Isaías a Malaquias
São todos proféticos os livros das Escrituras dos quais aqui, em fraqueza, temor e muito tremor, procuramos oferecer uma explicação metódica e uma aplicação prática. Chamo-os proféticos porque assim são em sua maior parte, embora contenham algumas narrativas históricas, inseridas aqui e ali para esclarecer as profecias, e um livro de Lamentações.
Nosso Salvador muitas vezes usa “a Lei e os Profetas” para designar todo o Antigo Testamento.
Ao deixarem de lado os preceitos cerimoniais e insistirem apenas nas questões mais importantes da lei, os profetas indicavam claramente que essa parte da lei de Moisés seria abolida pelo evangelho. Por suas muitas predições acerca de Cristo e do reino de sua graça, indicavam o cumprimento e a perfeição dessa outra parte da lei de Moisés no evangelho.
Desse modo, os profetas eram o nexus — o elo de ligação — entre a lei e o evangelho; por isso, com propriedade, foram colocados entre ambos.
Sendo proféticos, estes livros são, como tais, divinos e de origem celestial. Temos leis, histórias e poemas humanos, assim como divinos, mas não podemos ter profecias humanas. Homens sábios e bons podem formular conjecturas prudentes sobre acontecimentos futuros — chamamo-las prognósticos morais —, mas é essencial à profecia verdadeira que venha de Deus.
O erudito Huetius [9] estabelece como um de seus axiomas: Omnis prophetica facultas à Deo est — todo dom profético vem de Deus. Demonstra que tanto judeus quanto pagãos entendiam ser prerrogativa de Deus prever as coisas futuras e que, se alguém tinha tal poder, o recebera de Deus.
Por isso, os judeus consideram que toda profecia é dada pelo grau mais alto de inspiração, exceto aquela que era peculiar a Moisés.
Quando nosso Salvador perguntou aos principais sacerdotes se o batismo de João era do céu ou dos homens, eles não ousaram dizer “dos homens”, porque o povo o considerava profeta e, nesse caso, o batismo não vinha dos homens.
O nome hebraico do profeta é nby' — alguém que fala, prega ou discursa, um mensageiro ou intérprete que transmite aos filhos dos homens as mensagens de Deus, como um arauto que proclama a guerra ou um embaixador que trata da paz.
Deve-se lembrar, porém, que antes ele era chamado r'h ou hsh, isto é, vidente (1 Samuel 9:9). Pois os profetas, com os olhos da mente, primeiro viam aquilo de que deviam falar e então falavam do que tinham visto.
Profecia, em sentido estrito, é a predição das coisas futuras. Deus concedeu esse poder a algumas pessoas não só para que, quando se cumprisse o que haviam anunciado, houvesse um sinal que confirmasse a fé da igreja na doutrina pregada, mas também para advertência, instrução e consolo.
Isso se dava mesmo em vista de acontecimentos que elas próprias talvez não vivessem para ver, mas que se cumpririam no devido tempo. Assim, predições de coisas que aconteceriam muito depois podiam ter utilidade imediata.
O erudito dr. Grew [10] descreve a profecia nesse sentido como “uma declaração da presciência divina que, a qualquer distância, contempla, através de uma sequência infinita de causas conhecidas e desconhecidas para nós, um efeito seguro e certo”.
Daí conclui “que a existência das profecias pressupõe a inexistência de contingências. Pois, embora muitas coisas nos pareçam contingentes, se de fato o fossem, não poderia haver profecia; e não há contingência que pareça tão solta e independente que não seja elo de alguma cadeia”.
Huetius apresenta ainda a razão pela qual só Deus pode predizer as coisas futuras: todo efeito depende de um número infinito de causas anteriores. Aquele que prediz o efeito precisa conhecer todas elas em sua ordem; só Deus pode fazê-lo, pois somente ele é onisciente.
Assim também argumenta Túlio: Qui teneat causas rerum futurarum, idem necesse est omnia teneat quæ futura sint; quod facere nemo nisi Deus potest — quem conhece as causas dos acontecimentos futuros deve necessariamente conhecer os próprios acontecimentos; essa é prerrogativa exclusiva de Deus [11].
Por isso, vemos que o Deus de Israel prova ser Deus ao anunciar pelos profetas as coisas futuras, que sucedem conforme a predição (Isaías 46:9, 10). Pelo mesmo critério, ele refuta as pretensões das divindades pagãs, pois elas não podiam mostrar as coisas que haveriam de acontecer (Isaías 41:23).
Tertuliano prova a autoridade divina das Escrituras pelo cumprimento de suas profecias: Idoneum, opinor, testimonium divinitatis, veritas divinationis — considero o cumprimento da profecia um testemunho satisfatório da parte de Deus [12].
Além de predizer o futuro, a descoberta por revelação divina de coisas ocultas também é um ramo da profecia. Assim foi quando Aías reconheceu a esposa de Jeroboão apesar do disfarce, e quando Eliseu contou a Geazi o que se passara entre ele e Naamã.
Mas [13], na linguagem das Escrituras, “profecia” tem sentido mais amplo: é a declaração aos filhos dos homens, por palavra ou por escrito, daquilo que Deus revelou a quem fala ou escreve.
Essa revelação vem por visão, sonho ou inspiração, enquanto o Espírito Santo dirige a mente, a língua e a pena dessas pessoas e lhes dá não só capacidade, mas autoridade para declarar tais coisas em seu nome e introduzi-las com: Assim diz o Senhor.
Nesse sentido se diz que a profecia da Escritura não veio outrora pela vontade humana, como poderiam vir outros discursos morais piedosos, mas que homens santos falaram e escreveram movidos pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:20, 21). O mesmo Espírito Santo que se movia sobre a face das águas para produzir o mundo moveu a mente dos profetas para produzir a Bíblia.
Penso ser digno de observação que todas as nações, tendo alguma noção de Deus e da religião, tiveram também alguma ideia de profetas e profecia. Veneravam-nos e desejavam e esperavam conhecer e comunicar-se desse modo com os deuses que adoravam. Testemunham-no seus oráculos e áugures e as muitas artes de adivinhação utilizadas em todas as épocas e regiões do mundo.
É comum apresentar contra os ateus, para provar que há um Deus, o argumento de que todas as nações do mundo reconheceram alguma divindade ou algum ser superior a elas, a quem adorar e dirigir orações, em quem confiar e a quem louvar. As nações mais ignorantes e bárbaras não puderam evitar esse conhecimento; as mais instruídas e refinadas não puderam evitar essa crença.
Isso prova suficientemente o consentimento geral e unânime da humanidade quanto a essa verdade, embora a grande maioria dos homens tenha fabricado para si deuses que não eram deuses.
Penso que se pode argumentar com a mesma força contra os deístas, para provar a existência de uma revelação divina. Todas as nações do mundo tiveram e veneraram aquilo que, ao menos, consideravam ser revelação divina, e não podiam viver sem ela, embora também nisso se tenham tornado vãs em suas imaginações e seu coração insensato se tenha obscurecido.
Mas, se não existissem uma divindade verdadeira e uma profecia verdadeira, jamais teriam aparecido divindades pretensas nem profecias falsas.
Licurgo e Numa, os dois grandes legisladores das comunidades espartana e romana, levaram seus povos a observar as leis convencendo-os de que as haviam recebido por revelação divina. Assim fizeram da obediência a elas uma questão de religião.
Quem quer que tenha algum conhecimento das histórias gregas e romanas, bem como das mais antigas da Caldeia e do Egito, há de recordar o profundo respeito que seus príncipes e grandes comandantes, e não apenas o povo irrefletido, tinham pelos oráculos, profetas e prognósticos dos adivinhos. Em todas as questões importantes, eram consultados com grande gravidade e solenidade.
Muitas vezes as decisões de conselhos e os movimentos de poderosos exércitos dependiam deles, por mais infundados e forçados que parecessem.
O erudito filósofo e médico Caspar Peucer [14] apresenta um relato completo das muitas espécies de adivinhação e predição usadas entre os gentios para anunciar a sorte dos Estados e das pessoas. Segundo ele, Platão as reduziu todas a duas categorias.
A primeira, Divinatio Mantike, era uma espécie de inspiração, ou assim se supunha: o profeta ou a profetisa predizia o futuro por um sopro ou furor interior.
Desse tipo eram o oráculo de Apolo em Delfos e o de Júpiter Trofônio. Eles e outros semelhantes foram célebres durante muitas épocas, enquanto prevaleceu o reino das trevas. Mas, como mostram alguns dos próprios escritores pagãos, todos foram silenciados e emudeceram quando o evangelho — o oráculo verdadeiramente divino — começou a ser pregado às nações.
A outra espécie de adivinhação era a que ele chama Oionistike: prognóstico por sinais, segundo regras de uma arte, como o voo das aves, as entranhas dos animais, as estrelas ou meteoros e muitos acontecimentos considerados agourentos. Por meio deles, um mundo insensato era miseravelmente enganado.
Temos também ampla exposição dessa matéria nas recentes e eruditas dissertações de Anton. Van Dale, às quais remeto o leitor [15].
Nada desse tipo, porém, causou maior repercussão no mundo gentio do que os oráculos das sibilas e suas profecias. Seu nome significa conselho divino: Sibyllæ, como Siobulæ, pois Sios, no dialeto eólico, aparece no lugar de Theos. Peucer diz que “quase todas as nações tinham suas sibilas, mas as da Grécia eram as mais célebres”.
Viveram em épocas diferentes; diz-se que a mais antiga foi a sibila délfica, que viveu antes da guerra de Troia ou por essa época.
A sibila eritreia foi a mais famosa; viveu por volta do tempo de Alexandre, o Grande. Mas é da sibila cumana que se conta a história de que se apresentou a Tarquínio, o Soberbo, com nove livros de oráculos, oferecendo-os por preço tão alto que ele se recusou a comprá-los.
Então ela queimou três; após a segunda recusa, queimou mais três, mas o obrigou a pagar o mesmo preço pelos três restantes, guardados com grande cuidado no Capitólio.
Esses livros depois foram destruídos acidentalmente num incêndio do Capitólio, e fez-se uma coleção de outros oráculos sibilinos. São esses que Virgílio menciona em sua quarta Écloga [16]. Todos os oráculos das sibilas ainda existentes foram reunidos e publicados na Holanda, não muitos anos atrás, por Seryatius Gallæus, em grego e latim, com notas extensas e eruditas.
Ele os publicou juntamente com tudo o que se conseguiu encontrar dos oráculos métricos atribuídos a Júpiter, Apolo, Serápis e outros, por Joannes Opsopæus.
Muitos dos pais da igreja apelavam aos oráculos das sibilas para confirmar a religião cristã. Justino Mártir [17] apela a eles com muita confiança, persuadindo os gregos a dar crédito àquela antiga sibila, cujas obras circulavam por todo o mundo; e recorre ao testemunho dela e ao de Hidaspes acerca da conflagração universal e dos tormentos do inferno.
Clemente de Alexandria [18] cita muitas vezes os versos das sibilas com grande respeito; Lactâncio [19] também o faz.
Santo Agostinho, [20] em A Cidade de Deus, reproduz por inteiro o célebre acróstico que se dizia ser um dos oráculos da Sibila Eritreia: as primeiras letras dos versos formam Iesous Christos Theou hyios Soter — Jesus Cristo, Filho de Deus, o Salvador.
Eles apresentam diversas passagens desses oráculos que predizem expressamente a vinda do Messias, seu nascimento de uma virgem, seus milagres e sofrimentos, particularmente as bofetadas, os cuspes, a coroa de espinhos e o vinagre e fel dados a ele para beber, etc.
Se esses oráculos eram genuínos e autênticos é questão muito controvertida entre os eruditos. Barônio e os escritores papistas em geral os admitem e enaltecem, e neles fundamentam muita coisa; assim também alguns escritores protestantes.
Isaac Vóssio escreveu extensamente para sustentar a reputação deles e, conforme vejo na citação que Van Dale faz de suas palavras, insiste que outrora faziam parte do cânon das Escrituras. Um erudito prelado de nossa própria nação, o bispo Montague, defende longamente e com muita confiança sua autoridade, e opina que alguns deles foram divinamente inspirados.
Mas muitos eruditos os consideram uma fraude piedosa, como a chamam, concluindo que os versos das sibilas que falam tão expressamente de Cristo e do estado futuro foram forjados por alguns cristãos e impostos aos excessivamente crédulos.
Huet, [21] embora da Igreja Romana, condena tanto as composições antigas como as mais recentes das sibilas e remete o leitor ao erudito Blondel para prova de sua futilidade. Van Dale e Gallæus as consideram falsificação.
Na verdade, elas falam de nosso Salvador e do estado futuro de modo tão mais particular e claro que qualquer dos profetas do Antigo Testamento, que teríamos de atribuir a São Paulo, apóstolo dos gentios, não apenas uma omissão muito grande, mas também um erro muito grande.
A omissão seria nunca sequer mencionar as profecias das sibilas nem invocar sua autoridade em toda a pregação do evangelho aos gentios e em todas as epístolas às igrejas gentílicas, como faz com os profetas do Antigo Testamento ao pregar e escrever aos judeus.
Esse erro seria afirmar que a vantagem especial dos judeus sobre os gentios era terem recebido os oráculos de Deus (Romanos 3:1-2) e serem os filhos dos profetas, enquanto fala dos gentios como pessoas sentadas nas trevas e distantes.
Não podemos conceber que mulheres pagãs, e ainda por cima movidas por demônios, falassem do Messias com mais clareza e plenitude do que aqueles homens santos que, sabemos com certeza, foram movidos pelo Espírito Santo; nem que aos gentios fossem confiadas revelações maiores e anteriores da grande salvação do que àquele povo do qual Cristo, segundo a carne, havia de vir.
Mas já basta, se não foi mais que suficiente, sobre os pretendentes à profecia. É boa a observação do erudito Gallæus acerca da grande veneração dos romanos pelos oráculos das sibilas, para a qual cita Dionísio de Halicarnasso: Ouden oute Romaioi phylattousin, oute hosion ktema oute hieron, hos ta Sibylleia thesphata.
Isto é: os romanos nada preservam com tamanho cuidado sagrado, nem estimam coisa alguma tão altamente, como os oráculos sibilinos. Hi si pro vitreis suis thesauris adeò decertarunt, quid nos pro genuinis nostris, à Deo inspiratis? — Se eles atribuíam tamanho valor a essas imitações, quão precioso deve ser para nós o verdadeiro tesouro dos oráculos divinos! Destes passaremos a falar.
A profecia, estamos certos, é tão antiga quanto a igreja; pois a fé não vem pelo pensamento e pela visão, como a filosofia, mas pelo ouvir, pelo ouvir a palavra de Deus, Romanos 10:17.
No período anterior ao dilúvio, Adão recebeu revelação divina na promessa da Descendência da mulher e sem dúvida a comunicou, em nome do Senhor, à sua descendência; foi profeta, além de sacerdote, de sua numerosa família. Enoque foi profeta e predisse talvez o dilúvio, certamente o juízo final, o do grande dia. “Eis que o Senhor vem” (Judas 14).
Quando os homens, como igreja, começaram a invocar o nome do Senhor (Gênesis 4:26), ou a chamar a si mesmos pelo nome dele, foram abençoados com profetas, pois a profecia veio antigamente (2 Pedro 1:21); ela é venerável por sua antiguidade.
Quando Deus renovou com Noé e seus filhos a sua aliança de providência (figura da aliança da graça), logo vemos Noé, como profeta, predizer não só a servidão de Canaã, mas também que Deus engrandeceria Jafé por meio de Cristo e que habitaria nas tendas de Sem, Gênesis 9:26-27.
E quando, diante da apostasia geral da humanidade para a idolatria (como no período anterior, diante da apostasia de Caim), Deus separou para si uma igreja pelo chamado de Abraão e por sua aliança com ele e sua descendência, concedeu-lhe e aos demais patriarcas o espírito de profecia.
Pois, quando repreendeu reis por causa deles, disse: Não toqueis nos meus ungidos, que receberam essa unção do Santo, nem façais mal aos meus profetas, Salmos 105:14-15. E de Abraão disse expressamente: Ele é profeta (Gênesis 20:7).
Foi com olhos proféticos, como vidente, que Abraão viu o dia de Cristo (João 8:56); viu-o de tão grande distância e, no entanto, triunfou nele com tamanha certeza. E Estêvão parece falar do primeiro estabelecimento de uma comunicação entre ele e Deus, pela qual foi constituído profeta, ao dizer: O Deus da glória lhe apareceu (Atos 7:2), apareceu em glória.
Jacó, em seu leito de morte, como profeta, disse aos filhos o que lhes sucederia nos últimos dias (Gênesis 49:1) e falou muito particularmente do Messias.
Até então era a infância da igreja e, com ela, da profecia; era o alvorecer daquele dia. E aquela luz da manhã devia seu surgimento ao Sol da justiça, embora este só nascesse muito depois; ela, porém, brilhava cada vez mais. Durante o cativeiro de Israel no Egito, essa glória da igreja, como outras, ficou eclipsada.
Mas, assim como a igreja deu um passo considerável e memorável na libertação de Israel do Egito e em sua formação como povo, também o deu o Espírito de profecia em Moisés, o ilustre instrumento empregado nesse grande serviço; e foi por esse Espírito que ele o realizou.
Assim se diz em Oseias 12:13: Por um profeta o Senhor fez Israel sair do Egito, e por um profeta o preservou através do deserto até Canaã, isto é, por Moisés como profeta. Pelo que Deus disse a Arão, vê-se que havia então outros profetas entre eles, aos quais Deus dava a conhecer a si mesmo e sua vontade em sonhos e visões (Números 12:6).
A Moisés, porém, falava de maneira peculiar, boca a boca, claramente e não por enigmas, Números 12:8.
Mais ainda: houve naquele tempo tão abundante derramamento do Espírito de profecia (porque Moisés era profeta destinado a ser tipo de Cristo, o grande profeta), que algo do seu Espírito foi posto de uma só vez sobre setenta anciãos de Israel, e eles profetizaram, Números 11:25.
O que disseram era extraordinário, e não ocorreu apenas sob a direção de uma inspiração profética, mas sob o impulso irresistível da profecia, como mostra o caso de Eldade e Medade.
Quando Moisés, aquele grande profeta, estava deixando seu ofício, prometeu a Israel que o Senhor Deus lhes suscitaria dentre seus irmãos um profeta semelhante a ele, Deuteronômio 18:15, 18.
Nessas palavras, diz o erudito bispo Stillingfleet [22] (embora em seu sentido pleno e completo elas se refiram a Cristo, e a ele sejam aplicadas mais de uma vez no Novo Testamento), está incluída a promessa de uma ordem de profetas que sucederia a Moisés na igreja judaica e seria os logia zonta — os oráculos vivos entre eles (Atos 7:38), pelos quais conheceriam a mente de Deus.
Pois nas palavras seguintes Moisés estabelece regras para provar os profetas e discernir se o que diziam vinha de Deus. É notável que essa promessa venha imediatamente depois da proibição expressa dos ritos pagãos de adivinhação e da consulta a feiticeiros e espíritos familiares.
“Não precisareis fazer isso”, disse Moisés, “pois, para vossa satisfação muito maior, tereis profetas divinamente inspirados, pelos quais podereis saber do próprio Deus tanto o que fazer como o que esperar.”
Mas, assim como a profecia de Jacó ao morrer, acerca do cetro em Judá e do legislador entre seus pés, só começou a cumprir-se de forma notável no tempo de Davi, sendo a maioria dos juízes de outras tribos, a promessa de Moisés de uma sucessão de profetas só começou a cumprir-se no tempo de Samuel, pouco antes de a outra promessa começar a surgir e operar.
E foi uma introdução a ela, pois foi por Samuel, como profeta, que Davi foi ungido rei.
Isso indicava que o ofício profético de nosso Redentor abriria caminho, tanto no mundo como no coração, para seu ofício real. Por isso, quando lhe perguntaram: És tu rei? (João 18:37), ele respondeu não evasivamente, mas de modo muito pertinente: Vim para dar testemunho da verdade, e assim reinar como rei tão somente pelo poder da verdade.
Durante o governo dos juízes houve derramamento do Espírito, mas mais como Espírito de habilidade e coragem para a guerra do que como Espírito de profecia. Débora é de fato chamada profetisa, por causa de suas extraordinárias qualificações para julgar Israel; mas essa é a única menção de profecia, de que me lembro, em todo o livro de Juízes.
Mensagens extraordinárias foram enviadas por anjos, como a Gideão e Manoá; e se diz expressamente que, antes de a palavra do Senhor vir a Samuel (1 Samuel 3:1), ela era preciosa, muito rara; não havia visão manifesta.
Foi, portanto, com solenidade maior que a habitual que a palavra do Senhor veio pela primeira vez a Samuel. Aos poucos, todo Israel recebeu conhecimento e certeza de que Samuel fora estabelecido profeta do Senhor, 1 Samuel 3:20. No tempo de Samuel e por meio dele, foram instituídas as escolas dos profetas, pelas quais a profecia foi dignificada e se providenciou uma sucessão de profetas.
Ao que parece, nesses colégios jovens promissores eram educados na devoção, na atenção constante ao ensino que os profetas davam da parte de Deus e sob disciplina rigorosa, como candidatos ou aprendizes da profecia; eram chamados filhos dos profetas.
Seus exercícios religiosos de oração, conversação e, especialmente, salmodia são chamados profecias; e seu prefeito, ou presidente, é chamado pai deles, 1 Samuel 10:12. Dentre eles Deus normalmente escolhia os profetas que enviava; mas nem sempre.
Amós não era profeta nem filho de profeta (Amós 7:14); não fora educado nas escolas dos profetas e, ainda assim, recebeu comissão para cumprir as incumbências de Deus.
E, o que merece observação, embora ele próprio não tivesse formação acadêmica, parece falar dela com grande respeito quando a conta entre os favores que Deus concedera a Israel: suscitara dentre seus filhos profetas e dentre seus jovens nazireus, Amós 2:11.
Vale notar que, quando a glória do sacerdócio foi eclipsada pela iniquidade da casa de Eli, pelas desolações de Siló e pelo ocultamento da arca, houve um derramamento mais abundante do Espírito de profecia do que antes. Assim se estabeleceu um ministério permanente de outra espécie, cuja sucessão foi mantida.
E, mais tarde, no reino das dez tribos, onde não havia sacerdócio legal algum, ainda havia profetas e filhos dos profetas. No tempo de Acabe encontramos cem deles, que Obadias escondeu, cinquenta em cada caverna, 1 Reis 18:4.
Quando o povo de Deus, desejoso de conhecer sua vontade, era privado de um meio de instrução, Deus lhe providenciava outro, menos cerimonioso; pois não deixou a si mesmo sem testemunho, nem a eles sem guia.
E, quando não tinham templo nem altar que pudessem frequentar com segurança ou satisfação, realizavam reuniões particulares nas casas dos profetas, às quais recorriam os fiéis e devotos adoradores de Deus (como vemos que fez a boa sunamita, 2 Reis 4:23). Ali observavam confortavelmente, e para sua edificação, as luas novas e os sábados.
Davi era ele próprio profeta; assim o chama São Pedro (Atos 2:30). Embora não leiamos que Deus lhe falasse por sonhos e visões, sabemos que o Espírito do Senhor falou por ele e que sua palavra estava em sua língua (2 Samuel 23:2). Ao redor dele havia videntes, seus próprios videntes, como Gade e Ido, que lhe traziam mensagens de Deus e escreveram a história de seu tempo.
Agora as obras do Espírito de profecia foram levadas ao serviço do templo, não só no modelo da casa que o Senhor fez Davi entender por escrito, pela mão divina sobre ele (1 Crônicas 28:19), mas também no culto ali prestado.
Pois ali encontramos Asafe, Hemã e Jedutum profetizando com harpas e outros instrumentos musicais, conforme a ordem do rei, não para predizer o futuro, mas para dar graças e louvar ao Senhor (1 Crônicas 25:1-3). Contudo, em seus salmos, falaram muito de Cristo e seu reino, e da glória que seria revelada.
Nos reinados seguintes, tanto em Judá como em Israel, encontramos com frequência profetas enviados em missões específicas a Roboão, Jeroboão, Asa e outros reis. É provável que em outras ocasiões instruíssem o povo nas coisas de Deus, embora isso não esteja registrado.
Mas, como a profecia se tornava desprezada por muitos, Deus reavivou sua honra e lhe conferiu novo brilho no poder dado a Elias e Eliseu para operar milagres, bem como nas grandes coisas que realizou por meio deles para confirmar a fé do povo nela e despertar sua consideração por ela, 2 Reis 2:3; 4:1, 38; 5:22; 6:1.
No tempo deles, e aparentemente por sua atuação, as escolas dos profetas foram reavivadas. Encontramos filhos dos profetas, membros desses colégios sagrados, empregados em levar mensagens aos grandes homens, como a Acabe (1 Reis 20:35) e a Jeú, 2 Reis 9:1.
Até então, os profetas do Senhor transmitiam suas mensagens oralmente; lemos apenas de um escrito enviado pelo profeta Elias a Jeorão, rei de Judá, 2 Crônicas 21:12. As histórias daqueles tempos que nos restaram foram compiladas por profetas sob direção divina. E, quando o Antigo Testamento é dividido em Lei e Profetas, os livros históricos são, por isso, contados entre os Profetas.
Mas, nos períodos posteriores dos reinos de Judá e Israel, alguns profetas foram divinamente inspirados a escrever suas profecias, ou resumos delas, e deixá-las registradas para benefício das gerações seguintes, a fim de que os filhos por nascer louvassem o Senhor por elas e, comparando o acontecimento com a predição, tivessem sua fé confirmada.
Provavelmente aqueles profetas posteriores falaram do Messias e de seu reino com mais plenitude e clareza do que seus predecessores. Por isso suas profecias foram postas por escrito, não só para encorajar os judeus piedosos que esperavam a consolação de Israel, mas também para uso de nós, cristãos, sobre quem chegaram os fins dos tempos.
Pela mesma razão os salmos de Davi foram escritos, para que o Antigo e o Novo Testamento se iluminassem e abrilhantassem mutuamente.
Ao mesmo tempo havia muitos outros profetas fiéis que falavam em nome de Deus e não registraram suas profecias. Eram daqueles que Deus enviava, levantando-se cedo e enviando-os; o desprezo por eles e por suas mensagens trouxe ruína irremediável àquele povo insensato, que não conheceu o dia de sua visitação. No cativeiro tiveram alguns profetas, alguns para lhes mostrar quanto tempo ele duraria.
E, embora não tenha sido por um profeta como Moisés que foram tirados de Babilônia, como haviam sido tirados do Egito, mas primeiramente por Josué, o sumo sacerdote, e depois por Esdras, o escriba — para mostrar que Deus pode realizar sua obra por meios comuns quando lhe agrada —, logo após seu retorno o Espírito de profecia foi derramado abundantemente.
Segundo a contagem dos judeus, continuou por quarenta anos no segundo templo, mas cessou em Malaquias.
Então, dizem os rabinos, o Espírito Santo foi retirado de Israel, e restou-lhes somente o benefício do Bathkol — a filha de uma voz, isto é, uma voz do céu, que eles consideram o grau mais baixo de revelação divina.
Nisso, porém, são testemunhas contra si mesmos por rejeitarem o verdadeiro Messias; pois foi ao nosso Senhor Jesus, e somente a ele, que uma voz do céu falou em seu batismo, em sua transfiguração e quando se encaminhava para seus sofrimentos.
Em João Batista a profecia reviveu; por isso se diz que nele começa o evangelho, quando a igreja estivera sem profetas por mais de trezentos anos. Temos não apenas a vox populi — a voz do povo — para provar que João era profeta, pois todo o povo assim o considerava, mas também a vox Dei — a voz de Deus; pois Cristo o chama profeta, Mateus 11:9-10.
Ele recebera de Deus uma comissão extraordinária para chamar as pessoas ao arrependimento, fora cheio do Espírito Santo desde o ventre materno e por isso foi chamado profeta do Altíssimo, pois iria adiante da face do Senhor para preparar seu caminho (Lucas 1:15-16).
Embora não tenha realizado milagre algum, nem apresentado sinal ou prodígio, isto provou que era verdadeiro profeta: tudo o que disse a respeito de Cristo era verdade, João 10:41.
Mais ainda: isto provou que era mais que profeta, mais que qualquer dos outros profetas: enquanto por estes Cristo foi revelado como alguém muito distante, por João foi revelado como alguém que já havia chegado, e ele pôde dizer: “Eis o Cordeiro de Deus.”
Mas, depois da ascensão de nosso Senhor Jesus, houve derramamento do Espírito de profecia mais abundante que nunca. Então se cumpriu a promessa de que Deus derramaria seu Espírito sobre toda carne (e não, como até então, somente sobre os judeus), e de que seus filhos e filhas profetizariam, Atos 2:16 etc.
O dom de línguas foi um novo fruto do Espírito de profecia, concedido por uma razão particular: para que, derrubada a cerca que delimitava os judeus, todas as nações pudessem ser trazidas para dentro da igreja.
Esses e outros dons de profecia, dados como sinal, cessaram e foram postos de lado há muito tempo, e não temos incentivo algum para esperar que revivam. Pelo contrário, somos orientados a chamar as Escrituras a palavra mais segura da profecia, mais segura que vozes do céu; a elas somos orientados a dar atenção, examiná-las e retê-las firmemente, 2 Pedro 1:19.
Todo o Israel espiritual de Deus sabe que elas foram estabelecidas como oráculos de Deus (1 Samuel 3:20).
Se alguém acrescentar algo ao livro dessa profecia ou dele retirar algo, pode ler sua sentença no fim do próprio livro: Deus lhe tirará bênçãos e lhe acrescentará maldições, Apocalipse 22:18-19.
Agora, acerca dos profetas do Antigo Testamento cujos escritos temos diante de nós, observem:
I. Todos eram homens santos. O apóstolo nos assegura que a profecia veio antigamente por homens santos de Deus (e homens de Deus era como geralmente eram chamados, porque a ele se dedicavam), que falaram movidos pelo Espírito Santo.
Eram homens sujeitos às mesmas paixões que nós (assim se diz de Elias, um dos maiores entre eles, Tiago 5:17); mas eram homens santos, homens que, no temperamento de sua mente e no curso de sua vida, eram exemplos de séria piedade.
Havia muitos impostores que, sem autorização, diziam “Assim diz o Senhor” quando ele não os enviara. Alguns profetizavam em nome de Cristo, mas ele nunca os conheceu; eram, na verdade, praticantes da iniquidade (Mateus 7:22-23). Até os lábios blasfemos e maldizentes de Balaão e Caifás foram levados a proferir oráculos contra sua intenção, mesmo quando de fato pretendiam fazer o mal.
Ainda assim, ninguém foi empregado e comissionado para falar como profeta senão os que haviam recebido o Espírito de graça e santificação; pois a santidade convém à casa de Deus.
Os doutores judeus concordam universalmente nesta regra: que o Espírito de profecia nunca repousa sobre alguém que não seja santo e sábio, e cujas paixões estejam serenadas; [23] ou, como outros dizem, um homem humilde e corajoso, isto é, alguém capaz de manter sua parte animal e sensual devidamente sujeita à religião e à reta razão.
Alguns deles [24] também estabelecem esta regra: que o Espírito de profecia não reside onde haja, de um lado, tristeza e melancolia ou, de outro, riso, leviandade de conduta e conversa impertinente e ociosa.
Eles costumam observar, tanto pelos instrumentos musicais usados nas escolas dos profetas no tempo de Samuel como pelo exemplo de Eliseu pedindo um músico (2 Reis 3:15), que a presença divina não reside com a tristeza, mas com a alegria; e dizem que Eliseu ainda não se recuperara da dor que sentira ao separar-se de Elias.
Têm também uma tradição (mas não conheço fundamento algum para ela) de que, durante todo o tempo em que Jacó lamentou por José, a Shechinah, ou Espírito Santo, se afastou dele.
Creio, porém, que, quando Davi indica que, por seu pecado no caso de Urias, perdera o Espírito reto e o Espírito livre, Salmos 51:10, 12 (razão pela qual pede que sejam renovados e restaurados nele), não foi por estar sob tristeza, mas por estar sob culpa. Por isso, para que aquele Espírito reto e livre retornasse, pede que Deus crie nele um coração puro.
II. Todos tinham em si plena certeza de sua missão divina. E, embora nem sempre pudessem convencer os outros, estavam eles próprios plenamente certos de que aquilo que transmitiam como vindo de Deus e em seu nome de fato vinha dele. Com a mesma certeza os apóstolos falaram da palavra da vida como aquilo que ouviram, viram, contemplaram e apalparam com as mãos, 1 João 1:1.
Natã falou por conta própria quando encorajou Davi a construir o templo; depois, porém, soube que falava da parte de Deus quando, em nome dele, o proibiu de fazê-lo.
Deus tinha vários meios de dar a conhecer a seus profetas as mensagens que deviam transmitir ao seu povo; ao que parece, normalmente o fazia pelo ministério dos anjos.
No Apocalipse se diz expressamente que Cristo deu a conhecer sua revelação por meio de seu anjo ao servo João, Apocalipse 1:1. Às vezes isso ocorria numa visão enquanto o profeta estava acordado, às vezes num sonho enquanto dormia e, outras vezes, por uma impressão secreta, mas forte, na mente do profeta.
Maimônides estabeleceu, porém, como máxima que toda profecia se dá a conhecer ao profeta como profecia verdadeira; isto é, diz outro rabino, pelo vigor e vivacidade da percepção com que ele apreende o que lhe é apresentado (o que Jeremias sugere ao dizer: A palavra do Senhor era como fogo em meus ossos, Jeremias 20:9).
Por isso sempre falavam com grande certeza, sabendo que seriam justificados, Isaías 50:7.
III. Ao profetizar, tanto ao receber de Deus a mensagem como ao transmiti-la ao povo, sempre conservavam o domínio de si mesmos, Daniel 10:8. Embora às vezes sua força física fosse vencida pela abundância das revelações, e seus olhos ficassem ofuscados pela luz das visões, como no caso de Daniel e João (Apocalipse 1:17), seu entendimento e o livre exercício da razão permaneciam com eles.
Um erudito escritor de nossa nação exprimiu isso de maneira excelente: [25] “O Espírito profético, estabelecendo-se tanto nas faculdades racionais como na imaginação, nunca alienou a mente, mas a informou e iluminou; e os que eram movidos por ele sempre mantiveram clareza e coerência de raciocínio, com força e solidez de juízo.”
“Pois”, diz ele adiante, [26] “Deus não se serviu de idiotas ou tolos para revelar sua vontade, mas de pessoas cujo intelecto era íntegro e perfeito.”
“Imprimiu nelas uma cópia tão clara de sua verdade que esta se tornou sua própria compreensão, plenamente assimilada por seu entendimento, de modo que puderam transmiti-la e apresentá-la a outros com tanta fidelidade quanto alguém pode expressar seus próprios pensamentos.” Os mensageiros de Deus eram homens que falavam, não trombetas que falavam.
Os pais da igreja notaram muitas vezes esta diferença entre os profetas do Senhor e os falsos profetas: os pretendentes à profecia (movidos por um espírito maligno ou pela força de uma imaginação exaltada) sofriam alienações mentais e transmitiam o que tinham a dizer em extrema agitação e desordem.
Assim fazia a sacerdotisa pítia, que proferia seus oráculos infernais com muitos gestos extravagantes, arrancando os cabelos e espumando pela boca.
Por essa regra condenavam os montanistas, que, no segundo século, alegavam profetizar: o que diziam era proferido em êxtase, não como homens racionais, mas como pessoas em frenesi.
Crisóstomo, [27] depois de descrever os movimentos furiosos e violentos dos pretendentes à profecia, acrescenta: Ho de Prophetes ouch houtos — Um verdadeiro profeta não procede assim. Sed mente sobriâ, et constanti animi staut, et intelligens quæ profert, omnia pronunciat — Ele entende o que profere e o profere sóbria e calmamente.
E Jerônimo, no prefácio de seus Comentários sobre Naum, observa que a obra é chamada livro da visão de Naum. Non enim loquitur en ekstasei, sed est liber intelligentis omnia quæ loquitur — Pois ele não fala em êxtase, mas como alguém que entende tudo o que diz.
E, novamente: [28] Non ut amens loquitur propheta, nec in morem insanientium foeminarum dat sine mente sonum — O profeta não fala como insano, nem, à maneira de mulheres tomadas de furor, emite sons sem sentido.
IV. Todos tinham um mesmo objetivo: levar as pessoas a arrepender-se de seus pecados, voltar a Deus e cumprir seu dever para com ele. Essa era a missão de todos os mensageiros de Deus: derrubar o pecado e reavivar e promover a piedade séria.
O teor da mensagem de cada um era: Volte cada qual de seu mau caminho; emendem seus caminhos e seus feitos e façam justiça entre uma pessoa e seu próximo, Jeremias 7:3, 5. Ver Zacarias 7:8-9; 8:16.
O propósito de todas as profecias era reforçar os preceitos e as sanções da lei de Moisés, a lei moral, de obrigação universal e perpétua. Aqui nada há das instituições cerimoniais, das ordenanças carnais impostas apenas até os tempos da reforma, Hebreus 9:10.
Elas já envelheciam e estavam prestes a desaparecer; os profetas, porém, empenhavam-se em insistir nas grandes e importantes questões da lei: justiça, misericórdia e verdade.
V. Todos deram testemunho de Jesus Cristo e tinham os olhos postos nele. O fato de Deus suscitar para nós o chifre da salvação na casa de seu servo Davi estava de acordo com o que dissera pela boca de seus santos profetas desde o princípio do mundo, e dava cumprimento a essas palavras, Lucas 1:69-70.
Eles profetizaram acerca da graça destinada a vir a nós; era o Espírito de Cristo neles, o mesmo Espírito, que de antemão testemunhava os sofrimentos de Cristo e a glória que se seguiria, 1 Pedro 1:10-11.
Cristo era então dado a conhecer e, contudo, relativamente oculto nas predições dos profetas, como antes o fora nos tipos da lei cerimonial. O erudito Huet [29] observa como algo verdadeiramente admirável que tantas pessoas, em épocas diferentes, parecessem concordar em predizer, umas um aspecto particular, outras outro, acerca de Cristo, e que tudo afinal se cumprisse plenamente nele.
Ab ipsis mundi incunabulis, per quatuor annorum millia, uno ore venturum Christum prædixerunt viri complures, in ejusque ortu, vitâ, virtutibus, rebus gestis, morte, ac totâ denique Oikonomia præmonstranda consenserunt.
Isto é: desde o mais remoto princípio dos tempos, durante quatro mil anos, grande número de homens predisse a vinda de Cristo e apresentou, em harmonia, seu nascimento, vida, caráter, feitos e morte, bem como toda a dispensação que ele veio estabelecer.
VI. Esses profetas eram geralmente odiados e maltratados por seus contemporâneos em suas respectivas gerações. Estêvão desafia seus juízes a apresentar um exemplo contrário: “Qual dos profetas vossos pais não perseguiram?” Sim, e ao que parece justamente por esta razão: eles anunciaram de antemão a vinda do Justo, Atos 7:52.
Alguns tremiam diante da palavra de Deus na boca deles; a maioria, porém, os ridicularizava e desprezava e, como hoje acontece com os ministros entre os profanos, fazia deles objeto de zombaria (Oseias 9:7); o profeta era o tolo da peça.
“Por que veio a ti esse louco?” (2 Reis 9:11), perguntou um dos capitães a respeito de um dos filhos dos profetas! Os gentios nunca trataram seus falsos profetas tão mal quanto os judeus trataram os verdadeiros; pelo contrário, sempre os veneraram.
A zombaria dos judeus contra os mensageiros do Senhor, o assassinato dos profetas e o apedrejamento dos que lhes eram enviados constituem exemplo tão espantoso e inexplicável quanto qualquer outro da inimizade da mente carnal contra Deus.
Isso torna menos surpreendente sua rejeição ao evangelho de Cristo: o Espírito de profecia, que durante tantas eras foi grande glória de Israel, encontrou forte oposição em cada era. Sempre houve quem resistisse ao Espírito Santo nos profetas e transformasse aquela glória em vergonha, Atos 7:51.
Foi esse, porém, o pecado de Israel que completou a medida e trouxe sobre eles tanto a primeira destruição pelos caldeus como a ruína final pelos romanos, 2 Crônicas 36:16.
VII. Embora os homens desprezassem esses profetas, Deus os reconhecia e lhes conferia honra. Como eram homens de Deus, seus servos diretos e seus mensageiros, ele sempre se mostrava o Senhor Deus dos santos profetas (Apocalipse 22:6), permanecia ao lado deles e os fortalecia; por seu Espírito, eles eram cheios de poder.
Os que os desprezavam, quando os perdiam, eram levados a saber, para sua própria confusão, que um profeta estivera entre eles.
O que foi dito de um dos primeiros pais dos profetas valia para todos: o Senhor estava com eles e não deixou cair por terra nenhuma de suas palavras, 1 Samuel 3:19. O que diziam como advertência e encorajamento, para reforçar seus apelos ao arrependimento e à reforma, devia ser entendido condicionalmente.
Quando Deus falava por eles, de um lado, para edificar e plantar ou, de outro, para arrancar e derrubar, a mudança de conduta do povo podia produzir mudança no modo de Deus agir (Jeremias 18:7-10). Assim foi com a profecia de Jonas acerca da ruína de Nínive em quarenta dias; ou Deus, às vezes, podia ser mais generoso do que sua palavra ao conceder uma suspensão da sentença.
Mas o que diziam como predição de um acontecimento particular e como sinal sempre se cumpria exatamente como fora anunciado. Sim, e as predições gerais, cedo ou tarde, alcançavam até aqueles que de bom grado teriam escapado delas (Zacarias 1:6); pois é nisto que Deus se gloria: ele confirma a palavra de seus servos e cumpre o conselho de seus mensageiros, Isaías 44:26.
Ao expor estas profecias, procurei apresentar seu verdadeiro sentido, até onde pude alcançá-lo, consultando os melhores expositores, considerando seu propósito e encadeamento, comparando coisas espirituais com espirituais — as coisas espirituais do Antigo Testamento com as do Novo — e, especialmente, orando a Deus pela orientação e direção do Espírito da verdade.
Depois de tudo, porém, há aqui muitas coisas obscuras e difíceis de entender; não pude alcançar plena satisfação acerca de seu significado certo, muito menos esperar oferecê-la ao leitor. Ainda assim, não as deturpei, como fazem os ignorantes e instáveis, para a perdição de alguém, 2 Pedro 3:16. É prerrogativa do Cordeiro de Deus tomar este livro e abrir todos os seus selos.
Também procurei aplicar estas profecias ao proveito e serviço dos que desejam a fé e a santidade. Veremos que tudo o que é dado por inspiração de Deus é proveitoso (2 Timóteo 3:16), embora nem tudo seja proveitoso da mesma maneira, nem igualmente fácil de entender ou de aproveitar.
Mas, quando o mistério de Deus se consumar, veremos aquilo em que agora somos obrigados a crer: não há palavra ociosa em todas as profecias deste livro. O que Deus disse, assim como o que ele faz, não sabemos agora, mas saberemos depois.
O prazer que tive em estudar e meditar nas partes claras e práticas destas profecias, sobretudo nas que se referem ao evangelho, compensou abundantemente as tarefas mais difíceis que encontramos nas outras partes, mais obscuras.
Em muitas regiões deste campo é preciso cavar à procura do tesouro, como nas minas; em outras, porém, a superfície está coberta de produtos ricos e preciosos, de cereais e rebanhos.
Destes podemos dizer, como se disse de Noé: Estes mesmos nos consolaram grandemente acerca de nosso trabalho e do labor de nossas mãos, e o tornaram muito agradável e deleitoso. Que Deus conceda que também assim seja para os leitores!
E agora peço a ajuda de meus amigos para erguer aqui meu Ebenézer, em grato reconhecimento de que até aqui o Senhor me ajudou. Desejo louvar a Deus por ter poupado minha vida para terminar o Antigo Testamento e, em sua graça, ter-me dado alguns sinais de sua presença comigo na realização desta obra.
Quanto mais reflito sobre mim mesmo, porém, mais indigno me reconheço da honra de ser assim empregado e mais vejo minha necessidade de Cristo, de seus méritos e de sua graça.
“Lembra-te de mim, ó meu Deus, para o bem, e poupa-me segundo a multidão de tuas misericórdias.” Que o Senhor perdoe o que vem de mim e aceite o que é dele mesmo!
Tenho o propósito, se Deus conservar minha vida e saúde, segundo a medida da graça que me foi dada e em dependência constante e completa da força divina, de percorrer o Novo Testamento em mais dois volumes. Indiquei no prefácio do primeiro volume que havia preparado exposições de algumas partes do Novo Testamento, a saber, dos Evangelhos de São Mateus e São João.
Elas, porém, são tão extensas que, para guardarem alguma proporção com o restante, precisam ser bastante abreviadas. Assim, serei obrigado a reescrevê-las inteiramente e a fazer alterações consideráveis; por isso, não posso esperar que sejam publicadas senão como os volumes até aqui, se Deus permitir: um volume a cada dois anos.
Em breve começarei, se o Senhor quiser, e me dedicarei à obra tão assiduamente quanto puder.
Desejo sinceramente as orações de todos os que anseiam pelo bom êxito desse empreendimento, para que, se o Senhor me poupar para prosseguir nele, eu seja capacitado a realizá-lo bem, de modo que, por meio dele, alguns sejam conduzidos às riquezas da plena certeza da compreensão do mistério de Deus, do Pai e de Cristo, Colossenses 2:2.
E, se Deus se agradar de me levar pela morte antes que esteja concluído, confio que poderei dizer não apenas “Bem-vinda seja sua bendita vontade”, mas também “Bem-vindo seja aquele mundo bendito”. Nele, embora agora conheçamos em parte e profetizemos apenas em parte, virá o conhecimento perfeito e o parcial será abolido (1 Coríntios 13:8-10, 12).
Nele, todos os nossos erros serão corrigidos, todas as dúvidas resolvidas e todas as deficiências supridas.
Nele, todos os nossos esforços de pregar, catequizar e expor serão substituídos e tornados desnecessários, e todas as nossas orações serão absorvidas em louvores eternos. Nele, a profecia, hoje tão admirada, desaparecerá; as línguas cessarão; e o conhecimento que agora temos se dissipará, assim como a luz da estrela da manhã quando o sol nasce.
Nele, já não veremos obscuramente por um espelho, mas face a face.
Na expectativa crente, consoladora e bem fundamentada dessa luz verdadeira e perfeita, desejo perseverar, tanto na vida como na morte. Que eu passe meu tempo em preparação humilde e diligente para ela e, em seu pleno desfrute, oh, que eu passe uma eternidade gloriosa!
18 de julho de 1712. M. H.
[9] Demonstrat. Evang., p. 15.
[10] Cosmol. sacra, livro 4, cap. 6.
[11] Cícero, De Divin., livro 1.
[12] (Apol., cap. 20.)
[13] Du Pin, Hist. of the Canon, livro 1, cap. 2.
[14] De Præcipuis Divinationum Generibus, ano de 1591.
[15] De Verâ ac Falsâ Prophetiâ, ano de 1696.
[16] Ver Virgílio, Eneida, livro 6.
[17] Ad Græcos Cohortat., perto do fim.
[18] Apol. 2, p. mihi. 66. l.
[19] Quæst. et Respons., p. 436.
[20] (Agostinho, De Div. Dei, livro 18, cap. 23.)
[21] Demonstrat., p. 748.
[22] Orig. Sacr., livro 2, cap. 4.
[23] Ver Sr. Smith, On Prophecy.
[24] Gemara Schab., cap. 2.
[25] Smith, On Prophecy, p. 190.
[26] P. 266.
[27] Sobre 1 Coríntios 12:1.
[28] Prolog. in Habac.
[29] Demonstrat. Evang., p. 737.