Atos a Apocalipse
Depois de muita expectativa e numerosas indagações, o último volume da Exposição do falecido reverendo Sr. Henry aparece agora no mundo. Sem dúvida, serão percebidas nele as desvantagens comuns às obras póstumas; esperamos, porém, que, embora haja diversidade de dons, nele se encontre o mesmo espírito.
Alguns parentes e ouvintes desse homem excelente se deram ao trabalho de transcrever as notas taquigráficas que tomaram sobre esta parte das Sagradas Escrituras quando ele a expunha em família ou na congregação. Forneceram-nos material muito bom para concluir esta grande obra.
Não duvidamos de que os ministros nela envolvidos tenham feito dessas contribuições um uso capaz de conferir a esta composição a honra do nome do Sr. Henry; sendo assim, de muito bom grado ocultam os próprios nomes.
O Novo Testamento pode ser dividido, com muita propriedade, em duas partes: uma histórica, a outra epistolar. É a exposição desta última que agora recomendamos. Apresentaremos algumas considerações sobre a forma epistolar de escrever em geral e depois observaremos a autoridade divina destas epístolas, bem como seu estilo, matéria, método e propósito.
O que se poderia dizer de cada autor inspirado ficará para os prefácios das epístolas respectivas.
Quanto à forma epistolar de escrever, basta observar que ela costuma ter três características: em certos aspectos pode ser mais difícil de compreender, mas é muito proveitosa e muito agradável. Essas serão, como veremos, as características destas cartas sagradas.
Encontraremos nelas coisas difíceis de compreender, sobretudo em certas passagens, nas quais não conseguimos descobrir tão bem as ocasiões particulares em que foram escritas nem as questões ou fatos a que se referem. Isso, porém, é abundantemente compensado pelo proveito que receberão os que as lerem com a devida atenção.
Encontrarão raciocínios da maior força, interpelações das mais comoventes e exortações calorosas e insistentes, mescladas com advertências e repreensões oportunas. Tudo isso se ajusta admiravelmente à formação de sentimentos e afetos apropriados na mente.
Quanto prazer e deleite sólidos isso deve proporcionar às pessoas de espírito sério e religioso, especialmente quando aplicam a si mesmas, com sabedoria e fidelidade, aquilo que corresponde a seu caso! Assim, essas cartas lhes parecerão escritas tão verdadeiramente a elas como se trouxessem seus nomes no sobrescrito.
É natural que sintamos grande prazer ao ler uma carta sábia e bondosa, cheia de instrução e consolo, enviada por um amigo distante. Quanto mais, então, devemos prezar esta parte das Sagradas Escrituras, ao considerar que nosso Deus e Salvador nos escreveu estas cartas, nas quais encontramos as grandes coisas de sua lei e de seu evangelho, as coisas que dizem respeito à nossa paz!
Assim, não só os santos apóstolos, embora mortos, ainda falam, mas o Senhor dos profetas e apóstolos continua a falar e escrever a nós. Enquanto as lemos com os devidos afetos e as acompanhamos de petições e ações de graças apropriadas, mantém-se uma bendita correspondência e comunhão entre o céu e nós, enquanto ainda peregrinamos na terra.
Mas é sobretudo a inspiração e autoridade divinas destas epístolas que nos importa conhecer; é da maior importância que nossa mente esteja plenamente firmada nesse ponto. Temos provas fortes e claras de que essas epístolas foram escritas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus e de que eles, como os profetas do Antigo Testamento, falaram e escreveram movidos pelo Espírito Santo.
Em todas as eras da igreja, os cristãos receberam estas epístolas como parte das Sagradas Escrituras, dadas por inspiração de Deus e proveitosas para doutrina, repreensão, correção e instrução na justiça, capazes de nos tornar sábios para a salvação pela fé em Jesus Cristo.
São parte da regra universal e permanente de fé e vida. Ela contém doutrinas e revelações que somos obrigados a crer com fé divina, por procederem do Deus da verdade, e deveres que devemos praticar em obediência à vontade de Deus, reconhecendo que as coisas nelas escritas são mandamentos de Deus, 1 Coríntios 14:37.
Pelas mesmas razões que nos levam a reconhecer as outras partes da Bíblia como palavra de Deus, devemos reconhecê-las também. Se há boa razão, como de fato há, para crer que os livros de Moisés foram escritos por inspiração divina, há a mesma razão para crer que os escritos dos profetas também vieram de Deus.
A Lei e os Profetas dizem as mesmas coisas, e coisas que só o Espírito Santo poderia ensinar.
Se devemos crer, com fé divina, que o Antigo Testamento é revelação de Deus, não podemos, com fundamento, questionar a autoridade divina do Novo. Basta considerar como suas histórias concordam exatamente com as profecias do Antigo e como os tipos e sombras obscuros da Lei são esclarecidos e cumpridos no evangelho.
Tampouco alguém que alega crer na autoridade divina da parte histórica do Novo Testamento, que contém os Evangelhos e Atos, pode com fundamento questionar a autoridade igual da parte epistolar.
O assunto de todas essas epístolas, assim como dos sermões dos apóstolos, é a palavra de Deus (Romanos 10:17; 1 Tessalonicenses 2:13; Colossenses 1:25), o evangelho de Deus (Romanos 15:16; 2 Coríntios 11:7) e o evangelho de Cristo, 2 Coríntios 2:12.
Estamos edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo o próprio Jesus Cristo a principal pedra angular. Assim como Moisés escreveu sobre Cristo, todos os profetas também o fizeram, pois o Espírito de Cristo neles dava testemunho dele.
Os apóstolos confirmaram o que o próprio Cristo começou a ensinar, e Deus também lhes deu testemunho com sinais, prodígios, diversos milagres e dons do Espírito Santo segundo sua vontade, Hebreus 2:3-4.
A manifestação de Deus em carne, o que ele começou a fazer e ensinar até o dia em que foi levado ao alto, seus sofrimentos até a morte e sua ressurreição — coisas que nos são declaradas e que devemos crer firmemente e considerar atentamente — fornecem-nos um relato amplo do caminho da vida e da salvação por Jesus Cristo.
Ainda assim, era da vontade de nosso bendito Senhor que seus apóstolos não só publicassem seu evangelho em todo o mundo, mas também, depois de sua ressurreição, declarassem a seu respeito certas coisas mais claramente do que ele julgou apropriado declarar enquanto esteve na terra.
Para esse fim, prometeu enviar seu Espírito Santo a fim de ensinar-lhes todas as coisas e trazer à sua lembrança tudo quanto lhes dissera, João 14:26. Pois lhes disse (João 16:12-13): Tenho ainda muitas coisas para dizer a vocês, mas agora não podem suportá-las; quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele os conduzirá a toda a verdade e lhes mostrará as coisas que hão de vir.
De acordo com isso, vemos um derramamento maravilhoso do Espírito Santo sobre os apóstolos, chamados nestas epístolas servos, embaixadores e ministros de Cristo, e administradores dos mistérios de Deus. Sob sua orientação infalível, pregaram o evangelho e declararam todo o conselho de Deus, com espantosa coragem e êxito, enquanto Satanás caía por toda parte diante deles como um relâmpago do céu.
É inegável que, ao pregar o evangelho, estavam sob a influência do Espírito infalível. Comprovam-no os dons e poderes milagrosos que receberam para sua obra, especialmente o dom de línguas, tão necessário à publicação do evangelho por todo o mundo entre nações de línguas diferentes.
Também não devemos omitir o grande poder que acompanhou a palavra pregada, levando multidões à obediência da fé apesar de toda oposição da terra e do inferno e dos desejos poderosos no coração daqueles que se voltaram dos ídolos para servir ao Deus vivo e esperar do céu seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livrou da ira vindoura.
Não se pode negar que estavam sob a mesma poderosa influência ao escrever estas epístolas e ao pregar. A assistência infalível parece ao menos tão necessária para dirigir a escrita quanto a pregação, pois as epístolas preservariam na memória o que fora transmitido oralmente (2 Pedro 1:15) e corrigiriam equívocos sobre expressões usadas na pregação (2 Tessalonicenses 2:2).
Deveriam permanecer como regra e registro permanentes aos quais os crentes pudessem recorrer para defender a verdade e descobrir o erro, e como meio adequado de transmitir as verdades do evangelho à posteridade, até o fim dos tempos.
Além disso, os autores dessas epístolas declararam que o que escreviam vinha de Deus. Ora, deviam saber se tinham ou não a assistência especial do Espírito divino ao escrever, como também ao pregar. Em tudo se mostram homens de tamanha integridade que não ousariam dizer que tinham o Espírito de Deus se não o tivessem, nem mesmo se duvidassem de tê-lo.
Mais ainda: quando expressam uma opinião pessoal, ou falam apenas sob alguma influência comum, têm o cuidado de dizer ao mundo que são eles, não o Senhor, que dizem essas coisas; nas demais, não são eles, mas o Senhor, 1 Coríntios 7:10, 12, etc.
O apóstolo Paulo faz do reconhecimento dessa inspiração um critério para provar aqueles que alegavam ser profetas ou espirituais: Reconheçam, diz ele, que as coisas que lhes escrevo são mandamentos do Senhor, 1 Coríntios 14:37.
E o apóstolo Pedro apresenta como razão para escrever o desejo de que seus destinatários, depois de sua morte, mantivessem sempre essas coisas na memória (2 Pedro 1:15). Mais adiante ele as chama de mandamento dos apóstolos do Senhor (2 Pedro 3:1-2) e, portanto, do próprio Senhor.
O apóstolo João declara (1 João 4:6): “Nós somos de Deus; quem conhece a Deus nos ouve; quem não é de Deus não nos ouve. Nisto conhecemos o Espírito da verdade e o espírito do erro.”
Quanto ao estilo destas epístolas, embora seja necessário crer que uma influência divina supervisionou seus diversos autores, não é fácil explicar como isso ocorreu.
Tampouco é fácil determinar se, e em que aspectos, as palavras que escreveram lhes foram ditadas pelo Espírito Santo como a meros escreventes, ou até que ponto sua memória, capacidade de raciocínio e outros talentos naturais ou adquiridos foram empregados sob a supervisão do Espírito.
Devemos crer que esses homens santos falaram e escreveram movidos pelo Espírito Santo, que os impulsionou e auxiliou nessa obra. É muito provável que, às vezes, ele não apenas lhes sugerisse os próprios pensamentos, mas lhes pusesse palavras na boca.
O Espírito sempre os conduzia infalivelmente a toda a verdade, tanto quando expunham as Escrituras do Antigo Testamento como quando davam regras para nossa fé e prática na condição da igreja sob o evangelho.
Talvez, porém, sem diminuir a autoridade dessas epístolas, se possa admitir que seus autores empregaram em sua maneira de escrever parte de sua capacidade de raciocínio e de seus diferentes talentos, assim como seus diversos modos de escrever à mão. Isso explicaria a diferença de estilo observada entre os escritos de Paulo, educado aos pés de Gamaliel, e os de Pedro e João, que eram pescadores.
Diferença semelhante pode ser percebida entre o estilo do profeta Isaías, educado na corte, e o de Amós, que era um dos pastores de Tecoa. Seja como for, o melhor caminho para compreender corretamente essas Escrituras não é examinar com excessiva minúcia as palavras e expressões, mas prestar cuidadosa atenção ao rumo e ao propósito dos autores inspirados nelas.
O conteúdo destas epístolas está inteiramente de acordo com o restante das Escrituras. Nelas encontramos referências frequentes a passagens do Antigo Testamento e explicações dessas passagens; na Epístola aos Hebreus, temos a melhor exposição da lei levítica.
De fato, o Novo Testamento remete ao Antigo e, em certo sentido, edifica sobre ele: mostra o cumprimento de todas as antigas promessas e profecias acerca do Messias e explica todos os tipos e sombras, agora ultrapassados, das coisas boas que então haveriam de vir.
Além dessas referências à parte anterior das Sagradas Escrituras, algumas epístolas contêm profecias inteiramente novas ou, pelo menos, reveladas com maior amplitude e clareza. É o caso da profecia no Apocalipse acerca da ascensão, do reinado e da queda do anticristo; temos algum relato dessa grande apostasia em 2 Tessalonicenses 2:3-4 e 1 Timóteo 4:1-3.
Nas epístolas, diversas grandes doutrinas do evangelho são discutidas mais plenamente do que em outras partes. Entre elas estão o pecado original, o pecado que habita nos regenerados, a justificação pela justiça de Cristo, a abolição dos ritos e cerimônias judaicos e a verdadeira natureza e finalidade dos selos da nova aliança, as obrigações que nos impõem e seu uso permanente na igreja cristã.
O método geral destas epístolas é o que melhor serve ao seu fim ou propósito, que é também o fim de toda a Escritura: piedade prática, nascida do amor divino, de uma boa consciência e de uma fé sem fingimento.
Por isso, a maioria das epístolas começa com as grandes doutrinas do evangelho, os artigos da fé cristã, que, uma vez recebidos, operam pelo amor, purificam a consciência e produzem obediência evangélica. Depois que esses princípios são estabelecidos, tiram-se deles conclusões práticas e insiste-se nelas.
Esse método leva em conta a natureza e as faculdades da alma humana, na qual o entendimento deve ir à frente e a vontade, os afetos e as capacidades de agir devem segui-lo. Também considera a natureza da religião em geral, que é um serviço racional. Não devemos ser governados por fantasias supersticiosas nem por paixões cegas, mas por juízo sadio e boa compreensão da mente e vontade de Deus.
Assim aprendemos como é necessário unir fé e prática, verdade e santidade. O cumprimento de deveres morais jamais será aceitável a Deus nem útil à nossa salvação sem a crença na verdade, pois os que naufragam na fé raramente mantêm boa consciência. E a mais solene profissão de fé jamais salvará os que retêm a verdade em injustiça.
As ocasiões particulares em que estas epístolas foram escritas não aparecem em todas com a mesma clareza. A Primeira Epístola aos Coríntios parece ter surgido das infelizes divisões que tão cedo apareceram nas igrejas de Cristo, devido à rivalidade entre os ministros e aos apegos pessoais do povo; mas não se limita a esse assunto.
A Epístola aos Gálatas parece dirigida principalmente contra os mestres judaizantes que procuravam afastar os gentios convertidos da simplicidade do evangelho na doutrina e no culto. A Epístola aos Hebreus foi manifestamente concebida para desprender os judeus convertidos dos ritos e cerimônias mosaicos, pelos quais conservavam excessivo apego, e reconciliá-los com a abolição daquela ordem.
As epístolas dirigidas a pessoas específicas mostram ainda mais claramente seu propósito, que se pode perceber à primeira vista. Mas uma coisa é certa: nenhuma dessas epístolas é de interpretação particular.
A maioria dos salmos e das profecias do Antigo Testamento foi escrita ou pronunciada em ocasiões particulares; apesar disso, continua a ter uso universal e permanente e a instruir muito até mesmo a nós, sobre quem chegaram os fins dos tempos.
O mesmo vale para as epístolas cuja origem e ocasião parecem mais restritas. Sempre haverá necessidade de advertir os cristãos contra divisões sem amor e contra a corrupção da fé e do culto do evangelho. Sempre que as circunstâncias forem as mesmas, essas epístolas se dirigirão com a mesma certeza a tais igrejas e pessoas como se tivessem sido endereçadas a elas.
Supomos que essas observações gerais sejam suficientes para introduzir o leitor no próprio livro. Lancemos agora breve olhar sobre a obra inteira, da qual esta parte póstuma é a conclusão.
Faz cerca de catorze anos que a primeira parte desta exposição da Bíblia foi publicada. Em cinco anos, concluiu-se o Antigo Testamento em quatro volumes. O primeiro volume do Novo Testamento exigiu mais tempo.
Embora o autor, cuja memória é sempre digna de honra, estivesse constantemente ocupado com o trabalho normal de seu ministério, nos últimos anos de sua vida, quando preparou a exposição da parte histórica do Novo Testamento, seu tempo esteve menos sob seu controle do que nunca.
Sua mudança para Hackney, a pregação quase contínua dia após dia, as viagens a Chester e a necessidade de visitar com maior frequência os amigos em Londres e nos arredores, junto com a perceptível deterioração gradual de sua saúde, justificam mais do que suficientemente os três anos decorridos antes da conclusão daquele volume.
E, diante de tais dificuldades, ninguém senão um homem de seu santo zelo, trabalho incansável e grande discernimento poderia ter realizado tamanho serviço nesse período. Ele não viveu para ver aquele volume publicado, embora o tenha deixado pronto para a impressão. A igreja de Deus foi subitamente privada de um dos ministros mais úteis daquela era.
Temos recolhido os fragmentos daqueles banquetes com que ele costumava deleitar familiares e amigos em seu agradável trabalho de abrir as Escrituras. Resta-nos recomendar toda esta obra à aceitação e à bênção de nosso Deus e Salvador, a cuja honra e causa ela foi, desde o início, dirigida e dedicada.
Não precisamos preocupar-nos muito com a recepção que ela terá no mundo. O que foi publicado anteriormente foi recebido e lido com grande prazer e proveito pelos cristãos mais sérios e experientes da Grã-Bretanha e Irlanda. Os muitos e insistentes pedidos para publicar este suplemento e reimprimir a obra inteira não nos deixam motivo para duvidar de que será calorosamente bem-vinda.
É preciso reconhecer, porém, que vivemos numa época que, por alimentar-se de cinzas e vento, perdeu em grande medida o gosto por tudo o que é espiritual e evangélico. Ainda assim, estamos convencidos de que haverá muitos que, pelo uso, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.
Os que considerarem as notas expositivas longas demais, especialmente para o culto familiar, podem facilmente resolver o problema lendo uma parte menor do capítulo de cada vez ou abreviando as anotações e lendo o restante quando tiverem mais tempo.
Embora devam ser reconhecidas como um tanto extensas, estamos convencidos de que os que as lerem seriamente nada encontrarão nelas de supérfluo ou impertinente.
Se em algum ponto certas observações do comentário não parecerem decorrer tão naturalmente e necessariamente do texto, cremos que, quando forem bem consideradas e comparadas, se verá que estão de acordo com a analogia e a razão geral do assunto e lhe pertencem de fato.
Se houver quem considere esta exposição da Bíblia simples e familiar demais, sem as belezas da oratória nem a força da crítica, desejamos apenas que a releia com a devida atenção. Estamos bastante confiantes de que achará o estilo natural, claro e abrangente.
Pensamos que dificilmente poderá apontar uma só observação crítica valiosa dos comentaristas mais eruditos que não encontre nesta exposição, embora formulada em palavras simples e sem ostentar seu caráter crítico.
Ninguém foi mais hábil que o Sr. Henry no talento útil de tornar claras as coisas obscuras, ao passo que muitos dos que se orgulham de sua capacidade crítica parecem preferir tornar obscuras as coisas claras.
Deixamos, porém, que esta grande e boa obra fale por si. Não duvidamos de que crescerá em uso e estima e, pela bênção de Deus, ajudará a reavivar e promover a religião em família e o conhecimento das Escrituras, além de sustentar a credibilidade dos comentários bíblicos, embora redigidos em palavras humanas.
Esses comentários sempre foram considerados grandes tesouros da igreja e, quando feitos com discernimento, longe de diminuir a autoridade da Bíblia, muito promoveram sua honra e utilidade.
Estes são os ministros pelos quais se concluiu a Exposição dos escritos epistolares e do Apocalipse, conforme a relação de J. B. Williams, Esq., LL.D., F.S.A., em Memoirs of the Life, Character, and Writings, of the Rev. Matthew Henry, edição em oitavo, p. 308.
Romanos Sr. [mais tarde Dr.] John Evans.
1 Coríntios Sr. Simon Browne.
2 Coríntios Sr. Daniel Mayo.
Gálatas Sr. Joshua Bayes.
Efésios Sr. Samuel Rosewell.
Filipenses } Sr. [mais tarde Dr.] William Harris.
Colossenses
1 Tessalonicenses } Sr. Daniel Mayo.
2 Tessalonicenses
1 Timóteo } Sr. Benjamin Andrews Atkinson.
2 Timóteo
Tito } Sr. Jeremiah Smith.
Filemom
Hebreus Sr. William Tong.
Tiago Dr. S. Wright.
1 Pedro Sr. Zec. Merrill.
2 Pedro Sr. Joseph Hill.
1, 2 e 3 João Sr. John Reynolds, de Shrewsbury.
Judas Sr. John Billingsley.
Apocalipse Sr. William Tong.