada para eles no céu.

(2.) Embora esteja pronta, permanece em grande medida escondida e ainda não foi revelada, não apenas ao mundo ignorante e cego, que nunca a procura, mas até aos próprios herdeiros da salvação. “Ainda não é manifesto o que havemos de ser”, 1 João 3:2.

(3.) Ela será revelada plena e completamente no tempo do fim, ou no último dia do juízo. O evangelho já trouxe à luz a vida e a imortalidade, mas essa vida será revelada de modo mais glorioso na morte, quando a alma for admitida à presença de Cristo e contemplar sua glória.

Além disso, haverá uma revelação ulterior e final da grandeza e da excelência da felicidade dos santos no último dia, quando seus corpos ressuscitarem e se reunirem às suas almas, os anjos e os homens forem julgados e Cristo honrar e louvar publicamente seus servos diante de todo o mundo.

Versículos 6 a 9

Privilégios dos Cristãos. (66 d.C.)

A primeira palavra, “nisto”, refere-se à exposição anterior do apóstolo sobre a excelência da condição atual deles e suas grandes expectativas para o futuro: “Nisto exultais, ainda que agora, por um pouco de tempo, se necessário, estejais entristecidos por várias tentações”, v. 6.

I. O apóstolo reconhece que eles estavam em grande aflição e apresenta vários motivos para atenuar sua tristeza. 1. Todo cristão íntegro sempre tem algo pelo qual pode muito se alegrar. Grande alegria é mais do que serenidade interior ou sensação de consolo: manifesta-se no rosto e na conduta, mas sobretudo em louvor e gratidão.

  1. A principal alegria de um bom cristão vem das coisas espirituais e celestiais, de sua relação com Deus e com o céu. Todo cristão íntegro se alegra muito nessas coisas. Sua alegria vem de seu tesouro, que consiste em bens de grande valor, e o direito a eles é seguro.

  2. Mesmo os melhores cristãos, que têm motivos para se alegrar muito, podem ficar bastante abatidos por diversas tentações. Todo tipo de adversidade é uma tentação, ou prova da fé, da paciência e da constância. Raramente elas vêm sozinhas; são muitas e chegam de várias direções, e seu efeito é grande abatimento.

Como seres humanos, estamos sujeitos a tristezas pessoais e familiares. Como cristãos, nosso dever para com Deus nos obriga a sofrer com frequência.

Nossa compaixão pelos aflitos, a desonra feita a Deus, as calamidades de sua igreja e a destruição da humanidade, por sua própria insensatez e pela vingança divina, despertam tristeza quase contínua numa mente generosa e piedosa. “Tenho grande tristeza e contínua dor no meu coração”, Romanos 9:2.

  1. As aflições e tristezas das pessoas boas duram pouco: são passageiras. Ainda que possam ser intensas, são breves. A própria vida dura pouco, e as tristezas da vida não sobrevivem a ela. A brevidade de uma aflição diminui muito o peso que ela tem.

  2. Muitas vezes, o grande abatimento é necessário para o bem do cristão: “Se necessário, estejais entristecidos.” Deus não aflige seu povo de bom grado; age com discernimento, na medida de nossas necessidades.

A expressão indica conveniência e adequação, ou melhor, necessidade absoluta: é preciso que seja assim. Portanto, ninguém deve se deixar abalar por essas aflições. “Vós mesmos sabeis que para isto estamos destinados”, 1 Tessalonicenses 3:3.

Essas tribulações, que pesam sobre nós, nunca vêm sem necessidade e nunca permanecem por mais tempo do que o necessário.

II. O apóstolo declara o objetivo das aflições deles e o fundamento de sua alegria em meio a elas, v. 7. O objetivo das aflições das pessoas boas é a prova da fé. Quanto à natureza dessa prova, ela é muito mais preciosa do que a prova do ouro, que perece, embora seja provado pelo fogo. O resultado da prova será este: ela será “achada para louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo”.

Repare: 1. As aflições dos cristãos sinceros têm por objetivo provar sua fé. Deus aflige seu povo para prová-lo, não para destruí-lo; para seu proveito, não para sua ruína. Como indica a palavra, uma prova é um experimento ou exame feito numa pessoa por meio de alguma aflição, para demonstrar o valor e a força de sua fé.

Essa prova se dirige principalmente à fé, mais do que a qualquer outra graça, porque provar a fé equivale, na prática, a provar tudo o que há de bom em nós. Nossa vida cristã depende da fé; se ela faltar, nada mais haverá de espiritualmente bom em nós.

Cristo orou para que a fé deste apóstolo não falhasse. Se ela for sustentada, todo o restante permanecerá firme. A fé das pessoas boas é provada para que elas mesmas encontrem consolo nela, Deus receba glória e os outros sejam beneficiados.

  1. A fé provada é muito mais preciosa do que o ouro provado. Há aqui uma comparação dupla entre a fé e o ouro e entre a prova de uma e a do outro. O ouro é o mais valioso, puro, útil e duradouro de todos os metais; entre as virtudes cristãs, a fé ocupa esse lugar.

Ela dura até conduzir a alma ao céu e, então, resulta na gloriosa fruição eterna de Deus. A prova da fé é muito mais preciosa do que a do ouro. Em ambas há purificação, separação da escória e demonstração da solidez e da qualidade do que é provado.

O ouro não aumenta nem se multiplica ao ser provado pelo fogo; antes, diminui. A fé, porém, se fortalece, aperfeiçoa e multiplica pelas oposições e aflições que encontra. O ouro terá de perecer no fim — é ouro que perece —, mas a fé nunca perecerá. “Roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça”, Lucas 22:32.

A prova da fé resultará em louvor, honra e glória. Honra é, propriamente, a estima e o valor que uma pessoa tem diante de outra; assim, Deus e os homens honrarão os santos. Louvor é a expressão ou declaração dessa estima; Cristo elogiará seu povo no grande dia: “Vinde, benditos de meu Pai”, etc. Glória é o resplendor com que brilha no céu a pessoa honrada e louvada.

“Glória, honra e paz a todo homem que pratica o bem”, Romanos 2:10. Se a fé provada resultará em louvor, honra e glória, que isso a recomende a você como muito mais preciosa do que o ouro, ainda que seja atacada e provada pelas aflições.

Quer vocês avaliem pelo uso presente, quer pelo resultado final de ambos, isso se mostrará verdadeiro, por mais que o mundo considere a afirmação um paradoxo incrível.

  1. Jesus Cristo aparecerá outra vez em glória e, quando isso acontecer, os santos aparecerão com ele, e suas virtudes brilharão. Quanto mais tiverem sido provadas, mais resplandecerão então. A prova logo terminará, mas o louvor, a honra e a glória durarão pela eternidade. Isso deve reconciliá-los com as aflições presentes: elas produzem para vocês um peso de glória muito maior e eterno.

III. O apóstolo elogia particularmente a fé daqueles cristãos dos primeiros tempos por dois motivos:

  1. Pela excelência de seu objeto: Jesus, que eles não viam. O apóstolo tinha visto nosso Senhor em carne, mas aqueles judeus dispersos nunca o tinham visto; ainda assim, criam nele, v. 8. Uma coisa é crer em Deus ou em Cristo — os demônios também creem —, outra é crer nele, o que implica submissão, confiança e expectativa de todo bem prometido por ele.

  2. Por causa de dois frutos ou efeitos notáveis de sua fé: amor e alegria; e essa alegria era tão grande que não podia ser descrita: “Exultais com alegria indizível e cheia de glória.” Aprendamos:

(1.) A fé cristã diz respeito propriamente às coisas reveladas, mas não vistas. Os sentidos lidam com coisas perceptíveis e presentes; a razão é um guia mais elevado, capaz de deduzir com certeza o funcionamento das causas e a certeza dos acontecimentos.

Mas a fé vai ainda além: com base na credibilidade da revelação, assegura-nos inúmeros fatos que os sentidos e a razão jamais poderiam descobrir. Ela é “a prova das coisas que se não veem”.

(2.) A fé verdadeira nunca está sozinha: produz forte amor por Jesus Cristo. Os cristãos verdadeiros amam Jesus sinceramente porque creem nele. Esse amor se revela na mais alta estima por ele, em desejos afetuosos por sua presença, na disposição de partir para estar com ele, em pensamentos agradáveis e em serviço e sofrimento alegres, etc.

(3.) Onde há verdadeira fé e amor por Cristo, há, ou pode haver, alegria indizível e gloriosa. Essa alegria é inexprimível; não pode ser descrita com palavras. A melhor maneira de percebê-la é prová-la por experiência. Ela é cheia de glória, cheia do céu.

Há muito do céu e da glória futura nas alegrias presentes dos cristãos amadurecidos. Sua fé remove as causas da tristeza e lhes dá os melhores motivos para a alegria.

Ainda que às vezes as pessoas boas andem em trevas, isso costuma decorrer de seus próprios enganos e ignorância, de temperamento temeroso ou melancólico, de conduta pecaminosa recente ou talvez de algum triste acontecimento da Providência, que abala seu consolo por ora. Mesmo assim, elas têm motivo para se alegrar no Senhor e exultar no Deus de sua salvação, Habacuque 3:18.

Com razão, aqueles cristãos dos primeiros tempos se alegravam com alegria indizível, pois recebiam todos os dias o fim de sua fé: a salvação de suas almas, v. 9.

Repare: [1.] A bênção que recebiam era a salvação de suas almas — a parte mais nobre é mencionada pelo todo. Essa salvação é chamada aqui de fim de sua fé, o objetivo a que a fé conduz. A fé contribui para salvar a alma; então terá cumprido sua tarefa e cessará para sempre.

[2.] O apóstolo fala do presente: eles já estavam recebendo o fim de sua fé, etc. [3.] A palavra empregada alude aos jogos em que o vencedor recebia ou levava do juiz da competição uma coroa ou recompensa, que exibia em triunfo.

Assim, a salvação da alma era o prêmio que aqueles cristãos buscavam, a coroa pela qual trabalhavam, o objetivo a que visavam e que a cada dia se aproximava e ficava mais ao seu alcance.

Aprendamos: Primeiro, todo cristão fiel recebe diariamente a salvação da alma. A salvação é uma realidade permanente, iniciada nesta vida, não interrompida pela morte e prosseguida por toda a eternidade. Esses crentes já possuíam os primeiros sinais do céu: a santidade e uma mente celestial, seus deveres e sua comunhão com Deus, a garantia da herança e o testemunho do Espírito divino.

Isso era particularmente apropriado para ser dito àquelas pessoas aflitas. No mundo, estavam do lado dos que perdiam; mas o apóstolo as faz lembrar do que estavam recebendo. Se perdiam um bem inferior, o tempo todo recebiam a salvação de suas almas.

Segundo, é lícito ao cristão fazer da salvação de sua alma seu objetivo. A glória de Deus e nossa própria felicidade estão tão ligadas que, se buscarmos corretamente uma, alcançaremos também a outra.

Versículos 10 a 12

Privilégios dos Cristãos. (66 d.C.)

Depois de descrever as pessoas a quem escreveu e declarar as excelentes vantagens de que desfrutavam, o apóstolo mostra em que se apoiava para lhes transmitir o que havia dito.

Como eram judeus e tinham profunda reverência pelo Antigo Testamento, apresenta a autoridade dos profetas para convencê-los de que a doutrina da salvação pela fé em Jesus Cristo não era nova, mas a mesma que os antigos profetas investigaram e examinaram diligentemente. Repare:

I. Quem fez essa busca diligente: os profetas, pessoas inspiradas por Deus para realizar ou dizer coisas extraordinárias, acima do alcance de seus próprios estudos e capacidades, como predizer o futuro e revelar a vontade de Deus sob a direção do Espírito Santo.

II. O objeto de sua busca: a salvação e a graça de Deus que havia de vir a vocês; a salvação geral de pessoas de todas as nações por meio de Jesus Cristo e, mais particularmente, a salvação concedida aos judeus, a graça que lhes viria daquele que não foi enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.

Eles previram tempos gloriosos de luz, graça e consolo que viriam sobre a igreja. Por isso os profetas e os homens justos desejaram ver e ouvir as coisas que aconteceram nos dias do evangelho.

III. O modo de sua investigação: investigaram e examinaram diligentemente. As palavras são fortes e enfáticas, alusivas aos mineiros, que cavam até o fundo e atravessam não só a terra, mas também a rocha, para alcançar o minério.

Assim, esses santos profetas tinham ardente desejo de conhecer e eram igualmente diligentes em investigar a graça de Deus, que seria revelada nos dias do Messias. A inspiração não tornou desnecessária sua busca laboriosa; apesar da extraordinária ajuda de Deus, eles tinham de usar todos os meios comuns para crescer em sabedoria e conhecimento.

Daniel era muito amado e inspirado, mas compreendeu os cálculos do tempo por meio de livros e estudo, Daniel 9:2.

Até mesmo a revelação que recebiam exigia estudo, meditação e oração, pois muitas profecias tinham duplo sentido: em sua intenção inicial, apontavam para alguma pessoa ou acontecimento próximo, mas seu propósito final era descrever a pessoa, os sofrimentos ou o reino de Cristo. Observe: 1.

A doutrina da salvação humana por Jesus Cristo foi objeto de estudo e admiração dos maiores e mais sábios homens. A nobreza do assunto e o interesse pessoal deles levaram-nos a examiná-lo com atenção e seriedade extremas. 2. O homem bom se comove e se alegra muito com a graça e a misericórdia de Deus concedidas aos outros, assim como a si mesmo.

Os profetas se deleitavam profundamente com a perspectiva da misericórdia a ser mostrada tanto aos judeus quanto aos gentios na vinda de Cristo. 3. Quem deseja conhecer essa grande salvação e a graça que nela resplandece precisa investigá-la e examiná-la diligentemente.

Se isso era necessário a um profeta inspirado, muito mais o é para pessoas tão fracas e sem discernimento como nós. 4. A graça que veio pelo evangelho supera tudo o que existia antes dele; a dispensação do evangelho é mais gloriosa, clara, inteligível, abrangente e eficaz que qualquer dispensação anterior.

IV. Os assuntos específicos que os antigos profetas investigaram sobretudo, expressos no v. 11. Jesus Cristo era o principal objeto de seus estudos; e, a respeito dele, interessavam-se especialmente por:

  1. Sua humilhação e morte, e as gloriosas consequências delas: “os sofrimentos de Cristo e as glórias que se seguiriam”. Essa investigação os conduziria a uma visão de todo o evangelho, cuja essência é esta: Cristo Jesus foi entregue por causa das nossas ofensas e ressuscitou para a nossa justificação.

  2. O tempo e a natureza dos tempos em que o Messias apareceria. Sem dúvida, esses santos profetas desejavam ardentemente ver os dias do Filho do Homem; por isso, depois de desejarem o próprio acontecimento, fixavam o pensamento no tempo em que se cumpriria, tanto quanto o Espírito de Cristo que estava neles lhes havia indicado a esse respeito.

Também examinavam com atenção a natureza daqueles tempos: seriam tranquilos ou conturbados, tempos de paz ou de guerra?

Aprenda: (1.) Jesus Cristo existia antes de encarnar, pois seu Espírito já existia nos profetas; portanto, aquele a quem pertencia esse Espírito também existia. (2.) A doutrina da Trindade não era inteiramente desconhecida aos fiéis do Antigo Testamento.

Os profetas sabiam que eram inspirados por um Espírito que estava neles; sabiam que esse Espírito era o Espírito de Cristo e, por consequência, distinto do próprio Cristo. Temos aqui uma pluralidade de pessoas, e de outras partes do Antigo Testamento pode-se deduzir uma Trindade. (3.) As obras aqui atribuídas ao Espírito Santo provam que ele é Deus.

Muitas centenas de anos antes, ele indicou, revelou e manifestou aos profetas os sofrimentos de Cristo, com numerosas circunstâncias particulares; também deu testemunho, ou prova e evidência antecipada, da certeza desse acontecimento, inspirando os profetas a revelá-lo, a realizar milagres que o confirmassem e capacitando os fiéis a crer nele.

Essas obras provam que o Espírito de Cristo é Deus, pois possui poder onipotente e conhecimento infinito. (4.) Aprenda do exemplo de Cristo Jesus a esperar um período de serviço e sofrimento antes de ser recebido na glória. Foi assim com ele, e o discípulo não está acima de seu Senhor.

O tempo de sofrimento é breve, mas a glória é eterna; por mais aguda e severa que seja a estação de sofrimento, ela não impedirá, mas produzirá para nós um peso de glória muito mais excelente e eterno.

V. O êxito que coroou as investigações deles. Seus santos esforços para instruir-se não foram desprezados, pois Deus lhes deu uma revelação satisfatória para aquietar e consolar seu espírito.

Foram informados de que essas coisas não aconteceriam em seu tempo; ainda assim, tudo era firme e certo e aconteceria nos tempos dos apóstolos: “Não para eles mesmos, mas para nós”; e nós devemos anunciá-las ao mundo inteiro, sob a direção infalível do Espírito Santo. “Coisas para as quais os anjos...”

Aqui temos três classes de estudiosos ou investigadores da grande questão da salvação humana por Jesus Cristo: 1. Os profetas, que a examinaram diligentemente. 2. Os apóstolos, que consultaram todas as profecias e testemunharam seu cumprimento, relatando aos outros, na pregação do evangelho, o que sabiam. 3.

Os anjos, que examinam essas questões com a maior atenção. Aprenda: (1.) O esforço diligente para conhecer Cristo e nosso dever certamente terá bom resultado. Os profetas receberam uma revelação em resposta.

Daniel estudou e recebeu informação; os bereanos examinaram as Escrituras e foram confirmados. (2.) Às vezes, até os homens mais santos e melhores têm negados pedidos legítimos e piedosos. Era legítimo e piedoso que esses profetas desejassem saber mais do que lhes foi permitido sobre o tempo em que Cristo apareceria no mundo, mas esse desejo lhes foi negado.

É legítimo e piedoso que bons pais orem por seus filhos perversos, que os pobres orem contra a pobreza e que o homem bom ore contra a morte; ainda assim, muitas vezes esses pedidos sinceros são negados.

Deus se agrada em atender às nossas necessidades mais do que aos nossos pedidos. (3.) É honra e prática do cristão ser útil aos outros, em muitos casos, mais do que a si mesmo. Os profetas serviam aos outros, não a si mesmos. “Nenhum de nós vive para si”, Romanos 14:7.

Nada é mais contrário à natureza humana e aos princípios cristãos do que fazer de si mesmo o próprio fim e viver para si. (4.) As revelações de Deus à sua igreja, embora graduais e dadas por partes, são perfeitamente coerentes; a doutrina dos profetas e a dos apóstolos concordam exatamente, pois vêm do mesmo Espírito de Deus.

(5.) A eficácia do ministério evangélico depende do Espírito Santo enviado do céu.

O evangelho é o ministério do Espírito; seu êxito depende da atuação e da bênção dele. (6.) Os mistérios do evangelho e os métodos da salvação humana são tão gloriosos que os benditos anjos desejam ardentemente examiná-los.

Eles investigam essas coisas com curiosidade, precisão e diligência; contemplam com profunda atenção e admiração todo o plano da redenção humana, especialmente os pontos de que o apóstolo vinha tratando: coisas para as quais os anjos desejam inclinar-se e olhar, como faziam continuamente os querubins em direção ao propiciatório.

Versículos 13 a 23

Sobriedade e Santidade; Exortação ao Amor Fraternal. (66 d.C.)

Aqui o apóstolo começa suas exortações àqueles cujo estado glorioso descreveu antes, ensinando-nos assim que o cristianismo é uma doutrina conforme à piedade, destinada a nos tornar não apenas mais sábios, mas também melhores.

I. Ele os exorta à sobriedade e à santidade.

  1. “Por isso, cingi os lombos do vosso entendimento”, etc., v. 13. Como se dissesse: “Portanto, visto que sois tão honrados e distinguidos, como foi dito acima, cingi os lombos do vosso entendimento. Tendes uma jornada a percorrer, uma corrida a disputar, uma guerra a travar e uma grande obra a realizar.

Assim como o viajante, o corredor, o guerreiro e o trabalhador recolhem e prendem suas vestes longas e soltas para estarem mais prontos, ágeis e rápidos no trabalho, fazei o mesmo com vossa mente, vosso homem interior e as afeições ali situadas: cingi-as, recolhei-as e não as deixeis soltas e negligenciadas ao vosso redor.

Refreai-lhes os excessos e empregai no dever os lombos, ou seja, a força e o vigor da vossa mente; desprendei-vos de tudo o que possa impedir-vos e prossegui resolutamente em vossa obediência.

Sede sóbrios; vigiai contra todos os perigos e inimigos espirituais; sede moderados e modestos no comer, no beber, no vestuário, no lazer, no trabalho e em toda a conduta. Sede também sóbrios na opinião, assim como na prática, e humildes ao julgar a vós mesmos.” E “esperai até o fim pela graça que vos será trazida na revelação de Jesus Cristo”.

Alguns entendem isso como referência ao juízo final, como se o apóstolo dirigisse a esperança deles à revelação final de Jesus Cristo; mas parece mais natural entender, como se poderia traduzir: “Esperai perfeitamente, ou plenamente, pela graça que vos é trazida na revelação de Jesus Cristo ou por meio dela”; isto é, pelo evangelho, que traz à luz a vida e a imortalidade.

“Esperai plenamente; confiai sem dúvida nessa graça que agora vos é oferecida pelo evangelho.” Aprenda: (1.) A principal obra do cristão consiste em administrar corretamente o coração e a mente; a primeira instrução do apóstolo é cingir os lombos do entendimento. (2.) Os melhores cristãos precisam ser exortados à sobriedade.

Esses cristãos excelentes são lembrados disso; exige-se sobriedade de um bispo (1 Timóteo 3:2), dos homens idosos (Tito 2:2), as mulheres jovens devem ser ensinadas a viver assim, e os homens jovens são instruídos a ser moderados no modo de pensar, Tito 2:4, 6. (3.) A obra do cristão não termina quando ele entra num estado de graça; ainda deve esperar e esforçar-se por mais graça.

Depois de entrar pela porta estreita, deve continuar a andar pelo caminho apertado e, para isso, cingir os lombos do entendimento.

(4.) A confiança forte e perfeita na graça de Deus é plenamente compatível com nossos melhores esforços no dever: devemos esperar plenamente e, ainda assim, cingir os lombos e nos dedicar vigorosamente à obra que temos a fazer, animando-nos com a graça de Jesus Cristo.

  1. “Como filhos obedientes”, etc., v. 14. Estas palavras podem ser tomadas como regra para uma vida santa, tanto positiva: “Deveis viver como filhos obedientes, como aqueles que Deus adotou em sua família e regenerou por sua graça”; quanto negativa: “Não vos amoldeis aos desejos anteriores, de quando vivíeis na ignorância”.

Ou podem ser tomadas como argumento para exortá-los à santidade, considerando o que são agora, filhos da obediência, e o que eram quando viviam nos desejos e na ignorância.

Aprenda: (1.) Os filhos de Deus devem provar que o são por sua obediência a Deus, presente, constante e universal. (2.) Os melhores filhos de Deus já passaram por períodos de desejos pecaminosos e ignorância.

Houve um tempo em que todo o plano da vida deles, seu caminho e modo de agir, consistia em acomodar e satisfazer desejos ilícitos e apetites viciosos, pois eram profundamente ignorantes de Deus e de si mesmos, de Cristo e do evangelho. (3.) As pessoas convertidas diferem muito do que eram antes.

Tornam-se diferentes em seu estilo e modo de viver; sua disposição interior, conduta, fala e comportamento mudam bastante em relação ao passado. (4.) Os desejos e excessos dos pecadores são tanto frutos quanto sinais de sua ignorância.

  1. “Mas, como aquele que vos chamou”, etc., v. 15, 16. Temos aqui uma nobre regra reforçada por fortes argumentos: “Sede santos em toda a vossa maneira de viver”. Quem é suficiente para isso?

E, ainda assim, a exigência é feita em termos fortes e reforçada por três razões, tiradas da graça de Deus ao nos chamar, de seu mandamento — “está escrito” — e de seu exemplo: “Sede santos, porque eu sou santo.” Aprenda: (1.) A graça de Deus ao chamar um pecador é um forte estímulo à santidade.

É grande favor ser chamado eficazmente pela graça divina, para sair de um estado de pecado e miséria e receber todas as bênçãos da nova aliança; grandes favores são fortes obrigações e nos capacitam, além de nos obrigarem, a ser santos. (2.) A santidade completa é desejo e dever de todo cristão.

Temos aqui uma regra dupla de santidade: [1.] Quanto à sua extensão, ela deve ser universal.

Devemos ser santos em toda a maneira de viver: nos assuntos civis e religiosos, em qualquer condição, próspera ou adversa; para com todas as pessoas, amigas e inimigas; em todas as relações e atividades, devemos sempre ser santos. [2.] Quanto ao modelo, devemos ser santos como Deus é santo: devemos imitá-lo, embora jamais possamos igualá-lo.

Ele é perfeitamente, imutavelmente e eternamente santo, e devemos aspirar a esse estado.

A consideração da santidade de Deus deve nos obrigar a alcançar o mais alto grau de santidade possível. (3.) A palavra escrita de Deus é a regra mais segura para a vida do cristão, e por essa regra somos ordenados a ser santos em todos os aspectos. (4.) Os mandamentos do Antigo Testamento devem ser estudados e obedecidos nos tempos do Novo Testamento.

Com base num mandamento entregue várias vezes por Moisés, o apóstolo exige santidade de todos os cristãos.

  1. “E, se invocais o Pai”, etc., v. 17.

O apóstolo não expressa dúvida alguma de que esses cristãos invocariam seu Pai celestial.

Antes, presume que certamente o fariam e, com base nisso, argumenta que devem passar com temor o tempo de sua peregrinação: “Se reconheceis o grande Deus como Pai e Juiz, deveis viver em seu temor durante o tempo de vossa peregrinação aqui.”

Aprenda: (1.) Todos os bons cristãos se consideram peregrinos e estrangeiros neste mundo, como forasteiros num país distante, a caminho de outro ao qual realmente pertencem, Salmos 39:12; Hebreus 11:13.

(2.) Todo o tempo de nossa peregrinação aqui deve ser vivido no temor de Deus. (3.) Considerar Deus como Juiz não é impróprio para quem pode chamá-lo verdadeiramente de Pai.

A confiança santa em Deus como Pai e o temor reverente dele como Juiz são plenamente compatíveis; considerar Deus como Juiz é um meio singular de torná-lo querido para nós como Pai. (4.) O juízo de Deus não fará acepção de pessoas: “segundo a obra de cada um”. Nenhuma relação externa com ele protegerá alguém.

O judeu pode chamar Deus de Pai e Abraão de pai, mas Deus não fará acepção de pessoas nem favorecerá a causa deles por considerações pessoais; julgará cada um segundo sua obra. No grande dia, as obras dos homens revelarão quem são; Deus fará o mundo inteiro saber, por suas obras, quem lhe pertence.

Temos obrigação de ter fé, santidade e obediência, e nossas obras mostrarão se cumprimos ou não essas obrigações.

  1. Depois de exortá-los, com base no fato de que invocavam o Pai, a passar o tempo de sua peregrinação no temor de Deus, o apóstolo acrescenta um segundo argumento (v. 18): “Sabendo que não fostes resgatados com coisas corruptíveis”, etc.

Com isso, lembra-lhes: (1.) que foram resgatados, ou comprados de volta, mediante um resgate pago ao Pai; (2.) qual foi o preço pago por seu resgate: não coisas corruptíveis, como prata e ouro, mas o precioso sangue de Cristo; (3.) de que foram resgatados: “da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes”.

(4.) Que sabiam disso: “sabendo”, sem poder alegar ignorância de tão grande questão.

Aprenda: [1.] A consideração de nossa redenção deve ser um estímulo constante e poderoso à santidade e ao temor de Deus. [2.] Deus espera que o cristão viva de modo condizente com o que sabe; por isso, precisamos muito ser lembrados do que já sabemos, Salmos 39:4. [3.] Nem a prata, nem o ouro, nem qualquer bem corruptível deste mundo pode redimir sequer uma alma.

Muitas vezes, são armadilhas, tentações e obstáculos à salvação humana, mas de modo algum podem comprá-la ou obtê-la; são corruptíveis e, portanto, não podem redimir uma alma incorruptível e imortal. [4.] O sangue de Jesus Cristo é o único preço da redenção humana. A redenção do homem é real, não metafórica.

Fomos comprados por um preço, e o preço corresponde àquilo que foi comprado, pois é o precioso sangue de Cristo: o sangue de uma pessoa inocente, um cordeiro sem mácula nem mancha, representado pelo cordeiro pascal.

É também o sangue de uma pessoa infinita, o Filho de Deus, por isso chamado o sangue de Deus, Atos 20:28. [5.] O propósito de Cristo ao derramar seu preciosíssimo sangue foi nos redimir não apenas da miséria eterna futura, mas também da vã maneira de viver neste mundo.

É vã a conduta vazia, frívola, fútil e inútil para a honra de Deus, o crédito da religião, a convicção dos incrédulos e o consolo e satisfação da própria consciência.

Não só a perversidade aberta, mas também a vaidade e inutilidade de nossa conduta são muito perigosas. [6.] A conduta de alguém pode aparentar devoção e alegar em sua defesa antiguidade, costume e tradição, mas, ainda assim, ser extremamente vã.

Os judeus tinham muito a dizer com base nesses argumentos por causa de todas as suas formalidades; contudo, sua conduta era tão vã que somente o sangue de Cristo podia redimi-los dela. A antiguidade não é regra segura da verdade, nem é sábia a decisão: “Viverei e morrerei deste modo, porque meus antepassados fizeram assim.”

  1. Depois de mencionar o preço da redenção, o apóstolo prossegue falando de algumas coisas relativas tanto ao Redentor quanto aos redimidos, v. 20, 21.

(1.) O Redentor é descrito mais adiante, não apenas como Cordeiro sem mácula, mas como alguém [1.] preordenado antes da fundação do mundo, preordenado ou conhecido de antemão. Quando se atribui presciência a Deus, isso significa mais que simples previsão ou contemplação: implica um ato da vontade, uma decisão de que a coisa aconteceria, Atos 2:23.

Deus não apenas soube de antemão, mas determinou e decretou que seu Filho morreria pelo homem, e esse decreto foi feito antes da fundação do mundo. O tempo e o mundo começaram juntos; antes do início do tempo, nada havia além da eternidade. [2.] Manifestado nestes últimos dias por causa deles.

Ele foi manifestado ou demonstrado como o Redentor que Deus havia preordenado. Foi manifestado por seu nascimento, pelo testemunho de seu Pai e por suas próprias obras, sobretudo por sua ressurreição dentre os mortos, Romanos 1:4.

“Isso aconteceu nestes últimos tempos do Novo Testamento e do evangelho, por vós: vós, judeus; vós, pecadores; vós, aflitos. Tendes o consolo da manifestação e aparição de Cristo, se nele crerdes.” [3.] Ressuscitado dentre os mortos pelo Pai, que lhe deu glória.

A ressurreição de Cristo, considerada como ato de poder, é comum às três pessoas; como ato de juízo, porém, é própria do Pai, que, como Juiz, libertou Cristo, ressuscitou-o da sepultura e lhe deu glória; declarou ao mundo inteiro que ele era seu Filho por sua ressurreição dentre os mortos.

Elevou-o ao céu, coroou-o de glória e honra, investiu-o de todo o poder no céu e na terra e o glorificou com a glória que tinha com Deus antes que o mundo existisse.

(2.) Os redimidos também são descritos por sua fé e esperança, cuja causa é Jesus Cristo: “Por meio dele credes em Deus; por meio dele, como autor, incentivador, sustentador e aperfeiçoador de vossa fé, vossa fé e esperança agora podem estar em Deus, reconciliado convosco por Cristo, o Mediador.”

(3.) De tudo isso aprendemos: [1.] O decreto de Deus de enviar Cristo para ser Mediador existe desde a eternidade e foi justo e misericordioso; ainda assim, de modo algum desculpa o pecado humano de crucificá-lo, Atos 2:23.

Deus tinha propósitos de favor especial para com seu povo muito antes de lhe manifestar qualquer graça. [2.] Grande é a felicidade dos últimos tempos em comparação com o que as eras anteriores do mundo desfrutaram.

A clareza da luz, os auxílios à fé, a eficácia das ordenanças e a medida dos consolos são muito maiores desde a manifestação de Cristo do que eram antes. Nossa gratidão e nosso serviço devem corresponder a tais favores. [3.] A redenção de Cristo pertence apenas aos verdadeiros crentes.

Alguns afirmam uma obtenção geral da redenção; outros a negam; ninguém, porém, defende uma aplicação geral da morte de Cristo para a salvação de todos. Hipócritas e incrédulos perecerão para sempre, apesar da morte de Cristo. [4.] Deus em Cristo é o objeto último da fé cristã, fortemente sustentada pela ressurreição de Cristo e pela glória que se seguiu.

II. Ele os exorta ao amor fraternal.

  1. Ele pressupõe que o evangelho já produzira neles o efeito de purificar-lhes a alma enquanto obedeciam à verdade por meio do Espírito e que havia gerado, pelo menos, amor sincero pelos irmãos; com base nisso, exorta-os a avançar para uma afeição maior: “Amai-vos uns aos outros com um coração puro, fervorosamente”, v. 22.

Aprenda: (1.) Não se deve duvidar de que todo cristão sincero purifica a própria alma. O apóstolo considera isso certo: “Visto que...” Purificar a alma pressupõe uma grande impureza e contaminação que a poluía e que essa contaminação foi removida.

Nem as purificações levíticas da lei nem as purificações hipócritas do homem exterior conseguem isso. (2.) A palavra de Deus é o grande instrumento para purificar o pecador: “Visto que purificastes as vossas almas na obediência à verdade.” O evangelho é chamado verdade em oposição a tipos e sombras, ao erro e à falsidade.

Essa verdade purifica eficazmente a alma quando é obedecida, João 17:17. Muitos ouvem a verdade, mas nunca são purificados por ela, porque não se submetem a ela nem lhe obedecem. (3.) O Espírito de Deus é o grande agente na purificação da alma humana.

O Espírito convence a alma de suas impurezas e lhe concede as virtudes e graças que a adornam e purificam, como a fé (Atos 15:9), a esperança (1 João 3:3), o temor de Deus (Salmos 34:9) e o amor a Jesus Cristo. O Espírito estimula nossos esforços e os torna eficazes.

A ajuda do Espírito não substitui nosso próprio empenho: essas pessoas purificaram a própria alma, mas por meio do Espírito. (4.) A alma dos cristãos precisa ser purificada antes que possam sequer amar uns aos outros sem fingimento.

Há tantos desejos e parcialidades na natureza humana que, sem a graça divina, não podemos amar a Deus nem uns aos outros como devemos; não há amor ao próximo sem coração puro. (5.) É dever de todos os cristãos amar uns aos outros com sinceridade e fervor. Nossa afeição mútua deve ser sincera e real, fervorosa, constante e abrangente.

  1. Ele insiste ainda no dever cristão de amar uns aos outros com coração puro e fervorosamente, considerando a relação espiritual que os une: todos nasceram de novo, não de semente corruptível, mas incorruptível, etc. Daí aprendemos: (1.) Todos os cristãos nasceram de novo.

O apóstolo fala disso como algo comum a todos os cristãos sinceros; por esse novo nascimento, entram numa relação nova e próxima uns com os outros e se tornam irmãos. (2.) A palavra de Deus é o grande meio da regeneração, Tiago 1:18.

A graça da regeneração é transmitida pelo evangelho. (3.) Esse novo e segundo nascimento é muito mais desejável e excelente que o primeiro. O apóstolo ensina isso ao preferir a semente incorruptível à corruptível. Por uma, tornamo-nos filhos dos homens; pela outra, filhos e filhas do Altíssimo.

Comparar a palavra de Deus a uma semente ensina que, embora pareça pequena, sua ação é maravilhosa; embora permaneça oculta por algum tempo, cresce e por fim produz excelente fruto. (4.) Os que foram regenerados devem amar uns aos outros com coração puro e fervorosamente.

Irmãos por natureza têm obrigação de amar uns aos outros, mas essa obrigação é dupla quando há entre eles uma relação espiritual: estão sob o mesmo governo, participam dos mesmos privilégios e se empenham pelo mesmo interesse. (5.) A palavra de Deus vive e permanece para sempre. É palavra viva, ou vivificante, Hebreus 4:12.

É meio de vida espiritual: dá início a ela e a preserva, animando-nos e estimulando-nos no dever até nos conduzir à vida eterna. E permanece: é eternamente verdadeira e permanece para sempre no coração dos regenerados.

Versículos 24 a 25

Vaidade do Homem Natural. (66 d.C.)

Depois de explicar a excelência do homem espiritual renovado, nascido de novo, não de semente corruptível, mas incorruptível, o apóstolo agora nos apresenta a vaidade do homem natural, considerando-o com todos os seus ornamentos e vantagens: “Pois toda carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva”.

Nada pode torná-lo um ser sólido e substancial senão nascer de novo da semente incorruptível, a palavra de Deus, que o transformará numa criatura extremamente excelente, cuja glória não murchará como uma flor, mas brilhará como um anjo; e essa palavra é diariamente apresentada a vocês na pregação do evangelho. Aprenda: 1.

Mesmo em seu maior esplendor e glória, o homem continua sendo criatura que murcha, desvanece e morre. Considerado isoladamente, toda carne é erva. Ao entrar no mundo, durante a vida e ao cair, é semelhante à erva, Jó 14:2; Isaías 40:6, 7.

Considerado em toda a sua glória, até ela é como a flor da erva: inteligência, beleza, força, vigor, riqueza e honra são apenas como a flor da erva, que logo murcha e desaparece. 2.

A única maneira de tornar sólido e incorruptível esse ser perecível é levá-lo a acolher e receber a palavra de Deus; ela permanece verdade eterna e, se recebida, o preservará para a vida eterna e permanecerá com ele para sempre. 3. Os profetas e os apóstolos pregaram a mesma doutrina.

Esta palavra, transmitida por Isaías e outros no Antigo Testamento, é a mesma que os apóstolos pregaram no Novo.


Ajustes de leitura

Tamanho do texto
Tipo de letra