1 João 1
Argumento
Primeira Epístola de João
Concluída por John Reynolds, de Shrewsbury.
UMA
EXPOSIÇÃO
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS
DA PRIMEIRA EPÍSTOLA GERAL DE
JOÃO.
Embora a tradição contínua da igreja ateste que esta epístola veio de João, o apóstolo, ainda assim podemos observar alguma outra evidência que confirmará (ou, para alguns, talvez até superará) a certeza dessa tradição.
Parece que o escritor era um do colégio apostólico, pela certeza palpável e tangível que tinha da verdade da pessoa do Mediador em sua natureza humana: “O que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida”, v. 1.
Aqui ele repara na evidência que o Senhor deu a Tomé de sua ressurreição, chamando-o a sentir as marcas dos cravos e da lança, fato registrado por João. E ele deve ter sido um dos discípulos presentes quando o Senhor veio, no mesmo dia em que ressuscitou dos mortos, e lhes mostrou as mãos e o lado, João 20:20.
Mas, para sabermos qual apóstolo era esse, quase não há crítico ou juiz competente de dicção, ou de estilo de argumentação e espírito que não atribua esta epístola ao escritor do evangelho que leva o nome do apóstolo João.
Eles concordam admiravelmente nos títulos e nas características do Redentor: o Verbo, a Vida, a Luz; seu nome era o Verbo de Deus. Compare 1 João 1:1; 5:7 com João 1:1 e Apocalipse 19:13. Concordam ao louvar o amor de Deus por nós (1 João 3:1; 4:9; João 3:16) e ao falar de nossa regeneração, ou nascimento de Deus, 1 João 3:9; 4:7; 5:1; João 3:5, 6.
Por fim, para não acrescentar outros exemplos, facilmente percebidos ao comparar esta epístola com aquele evangelho, concordam na alusão ou aplicação da passagem daquele evangelho que relata (e que somente ele relata) a saída de água e sangue do lado aberto do Redentor: “Este é aquele que veio por meio de água e sangue”, 1 João 5:6.
Assim, a epístola claramente parece ter saído da mesma pena que aquele evangelho.
Ora, não sei se o texto ou a história intrínseca de qualquer dos evangelhos nos dá tanta certeza de seu autor ou escritor quanto aquele atribuído a João claramente dá.
Ali (isto é, João 21:24), o historiador sagrado se identifica assim: “Este é o discípulo que dá testemunho destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.”
Quem é esse discípulo senão aquele a respeito de quem Pedro perguntou: “O que fará este homem?”
E a respeito de quem o Senhor respondeu: “Se eu quiser que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso?” (João 21:22).
E quem, em João 21:20, é descrito por estas três características: 1. É o discípulo a quem Jesus amava, amigo especial do Senhor. 2. Também se reclinou sobre o peito dele durante a ceia. 3. Perguntou-lhe: “Senhor, quem é o que te trai?”
Portanto, tão certo quanto aquele discípulo era João, tão certa pode estar a igreja de que aquele evangelho e esta epístola vieram do amado João.
A epístola é chamada geral por não ser dirigida a nenhuma igreja em particular. Como carta circular (ou mensagem de visitação), foi enviada a diversas igrejas (alguns dizem que as da Pártia), a fim de confirmá-las em sua firme adesão ao Senhor Cristo e às doutrinas sagradas acerca de sua pessoa e ofício contra os sedutores.
E para estimulá-las a adornar essa doutrina com amor a Deus e ao homem, especialmente umas às outras, por serem descendentes de Deus, unidas pelo mesmo cabeça e caminharem para a mesma vida eterna.
Evidência dada acerca da pessoa e excelência de Cristo, v. 1, 2. O conhecimento disso nos dá comunhão com Deus e com Cristo (v. 3), e alegria (v. 4). Descrição de Deus (v. 5). Como devemos, então, andar (v. 6). O benefício desse andar (v. 7). O caminho para o perdão (v. 9). O mal de negar o nosso pecado (vv. 8-10).
Versículos 1 a 4
O Testemunho Apostólico. (80 d.C.)
O apóstolo omite seu nome e sua condição, como também faz o autor de Hebreus, ou por humildade, ou por querer que o leitor cristão fosse convencido pela luz e pelo peso das coisas escritas, em vez de pelo nome que poderia recomendá-las. E assim ele começa:
I. Com um relato ou descrição da pessoa do Mediador: Ele é o grande tema do evangelho, o fundamento e objeto de nossa fé e esperança, o vínculo e cimento que nos une a Deus. Ele deve ser bem conhecido; e aqui é apresentado:
- Como o Verbo da vida, v. 1.
No evangelho, essas duas coisas aparecem separadas: primeiro ele é chamado de Verbo, João 1:1, e depois de Vida, indicando também que é vida intelectual. “Nele estava a vida”, e essa vida era (de modo eficiente e objetivo) “a luz dos homens”, João 1:4. Aqui ambas estão reunidas: o Verbo da vida, o Verbo vivificante.
Ao ser chamado de Verbo, fica indicado que é o Verbo de alguém; esse alguém é Deus, o próprio Pai. Ele é o Verbo de Deus e, assim, indica-se que procede do Pai tão verdadeiramente (embora não da mesma maneira) como uma palavra (ou discurso, que é uma sequência de palavras) procede de quem fala.
Mas ele não é uma mera palavra vocal, um simples logos prophorikos, e sim um Verbo vivificante: o Verbo da vida, a palavra viva; e, portanto:
- Como vida eterna. Sua duração revela sua excelência. Ele existe desde a eternidade; e, segundo o registro das Escrituras, é vida necessária, essencial e incriada.
Parece evidente que o apóstolo fala de sua eternidade à parte ante (como dizem), desde a eternidade, pois fala dele como existente no princípio e desde o princípio; quando já estava com o Pai, antes de se manifestar a nós sim, e ainda antes de serem feitas todas as coisas que foram feitas, como em João 1:2, 3. Portanto, ele é o Verbo eterno, vivificante e intelectual do eterno Pai vivo.
- Como vida manifestada (v. 2), manifestada na carne, manifestada a nós. A vida eterna assumiria a mortalidade, vestiria carne e sangue (a natureza humana inteira), e assim habitaria entre nós e teria comunhão conosco, João 1:14.
Que condescendência e bondade, de fato: a vida eterna, uma pessoa de vida essencial eterna, vir visitar mortais, obter para eles a vida eterna e depois concedê-la a eles!
II. Com as evidências e certezas que convencem que o apóstolo e seus irmãos tiveram da presença e comunhão do Mediador neste mundo. Houve demonstrações suficientes da realidade de sua permanência aqui e da excelência e dignidade de sua pessoa no modo de sua manifestação. A vida, o Verbo da vida, a vida eterna, como tais, não podiam ser vistos nem tocados; mas a vida manifestada podia, e foi.
A vida se revestiu de carne, assumiu a condição e a forma da natureza humana humilhada e, assim, deu prova palpável de sua existência e de seus atos aqui. A vida divina, ou o Verbo encarnado, apresentou-se e se comprovou aos próprios sentidos dos apóstolos. Como:
- Aos seus ouvidos: “O que ouvimos”, v. 1, 3. A vida assumiu boca e língua para proferir palavras de vida.
Os apóstolos não apenas ouviram falar dele; ouviram a ele mesmo. Por mais de três anos puderam acompanhar seu ministério, ouvir seus sermões públicos e exposições particulares (pois as explicava em sua casa) e deleitar-se com as palavras daquele que falava como nenhum homem falara antes ou depois. A palavra divina empregaria o ouvido, e o ouvido seria dedicado ao Verbo da vida.
E era conveniente que aqueles que seriam seus representantes e imitadores diante do mundo conhecessem pessoalmente suas ministrações.
- Aos seus olhos: “O que vimos com os nossos olhos”, vv. 1-3.
O Verbo se tornaria visível: não seria apenas ouvido, mas visto, em público e em particular, de longe e bem de perto, como talvez indique a expressão “com os nossos olhos”, com todo o uso e exercício que podíamos fazer deles.
Vimo-lo em sua vida e ministério, em sua transfiguração no monte, pendurado, sangrando, morrendo e morto na cruz; e vimo-lo depois de voltar do túmulo e ressuscitar dos mortos. Seus apóstolos precisavam ser testemunhas oculares dele, além de testemunhas auriculares.
“Portanto, destes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus entrou e saiu entre nós, começando desde o batismo de João, um deve ser designado para ser conosco testemunha de sua ressurreição”, Atos 1:21, 22. E fomos testemunhas oculares de sua majestade, 2 Pedro 1:16.
- Ao seu sentido interior, aos olhos de sua mente; pois talvez se possa interpretar assim a frase seguinte: “o que contemplamos”.
Isso pode ser distinto da percepção anterior, ver com os olhos, e talvez corresponda ao que o apóstolo diz em seu evangelho (João 1:14): “E contemplamos”, etheasametha, “a sua glória, glória como do unigênito do Pai”. A palavra não se aplica ao objeto imediato dos olhos, mas àquilo que se concluiu racionalmente do que viram.
“O que bem discernimos, contemplamos e examinamos, o que bem conhecemos deste Verbo da vida, vos relatamos.” Os sentidos devem informar a mente.
- Às suas mãos e ao sentido do tato: “E as nossas mãos apalparam” (tocaram e sentiram) “do Verbo da vida”.
Isso certamente se refere à plena convicção que nosso Senhor deu aos apóstolos acerca da verdade, realidade, solidez e constituição de seu corpo depois de ressuscitar dos mortos.
Quando lhes mostrou as mãos e o lado, é provável que tenha permitido que o tocassem; pelo menos, sabia da incredulidade de Tomé e da resolução que ele declarara de não crer até encontrar e sentir os lugares e as marcas das feridas pelas quais morrera. Assim, na reunião seguinte, chamou Tomé diante dos demais para satisfazer a própria curiosidade de sua incredulidade.
E provavelmente outros também o fizeram. “As nossas mãos apalparam do Verbo da vida.” A vida e o Verbo invisíveis não desprezaram o testemunho dos sentidos. O sentido, em seu lugar e esfera, é um meio que Deus designou e empregado pelo Senhor Cristo para nos instruir.
Nosso Senhor cuidou de satisfazer, tanto quanto possível, todos os sentidos dos apóstolos, para que fossem testemunhas mais autênticas dele ao mundo. Os que aplicam tudo isso à audição do evangelho perdem a variedade de sensações aqui mencionadas, a propriedade das expressões e a razão de serem repetidas e reforçadas: “O que vimos e ouvimos vos anunciamos”, v. 3.
Os apóstolos não podiam ser enganados por um exercício tão prolongado e variado dos sentidos. O sentido deve servir à razão e ao juízo; e a razão e o juízo devem servir à recepção do Senhor Jesus Cristo e de seu evangelho. A rejeição da revelação cristã acaba sendo reduzida à própria rejeição dos sentidos.
Ele os repreendeu por sua incredulidade e dureza de coração, porque não creram naqueles que o tinham visto depois de haver ressuscitado, Marcos 16:14.
III. Com uma solene declaração e confirmação desses fundamentos e evidências da verdade e doutrina cristãs. Os apóstolos publicam essas certezas para nossa satisfação: “Damos testemunho e vos mostramos”, v. 2. “O que vimos e ouvimos vos anunciamos”, v. 3.
Cabia aos apóstolos abrir aos discípulos as evidências que os haviam conduzido e as razões que os constrangiam a proclamar e propagar a doutrina cristã no mundo. A sabedoria e a integridade os obrigavam a demonstrar que não apresentavam ao mundo uma fantasia particular ou uma fábula engenhosamente inventada. A verdade evidente abriria a boca deles e forçaria uma profissão pública.
“Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos”, Atos 4:20. Era importante que os discípulos estivessem bem certos da verdade da instituição que haviam abraçado. Deviam ver as evidências de sua santa religião. Ela não teme a luz nem o exame mais criterioso. Pode produzir convicção racional e persuasão sólida na mente e na consciência.
Eu gostaria que vocês soubessem que grande luta (ou preocupação de espírito) tenho por vocês, e pelos de Laodiceia, e por todos os que não viram meu rosto em carne. Para que os seus corações estejam unidos em amor e em todas as riquezas da plena certeza do entendimento, para o reconhecimento do mistério de Deus, isto é, do Pai e de Cristo, Colossenses 2:1, 2.
IV. Com a razão pela qual o apóstolo apresenta e afirma este resumo da fé sagrada e esta síntese das evidências que a acompanham. Essa razão é dupla:
- Que os que creem nela sejam elevados à mesma felicidade que eles, os próprios apóstolos: “O que vimos e ouvimos vos anunciamos, para que tenhais comunhão conosco”, v. 3. O apóstolo não se refere à convivência pessoal nem à associação nas mesmas administrações da igreja, mas a algo compatível com a distância entre pessoas.
É a comunhão com o céu, nas bênçãos que vêm de lá e para lá conduzem. “Isto declaramos e testemunhamos, para que participeis conosco de nossos privilégios e felicidade.” Os espíritos do evangelho (ou os que são feitos felizes pela graça do evangelho) desejam que outros também sejam felizes. Vemos também uma comunhão que percorre toda a igreja de Deus.
Pode haver distinções e particularidades pessoais, mas há uma participação comum de privilégios e dignidade que pertence a todos os santos, do apóstolo mais elevado ao crente mais humilde. Assim como há a mesma fé preciosa, há também as mesmas promessas preciosas que dignificam e coroam essa fé, e as mesmas bênçãos e glórias preciosas que enriquecem e preenchem essas promessas.
Ora, para que os crentes ambicionem essa comunhão, sejam estimulados a conservar e guardar firmemente a fé que é o meio dessa comunhão, e para que os apóstolos também manifestem seu amor aos discípulos ao ajudá-los a ter a mesma comunhão que eles próprios têm, indicam o que ela é e onde está.
“E verdadeiramente a nossa comunhão” (ou participação) “é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.” Temos comunhão com o Pai e com o Filho do Pai (como em 2 João 1:3, onde ele recebe esse título enfático), em nosso feliz relacionamento com eles, ao recebermos deles bênçãos celestiais e em nossa comunhão espiritual com eles.
Temos agora com Deus e com o Senhor Cristo uma comunhão sobrenatural que é garantia e antegozo de nossa morada eterna com eles e de nosso desfrute deles na glória celestial. Veja aonde tende a revelação do evangelho: a nos elevar muito acima do pecado e da terra e a nos conduzir à bendita comunhão com o Pai e o Filho.
Veja por que a vida eterna se fez carne: para nos elevar à vida eterna em comunhão com o Pai e com ele. Veja quão aquém da dignidade, do proveito e do propósito da fé e da instituição cristãs vivem os que não têm comunhão espiritual e bendita com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
- Que os crentes sejam ampliados e elevados em santa alegria: “E estas coisas vos escrevemos, para que a vossa alegria seja completa”, v. 4. A dispensação do evangelho não é, propriamente, uma dispensação de medo, tristeza e pavor, mas de paz e alegria.
Terror e assombro podem acompanhar o monte Sinai, mas júbilo e alegria pertencem ao monte Sião, onde aparece o Verbo eterno, a vida eterna manifestada em nossa carne. O mistério da religião cristã foi diretamente concebido para a alegria dos mortais.
Deve ser motivo de alegria para nós que o Filho eterno tenha vindo buscar-nos e salvar-nos, que tenha feito plena expiação por nossos pecados, vencido o pecado, a morte e o inferno, viva como nosso Intercessor e Advogado junto ao Pai e volte para aperfeiçoar e glorificar seus crentes perseverantes.
Portanto, vivem aquém do proveito e do propósito da revelação cristã os que não estão cheios de alegria espiritual.
Os crentes devem alegrar-se por seu feliz relacionamento com Deus, como filhos e herdeiros dele, amados e adotados. Por seu feliz relacionamento com o Filho do Pai, como membros de seu corpo amado e coerdeiros com ele; pelo perdão de seus pecados.
Pela santificação de suas naturezas, pela adoção de suas pessoas e pela expectativa da graça e da glória que serão reveladas quando seu Senhor e cabeça voltar do céu.
Se estivessem firmes em sua santa fé, como se alegrariam! “Os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo”, Atos 13:52.
Versículos 5 a 7
O Testemunho Apostólico. (80 d.C.)
Depois de declarar a verdade e a dignidade do autor do evangelho, o apóstolo traz dele uma mensagem ou relato, do qual se deve tirar uma conclusão justa para consideração e convicção dos que professam a religião, ou afirmam acolher este glorioso evangelho.
I. Eis a mensagem ou relato que o apóstolo afirma vir do Senhor Jesus: “Esta, pois, é a mensagem que dele ouvimos” (v. 5), de seu Filho Jesus Cristo. Assim como ele foi o remetente direto dos apóstolos, também é a pessoa principal mencionada no contexto anterior e o antecedente mais próximo a que o pronome “dele” pode se referir.
Os apóstolos e ministros apostólicos são mensageiros do Senhor Jesus; sua honra, a principal que alegam, é levar sua vontade e suas mensagens ao mundo e às igrejas. Esta é a sabedoria e a dispensação atual do Senhor Jesus: enviar-nos suas mensagens por pessoas semelhantes a nós. Aquele que assumiu a natureza humana honrará vasos de barro.
Os apóstolos desejavam ser encontrados fiéis e entregar fielmente as incumbências e mensagens que haviam recebido.
Eram cuidadosos em transmitir o que lhes fora transmitido: “Esta, pois, é a mensagem que dele ouvimos e vos declaramos.” Devemos receber com alegria uma mensagem do Verbo da vida, do Verbo eterno; e esta é a mensagem (sobre a natureza de Deus, a quem devemos servir e com quem devemos desejar toda comunhão concedida): “Deus é luz, e nele não há treva alguma”, v. 5.
Este relato afirma a excelência da natureza divina. Ele é toda a beleza e perfeição que a luz pode representar para nós. É espiritualidade, pureza, sabedoria, santidade e glória, simples e ativas em si mesmas. Afirma também a plenitude absoluta dessa excelência e perfeição.
Não há defeito nem imperfeição, mistura alguma de algo estranho ou contrário à excelência absoluta, nem mutabilidade ou possibilidade de decadência nele: “Nele não há treva alguma”, v. 5. Ou este relato talvez se refira mais diretamente ao que geralmente se chama de perfeição moral da natureza divina, que devemos imitar, ou que deve influenciar mais diretamente nosso trabalho no evangelho.
Assim, abrangerá a santidade de Deus, a pureza absoluta de sua natureza e vontade, seu conhecimento penetrante (especialmente dos corações), seu zelo e sua justiça, que ardem como chama muito brilhante e veemente. Convém que o grande Deus seja apresentado a este mundo sombrio como luz pura e perfeita.
É o Senhor Jesus quem melhor nos revela o nome e a natureza do Deus inescrutável: “O unigênito, que está no seio do Pai, esse o declarou.”
É prerrogativa da revelação cristã trazer-nos o relato mais nobre, augusto e agradável do Deus bendito.
Um relato dos mais adequados à luz da razão e ao que ela pode demonstrar, dos mais adequados à magnificência de suas obras ao nosso redor e à natureza e ao ofício daquele que é o administrador, governador e juiz supremo do mundo.
O que mais, abrangendo toda essa perfeição, poderia ser incluído em uma palavra do que isto: “Deus é luz, e nele não há treva alguma”? Então:
II. Há uma conclusão justa a tirar desta mensagem e relato, para consideração e convicção dos que professam a religião ou afirmam acolher este evangelho. Essa conclusão se divide em duas partes:
- Para convencer os que professam ter comunhão com Deus, mas não a têm de verdade: “Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade.” Sabe-se que, no registro das Escrituras, andar é ordenar e conduzir o curso e os atos da vida moral, isto é, da vida na medida em que pode se sujeitar à lei divina.
Andar em trevas é viver e agir segundo ignorância, erro e prática errada, em oposição aos princípios fundamentais de nossa santa religião. Pode haver quem alegue grandes conquistas e experiências na religião, professe ter comunhão com Deus e, ainda assim, leve uma vida irreligiosa, imoral e impura.
A esses o apóstolo não hesitaria em chamar de mentirosos: Eles mentem e não praticam a verdade. Eles mentem a respeito de Deus, pois ele não mantém comunhão ou intercâmbio celestial com almas profanas. “Que comunhão tem a luz com as trevas?” Mentem a respeito de si mesmos, pois não recebem tais comunicações de Deus nem têm acesso a ele.
Não há verdade em sua profissão nem em sua prática; ou a prática desmente a profissão e as alegações deles, demonstrando sua insensatez e falsidade.
- Para convencer e, em seguida, dar satisfação aos que estão perto de Deus: “Mas, se andarmos na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos limpa de todo pecado.”
Assim como o Deus bendito é a luz eterna e ilimitada, e o Mediador é, procedente dele, a luz do mundo, assim a instituição cristã é o grande luminar que aparece em nossa esfera e brilha aqui embaixo.
A conformidade de espírito e prática com essa luz demonstra comunhão com Deus. Os que assim andam mostram que conhecem a Deus, receberam do Espírito de Deus e trazem gravada na alma a marca ou imagem divina.
Então temos comunhão uns com os outros, eles conosco e nós com eles, e tanto eles quanto nós com Deus, em suas benditas ou beatíficas comunicações a nós.
E esta é uma dessas comunicações beatíficas a nós: o sangue, ou a morte, de seu Filho é aplicado ou imputado a nós: “O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos limpa de todo pecado.” A vida eterna, o Filho eterno, assumiu carne e sangue e assim se tornou Jesus Cristo. Jesus Cristo derramou seu sangue por nós, ou morreu para nos lavar de nossos pecados em seu próprio sangue.
Aplicado a nós, seu sangue nos livra da culpa de todo pecado, tanto original quanto efetivo, inerente e cometido; assim, somos considerados justos diante dele. E não somente isso, mas seu sangue nos obtém as influências sagradas pelas quais o pecado deve ser subjugado cada vez mais, até ser inteiramente abolido, Gálatas 3:13, 14.
Versículos 8 a 10
Confissão e Perdão. (80 d.C.)
Aqui, I. O apóstolo supôs que até mesmo os que desfrutam dessa comunhão celestial ainda têm seu pecado. Agora ele justifica essa suposição mostrando as consequências terríveis de negá-la, em dois aspectos: 1. “Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós”, v. 8. Devemos ter cuidado para não enganar a nós mesmos, negando ou desculpando nossos pecados.
Quanto mais os enxergarmos, mais estimaremos e valorizaremos o remédio. Se os negamos, a verdade não está em nós: ou a verdade contrária a essa negação (mentimos ao negar nosso pecado), ou a verdade da religião. A religião cristã é a religião dos pecadores, dos que pecaram e nos quais o pecado ainda habita em alguma medida.
A vida cristã é uma vida de arrependimento contínuo, humilhação por causa do pecado e mortificação dele; de fé contínua no Redentor, gratidão e amor por ele; e de expectativa esperançosa e alegre pelo dia da redenção gloriosa, quando o crente será absolvido por completo e para sempre, e o pecado será abolido eternamente.
- “Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós”, v. 10. Negar o nosso pecado não apenas nos engana, mas também desonra a Deus. Isso desafia sua veracidade. Ele deu testemunho abundante do pecado do mundo e contra ele.
“E o Senhor disse em seu coração” (assim determinou para si): “Não tornarei a amaldiçoar a terra por causa do homem” (como fizera pouco antes), “porque” (ou, segundo o erudito bispo Patrick, embora) “a imaginação do coração do homem é má desde a sua mocidade”, Gênesis 8:21.
Mas Deus deu seu testemunho do pecado contínuo e da pecaminosidade do mundo ao prover um sacrifício suficiente e eficaz pelo pecado, necessário em todas as épocas. E testemunhou a pecaminosidade contínua dos próprios crentes ao exigir que confessem continuamente seus pecados e, pela fé, recorram ao sangue desse sacrifício.
Portanto, se dissermos ou que não pecamos ou que não continuamos a pecar, a palavra de Deus não está em nós, nem em nossa mente, quanto ao conhecimento que deveríamos ter dela, nem em nosso coração, quanto à influência prática que deveria exercer sobre nós.
II. O apóstolo então instrui o crente no caminho para obter o perdão contínuo de seu pecado. Temos aqui, 1. O dever necessário para isso: “Se confessarmos os nossos pecados”, v. 9. A confissão arrependida e o reconhecimento do pecado são a tarefa do crente e o meio de livrá-lo da culpa. E 2. O ânimo para isso e a certeza do desfecho feliz.
Essa garantia é a veracidade, justiça e clemência de Deus, a quem ele faz tal confissão: “Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos limpar de toda injustiça”, v. 9. Deus é fiel à sua aliança e à sua palavra, nas quais prometeu perdão aos que, arrependidos e crendo, confessam seus pecados.
É justo consigo mesmo e com sua glória, pois providenciou um sacrifício pelo qual sua justiça é declarada na justificação dos pecadores. É justo para com seu Filho, a quem não apenas enviou para esse serviço, mas também prometeu que seriam perdoados, por causa dele, os que viessem por meio dele.
“Pelo seu conhecimento” (pela apreensão dele mediante a fé) “o meu servo justo justificará a muitos”, Isaías 53:11.
Deus também é clemente e gracioso; assim, perdoará todos os pecados do confessor contrito, o limpará da culpa de toda injustiça e, no tempo devido, o livrará do poder e da prática dela.