Judas 1
Argumento
Judas
Concluído por John Billingsley.
UMA
EXPOSIÇÃO,
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS,
DA EPÍSTOLA GERAL DE
JUDAS.
Esta epístola é chamada, como algumas poucas outras, de geral ou católica, porque não se dirige diretamente a nenhuma pessoa, família ou igreja em particular, mas a todo o convívio dos cristãos daquele tempo, recém-convertidos à fé em Cristo, fossem eles provenientes do judaísmo ou do paganismo.
Ela é e continuará sendo de uso constante, duradouro e especial para a igreja enquanto durar o cristianismo, isto é, enquanto durar o tempo.
O propósito geral da epístola é quase o mesmo do segundo capítulo da segunda epístola de Pedro, que já foi explicado; por isso, será necessário dizer menos a respeito deste assunto.
Seu desígnio é avisar-nos contra os sedutores e sua sedução, para nos inspirar um amor fervoroso pela verdade, verdade evidente e importante, e uma sincera preocupação por ela, sempre em estreita união com a santidade. A caridade, ou amor fraternal sincero e imparcial, é um traço dos mais essenciais e um ramo inseparável dessa santidade.
A verdade que devemos guardar com firmeza e nos empenhar para que outros conheçam e não abandonem tem duas características especiais: a verdade como está em Jesus (Efésios 4:21) e “a verdade segundo” (ou conforme) “a piedade” (Tito 1:1).
O evangelho é o evangelho de Cristo. Ele o revelou a nós e é seu tema principal; por isso, temos o dever indispensável de aprender dele tudo o que pudermos sobre sua pessoa, suas naturezas e seus ofícios. É indesculpável que alguém que se diga cristão seja indiferente a isso. Sabemos também de que fonte devemos extrair, única e exclusivamente, todo o conhecimento necessário à salvação.
Além disso, o evangelho é uma doutrina de piedade. Nenhuma doutrina que favoreça as concupiscências corrompidas dos homens pode vir de Deus, quaisquer que sejam os apelos e as alegações apresentados em seu favor.
Erros perigosos para a alma dos homens logo surgiram na igreja. Os servos dormiram, e o joio foi semeado. Mas a Providência foi tão sábia e bondosa que esses erros começaram a aparecer e a manifestar-se de modo palpável enquanto alguns apóstolos, pelo menos, ainda viviam, para refutá-los e avisar os outros contra eles.
Tendemos a pensar: se tivéssemos vivido naqueles tempos, teríamos ficado muito bem protegidos contra as tentativas e artimanhas dos sedutores. Mas temos o testemunho e as advertências dos apóstolos, que são suficientes. Se não acreditarmos em seus escritos, tampouco teríamos acreditado ou dado atenção às suas palavras se tivéssemos vivido entre eles e tido comunhão pessoalmente com eles.
Temos aqui: I. Um relato do autor desta epístola, uma descrição da igreja e das bênçãos e privilégios daquele feliz convívio (v. 1, 2).
II. A ocasião em que a epístola foi escrita (v. 3).
III. Uma descrição dos homens maus e perversos que já haviam surgido naquele estado ainda inicial da igreja e seriam sucedidos, nos tempos futuros, por outros de igual espírito e disposição maligna (v. 4).
IV. Uma advertência contra dar ouvidos a tais homens e segui-los, fundada na severidade de Deus para com os israelitas incrédulos e murmuradores quando saíram do Egito, os anjos que caíram e o pecado e castigo de Sodoma e Gomorra (vv. 5-7).
V. O apóstolo compara a esses os sedutores contra os quais os advertia e os descreve detalhadamente (vv. 8-13).
VI. Em seguida, como especialmente apropriado à sua argumentação, cita uma antiga profecia de Enoque, que predisse e descreveu o juízo futuro (v. 14, 15).
VII. Amplia a descrição dos sedutores e previne o escândalo que pessoas sinceras poderiam sentir diante da permissão tão precoce de tais coisas, mostrando que muito antes fora predito que isso aconteceria (vv. 16-19).
VIII. Exorta os leitores a perseverar na fé, a orar com fervor, a vigiar para não se afastarem do amor de Deus e a manter uma viva esperança da vida eterna (v. 20, 21).
IX. Ensina como agir para com os que erram e os escandalosos (v. 22, 23).
X. Conclui com uma admirável doxologia nos dois últimos versículos.
Versículos 1 a 2
Bênção Apostólica. (66 d.C.)
Temos aqui o prefácio ou a introdução, nos quais:
I. Temos um relato do autor desta epístola, Jude, ou Judas, ou Judá. Ele era homônimo de um de seus antepassados, o patriarca, filho de Jacó, o mais eminente de seus filhos, embora não o primogênito. De sua linhagem, numa sucessão direta, veio o Messias.
Esse era um nome de valor, eminência e honra; contudo, 1. Ele teve um homônimo perverso. Houve um Judas, um dos doze, chamado Iscariotes, por causa do lugar onde nasceu, que foi um traidor vil, aquele que traiu o Senhor dele e nosso.
Os mesmos nomes podem pertencer tanto às melhores quanto às piores pessoas. Pode ser instrutivo receber o nome de homens notavelmente bons, mas disso não se pode concluir o que seremos, embora possamos inferir que tipo de pessoas nossos bons pais ou antepassados desejavam e esperavam que fôssemos.
Mas, 2. Nosso Judas era um homem bem diferente. Ele era apóstolo, assim como Iscariotes; mas era discípulo sincero e seguidor de Cristo, ao contrário do outro. Era servo fiel de Jesus Cristo, enquanto o outro foi seu traidor e assassino; por isso, aqui um é cuidadosamente distinguido do outro.
A observação do Dr. Manton a esse respeito é que Deus cuida muito do bom nome de seus servos sinceros e úteis. Por que, então, seríamos pródigos com nossa própria reputação e utilidade, ou com as dos outros?
Nosso apóstolo aqui se chama servo de Jesus Cristo, considerando esse o título dos mais honrosos. Ser servo sincero e útil de Cristo é mais honroso do que ser rei terreno, por poderoso e próspero que seja. Ele poderia ter reivindicado parentesco carnal com Cristo, mas deixou isso de lado e preferiu gloriar-se em ser seu servo.
Repare: (1.) É realmente uma honra maior ser servo fiel de Jesus Cristo do que ser seu parente segundo a carne. Muitos parentes carnais de Cristo, assim como muitos de seus antepassados, pereceram, não por falta de afeição natural nele, como homem, mas por causa da infidelidade e obstinação deles.
Isso deve levar os descendentes e parentes próximos de pessoas notáveis por sua piedade sincera e exemplar a zelarem por si mesmos com zelo santo. Um filho de Noé pode ser salvo na arca do dilúvio, que trouxe destruição temporal, e ainda assim, por fim, ser submerso por um dilúvio da cólera divina e sofrer a vingança do fogo eterno.
O próprio Cristo nos diz que quem ouve sua palavra e a pratica, isto é, somente esse, é como seu irmão, sua irmã e sua mãe; ou seja, tem com ele parentesco mais honroso e vantajoso do que o de seus parentes carnais mais próximos e queridos, considerados apenas como tais. Veja Mateus 12:48-50.
(2.) O apóstolo Judas chama a si mesmo de servo, embora fosse apóstolo e oficial digno de honra no reino de Cristo. Isso é grande honra para o ministro sincero mais humilde e, em proporção, para todo cristão íntegro: ser servo de Cristo Jesus.
Os apóstolos eram servos antes de serem apóstolos e continuaram a ser apenas servos. Afastem-se, então, todas as pretensões dos ministros de Cristo ao domínio senhorial, uns sobre os outros ou sobre os rebanhos confiados a seus cuidados. Tenhamos sempre diante de nós as palavras de nosso amado Redentor: “Não será assim entre vós” (Mateus 20:25, 26).
E irmão de Tiago, isto é, daquele que os antigos chamam de primeiro bispo de Jerusalém, cujo caráter e martírio Josefo menciona, atribuindo a essa crueldade perversa, como uma de suas principais causas, a horrível destruição daquela cidade e nação.
Não determino se nosso Judas era irmão desse Tiago no sentido mais estrito ou num sentido mais amplo, embora muito comum. Ele, porém, considerava uma honra ser irmão de tal homem.
Devemos honrar os que nos superam em idade, dons, graças e posição: não invejá-los, mas tampouco lisonjeá-los ou seguir simplesmente seu exemplo quando temos motivo para pensar que agem mal.
Assim, o apóstolo Paulo resistiu face a face ao seu companheiro apóstolo Pedro, apesar da grande estima que tinha por ele e do afeto que lhe dedicava, quando viu que ele era repreensível, isto é, realmente culpado (Gálatas 2:11 e seguintes).
II. Somos informados a quem esta epístola se dirige: a todos os que são santificados por Deus Pai, preservados em Jesus Cristo e chamados. Começo pelo último termo: chamados, isto é, chamados cristãos, segundo o juízo da caridade, além do qual não podemos nem, com justiça, devemos ir ao formar ou aceitar juízos ou opiniões uns dos outros.
Pois o que não aparece não é nem deve ser levado em conta em nossas relações e censuras mútuas, ainda que a bondade divina possa decidir fazer concessões a um zelo sincero, embora mal orientado.
A igreja não pretende, e certamente não deve, julgar coisas secretas ou ocultas, trazidas à luz antes do tempo, para que nosso zelo precipitado e imprudente não cause mais dano do que bem, como temo que venha a causar.
O joio e o trigo, se Cristo puder ser Juiz, devem crescer juntos até a colheita (Mateus 13:28-30); então ele mesmo, por meios apropriados, cuidará de separá-los no tempo devido. Devemos pensar o melhor que pudermos de cada pessoa até que o contrário se manifeste; não devemos estar prontos a aceitar nem divulgar, muito menos inventar, descrições desfavoráveis de nossos irmãos.
É o mínimo que podemos extrair da ampla e excelente descrição da caridade feita pelo apóstolo (1 Coríntios 13). Devemos empenhar a consciência em agir segundo ela; enquanto não o fizermos, as igrejas cristãs estarão, como infelizmente estão até hoje, cheias de inveja e contenda, confusão e toda espécie de obra má (Tiago 3:16).
Ou talvez o apóstolo se refira ao chamado deles para serem cristãos, pela pregação da palavra, que receberam com alegria e professaram crer de coração; assim, foram recebidos no convívio e comunhão da igreja: Cristo, a cabeça, e os crentes, os membros; os verdadeiros crentes, de fato, e os que professam crer, visivelmente.
Repare: os cristãos são os chamados; chamados para fora do mundo, de seu espírito e disposição malignos; chamados para estar acima do mundo, em coisas mais elevadas e melhores, no céu, nas coisas invisíveis e eternas; chamados do pecado para Cristo, da vaidade para a seriedade, da impureza para a santidade.
Isso se dá conforme o propósito e a graça divinos, pois aos que predestinou, a esses também chamou (Romanos 8:30).
Os que são chamados dessa maneira são: 1. Santificados, santificados por Deus Pai. Nas Escrituras, a santificação costuma ser apresentada como obra do Espírito Santo; aqui, porém, é atribuída a Deus Pai porque o Espírito a realiza como Espírito do Pai e do Filho.
Repare: todos os que são chamados eficazmente são santificados e feitos participantes da natureza divina (2 Pedro 1:4), pois “sem santidade ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). Observe: nossa santificação não é obra nossa. Se alguém é santificado, isso se dá por Deus Pai, sem excluir o Filho ou o Espírito, pois são um, um só Deus.
Nossa corrupção e contaminação vêm de nós mesmos; mas nossa santificação e renovação vêm de Deus e de sua graça. Portanto, se perecermos em nossa iniquidade, devemos levar a culpa; mas, se formos santificados e glorificados, toda honra e glória devem ser atribuídas a Deus, e somente a ele.
Reconheço que é difícil explicar isso com clareza e distinção; contudo, não devemos negar nem desprezar verdades necessárias só porque não conseguimos conciliar plenamente suas várias partes. Com base nessa suposição, poderíamos negar que qualquer um de nós pudesse mover-se sequer uma polegada de onde está, embora vejamos o contrário a cada dia e a cada hora.
- Os chamados e santificados são preservados em Jesus Cristo. Assim como Deus começa a obra da graça na alma dos homens, é ele quem a leva adiante e a aperfeiçoa. Onde começa, ele aperfeiçoará; embora sejamos inconstantes, ele é constante. Não abandonará a obra de suas próprias mãos (Salmos 138:8).
Portanto, não confiemos em nós mesmos nem no estoque de graça já recebido, mas nele, e somente nele. Ao mesmo tempo, esforcemo-nos por todos os meios apropriados e designados para guardar a nós mesmos, se esperamos que ele nos guarde.
Repare: (1.) Os crentes são preservados das portas do inferno e para a glória do céu. (2.) Todos os que são preservados são preservados em Jesus Cristo, que é sua cidadela e fortaleza. Isso dura enquanto permanecerem nele e se dá unicamente em virtude de sua união com ele.
III. Temos a bênção apostólica: “Misericórdia a vós”, etc. De misericórdia, paz e amor de Deus procede todo o nosso consolo, todo o nosso verdadeiro prazer nesta vida e toda a esperança de uma vida melhor.
A misericórdia de Deus é a fonte de todo o bem que temos ou esperamos; misericórdia não só para com os miseráveis, mas também para com os culpados. 2. Depois da misericórdia vem a paz, que temos ao saber que alcançamos misericórdia. Não podemos ter paz verdadeira e duradoura senão a que procede de nossa reconciliação com Deus por Jesus Cristo.
Assim como da misericórdia brota a paz, da paz brota o amor: o amor dele por nós, nosso amor por ele e nosso amor fraternal uns pelos outros — graça esquecida e lamentavelmente negligenciada! O apóstolo ora para que essas coisas se multipliquem, para que os cristãos não se contentem com pequenas porções e medidas limitadas delas, mas que almas e convívios estejam cheios delas.
Repare: Deus está pronto a nos suprir com toda graça e com plenitude em cada graça. Se somos limitados, a limitação não está nele, mas em nós mesmos.
Versículos 3 a 7
A Salvação Comum; Monumentos do Juízo. (66 d.C.)
Temos aqui: I. O desígnio do apóstolo ao escrever esta epístola aos judeus e gentios recém-convertidos: firmá-los na fé cristã, numa conduta e num modo de vida verdadeiramente coerentes com ela, e numa profissão pública e corajosa dessa fé, sobretudo em tempos de oposição notória, seja por sedução astuciosa, seja por perseguição violenta e desumana.
Devemos, porém, cuidar muito bem para que a fé em que cremos, que professamos, propagamos e pela qual contendemos seja realmente a fé cristã: não os distintivos de um partido ou de outro, nem coisa alguma posterior aos escritos inspirados dos santos evangelistas e apóstolos.
Observe aqui: 1. A salvação do evangelho é uma salvação comum, isto é, ela é oferecida e apresentada com toda sinceridade a toda a humanidade que recebe notícia dela. Pois assim diz a comissão (Marcos 16:15, 16): “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura”, etc.
Certamente Deus quer dizer o que diz; não nos ilude com palavras vãs, como fazem os homens. Portanto, ninguém é excluído do benefício dessas ofertas e convites graciosos, senão os que obstinadamente, sem arrependimento e por fim excluem a si mesmos. Quem quiser pode vir e beber livremente da água da vida (Apocalipse 22:17).
A salvação é aplicada a todos os crentes, e somente a eles; aplica-se tanto aos fracos quanto aos fortes. Ninguém deve desanimar por causa de decretos ocultos, dos quais pouco pode saber e com os quais nada tem a ver. Os decretos de Deus são obscuros; suas alianças são claras.
“Todos os bons cristãos se encontram em Cristo, a cabeça comum; são movidos por um só e mesmo Espírito, guiados por uma só regra, vêm a este único trono da graça e esperam encontrar-se em breve numa herança comum”.
Essa herança certamente será gloriosa, embora não possamos saber agora o que ela será nem quão gloriosa será; tampouco precisamos sabê-lo por ora. Ela excederá imensamente todas as nossas esperanças e expectativas atuais.
- Esta salvação comum é o conteúdo da fé de todos os santos. Todos eles anuem de todo o coração com sua doutrina; consideram-na “uma palavra fiel e digna de toda aceitação” (1 Timóteo 1:15). É a fé que uma vez, ou de uma só vez, uma vez por todas, foi entregue aos santos, à qual nada se pode acrescentar, da qual nada se pode tirar e na qual nada, nem mais nem menos, deve ser alterado.
Permaneçamos nela; aqui estamos seguros. Se avançarmos um passo além, corremos o risco de ficar enredados ou seduzidos. 3. Todos os apóstolos e evangelistas escreveram a nós sobre esta salvação comum. Isso não pode ser posto em dúvida por quem leu seus escritos com atenção.
É estranho que alguém pense que eles escreveram principalmente para defender sistemas e opiniões particulares, sobretudo opiniões em que nunca pensaram nem poderiam ter pensado. Basta que, por inspiração do Espírito Santo, tenham declarado plenamente tudo o que cada pessoa precisa crer e fazer para obter participação pessoal na salvação comum.
- Os que pregam ou escrevem sobre a salvação comum devem empenhar-se ao máximo para fazê-lo bem. Não devem oferecer a Deus ou a seu povo algo que não lhes custe nada, ou quase nada, exigindo pouco ou nenhum esforço e reflexão (2 Samuel 24:24). Isso seria tratar Deus com irreverência e os homens com injustiça.
O apóstolo, embora inspirado, empenhou-se ao máximo para escrever sobre a salvação comum. O que será, então, daqueles que, embora não inspirados, não se empenham, ou quase nada fazem, mas dizem ao povo, até em nome de Deus, quicquid in buccam venerit — o que vier em seguida — e, contanto que usem palavras das Escrituras, não se importam com a maneira como as interpretam ou aplicam?
Os que falam de coisas sagradas devem sempre fazê-lo com a maior reverência, zelo e empenho. 5. Os que receberam a doutrina desta salvação comum devem contender por ela com ardor. Com ardor, não com fúria.
Os que lutam pela fé cristã, ou na carreira cristã, devem lutar legitimamente; caso contrário, perderão seu trabalho e correrão grande risco de perder também a coroa (2 Timóteo 2:5). “A cólera do homem não opera a justiça de Deus” (Tiago 1:20). Mentir em favor da verdade é mau, e altercar por ela não é muito melhor.
Observe: os que receberam a verdade devem contender por ela. Mas como? Como fizeram os apóstolos: sofrendo por ela com paciência e coragem, não fazendo os outros sofrerem por não aceitarem imediatamente toda noção que nos agrada chamar, com ou sem prova, de fé ou de fundamento da fé.
Não devemos permitir que nos roubem nenhum artigo essencial da fé cristã por meio da astúcia ou de alegações especiosas e plausíveis de quem espreita para enganar (Efésios 4:14). O apóstolo Paulo nos diz que pregou o evangelho — note bem: o evangelho — com grande disputa (1 Tessalonicenses 2:2), isto é, segundo entendo, com fervor, zelo sincero e grande preocupação pelo êxito daquilo que pregava.
Mas, se entendermos “disputa” no sentido comum da palavra, devemos considerar imparcialmente com quem o apóstolo contendia e de que maneira; desenvolver isso não seria apropriado neste lugar.
II. A ocasião que o apóstolo teve para escrever com esse intuito. Assim como maus costumes dão origem a boas leis, erros perigosos muitas vezes oferecem justa ocasião para a defesa adequada de verdades importantes.
Observe aqui: 1. Os ímpios são os grandes inimigos da fé em Cristo e da paz da igreja. Os que negam ou corrompem uma e perturbam a outra são aqui expressamente chamados de ímpios.
Poderíamos ter verdade e paz, algo muito desejável, se em nossas igrejas e congregações particulares não houvesse ninguém, ministro ou cristão comum, além de pessoas verdadeiramente piedosas. Essa bênção mal pode ser esperada deste lado do céu.
Os ímpios levantam dúvidas apenas para promover seus próprios interesses egoístas, ambiciosos e gananciosos. Essa tem sido a praga da igreja em todas as épocas passadas; receio que nenhuma época esteja ou venha a estar inteiramente livre de tais homens e práticas enquanto durar o tempo.
Observe: nada nos separa da igreja, exceto aquilo que nos separa de Cristo, a saber, a incredulidade e a impiedade dominantes. Devemos abominar a ideia de atribuir esse caráter a partidos ou pessoas em particular, sobretudo sem a menor prova, ou, como acontece tantas vezes, sem nem mesmo uma sombra de prova.
Ímpios são os que vivem sem Deus no mundo, sem consideração por Deus nem pela consciência. Devemos temer e, por isso, evitar não apenas os que são perversos pelos pecados que cometem, mas também os que são ímpios pelos pecados que omitem.
Por exemplo, os que deixam de orar diante de Deus; os que não ousam censurar um homem rico quando isso é dever de seu cargo, por medo de perder seu favor e a vantagem que esperam obter; e os que fazem negligentemente a obra do Senhor, etc.
- Os piores entre os ímpios são os que transformam a graça de Deus em lascívia. Recebem ânimo a pecar com mais ousadia porque a graça de Deus tem sido, e continua sendo, tão abundantemente concedida; endurecem-se em suas impiedades diante da extensão e plenitude da graça do evangelho, cujo desígnio é reconduzir os homens do pecado e conduzi-los a Deus.
Portanto, tornar-se dissoluto sob tão grande graça, usá-la como ocasião para praticar com avidez toda impureza e endurecer-se nesse caminho pela própria graça, que é o último e mais poderoso meio de nos reconduzir, é fazer de si mesmo o mais vil, o pior e o mais desesperançado dos pecadores.
- Os que transformam a graça de Deus em lascívia, na prática, negam o Senhor Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; isto é, negam tanto a religião natural quanto a revelada. Atacam o fundamento da religião natural, pois negam o único Senhor Deus, e derrubam toda a estrutura da religião revelada, pois negam o Senhor Jesus Cristo.
O grande desígnio de Cristo ao estabelecer a religião revelada no mundo foi conduzir-nos a Deus. Negar a religião revelada é, na prática, derrubar a religião natural; elas permanecem ou caem juntas e mutuamente se dão luz e força.
Quem dera nossos deístas modernos, que vivem em meio à luz do evangelho, considerassem isso com seriedade e examinassem com cautela, diligência e imparcialidade o que os impede de receber o evangelho, enquanto afirmam estar plenamente convencidos de todos os princípios e deveres da religião natural!
Nunca duas talhas de contagem se corresponderam tão exatamente quanto estas; parece absurdo aceitar uma e rejeitar a outra. Seria de esperar que o caminho mais correto fosse aceitar ambas ou rejeitar ambas, embora talvez o método mais plausível, sobretudo nesta época, seja justamente agir como eles agem.
- Os que transformam a graça de Deus em lascívia estão destinados à condenação. Pecam contra o último, o maior e mais perfeito remédio e, por isso, ficam sem desculpa. Necessariamente morrerão de suas feridas e enfermidades; desde muito tempo estão destinados a essa condenação, seja qual for o sentido da expressão.
Mas e se nossos tradutores tivessem preferido verter palai progegrammenoi como desde muito tempo antes escritos a respeito, referindo-se a pessoas que, por seu próprio pecado e insensatez, se tornariam os sujeitos adequados dessa condenação? Que mal haveria nisso?
Os cristãos simples não teriam sido perturbados por pensamentos obscuros, duvidosos e angustiantes acerca da reprovação, assunto em que as mentes mais fortes não conseguem avançar muito e de que de fato mal podem suportar sem grande perda e estrago.
Não basta que os escritores inspirados tenham anunciado com antecedência que tais sedutores e homens perversos surgiriam nos últimos tempos e que cada pessoa, avisada de antemão, ficasse prevenida contra eles?
- Devemos contender com ardor pela fé, contra os que querem corrompê-la ou pervertê-la, como aqueles que se introduziram dissimuladamente: caráter certamente deplorável, mas muitas vezes muito mal aplicado por pessoas fracas e ignorantes, inclusive por aqueles que também se introduzem dissimuladamente e pensam que seu ipse dixit deve ser lei para todos os seus seguidores e admiradores.
Certamente, ministros fiéis e humildes ajudam a dar alegria, paz e consolo a seu povo; não são senhores da fé dele! Quem quer que tente corromper a fé, devemos enfrentar com ardor.
Quanto mais atarefados e astutos forem os instrumentos e agentes de Satanás para nos roubar a verdade, mais cuidadosos devemos ser em guardá-la com firmeza, contanto que tenhamos muito cuidado para não atribuir caráter falso ou injurioso a pessoas, partidos ou opiniões.
III. O aviso claro que o apóstolo, em nome de Cristo, dirige aos que professaram sua santa religião, mas depois a abandonam e lhe são infiéis (vv. 5-7). Temos aqui a lembrança dos antigos juízos de Deus contra os pecadores, com o desígnio de despertar e aterrorizar aqueles a quem esta epístola avisa.
Observe: os juízos de Deus muitas vezes são anunciados e executados in terrorem, como aviso para os outros, mais do que por desagrado imediato ou particular contra os próprios culpados. Não que Deus não se desagrade deles, mas talvez não mais do que de outros que, ao menos por ora, escapam.
“Quero, pois, lembrar-vos”. O que já sabemos ainda precisa ser lembrado. Por isso, sempre haverá necessidade e utilidade de um ministério regular e permanente na igreja cristã, embora todas as doutrinas da fé, seus fundamentos, estejam reveladas com tanta clareza, em palavras expressas ou por consequências tão próximas, claras e diretas, que quem corre pode lê-las e compreendê-las.
Não precisamos de intérprete infalível, seja ele realmente assim ou apenas se julgue assim, para qualquer desses fins. Algumas pessoas, com pouca sabedoria, sugerem: “Se as Escrituras contêm tão claramente tudo o que é necessário para a salvação, que necessidade ou utilidade pode haver de um ministério permanente? Por que não podemos contentar-nos em ficar em casa e ler nossas Bíblias?”
O apóstolo inspirado respondeu plenamente, embora não por inteiro, a essa objeção. A pregação não tem por desígnio ensinar algo novo em cada sermão, alguma coisa que antes desconhecíamos, mas lembrar-nos, trazer à memória coisas esquecidas, comover nossas emoções e despertar e firmar nossas resoluções, para que nossa vida corresponda à nossa fé.
Embora vocês conheçam essas coisas, ainda precisam conhecê-las melhor. Há muitas coisas que conhecemos e que, para nossa infelicidade, esquecemos. Não é útil nem proveitoso que nos sejam trazidas de novo à memória?
Quais são, então, essas coisas de que nós, cristãos, precisamos ser lembrados?
- A destruição dos israelitas incrédulos no deserto (v. 5). Paulo lembra disso aos coríntios, em 1 Coríntios 10. Os dez primeiros versículos daquele capítulo — pois as Escrituras são sempre seu melhor comentário — são a melhor explicação do versículo 5 desta epístola de Judas.
Ninguém deve, portanto, presumir de seus privilégios, pois muitos que foram tirados do Egito por uma série de milagres assombrosos pereceram no deserto por causa da incredulidade. Portanto, não sejamos altivos, mas temamos (Romanos 11:20). Temamos que, sendo-nos deixada uma promessa de entrar em seu descanso, algum de vocês pareça ficar aquém dele (Hebreus 4:1).
Eles tiveram milagres em abundância; eram seu pão de cada dia. Ainda assim, pereceram na incredulidade. Temos vantagens muito maiores do que eles tinham. Que o erro deles, tão fatal, nos sirva de solene advertência.
- Somos aqui lembrados da queda dos anjos (v. 6). Muitos anjos deixaram sua própria habitação, isto é, não se agradaram dos postos e posições que o Monarca supremo do universo lhes havia designado e atribuído, mas julgaram, como ministros descontentes de nossa época — eu diria, de todas as épocas —, que mereciam coisa melhor.
Queriam ser soberanos sob o título de ministros e, na prática, fazer de seu Soberano um ministro deles, levando-o a fazer tudo, e somente, o que desejassem. Assim, o orgulho foi a causa principal e direta ou ocasião de sua queda. Abandonaram seu posto e rebelaram-se contra Deus, seu Criador e Senhor soberano.
Mas Deus não os poupou, apesar de serem grandes e elevados; não se submeteu a eles. Expulsou-os, como um príncipe sábio e bom faria com um ministro egoísta e enganador. E o grande Deus, todo-sábio, ao contrário dos mais sábios e melhores príncipes terrenos, não podia ignorar os desígnios que eles estavam tramando.
O que lhes aconteceu, afinal? Pensaram que ousariam desafiar e afrontar a própria Onipotência, mas Deus foi demais para eles e os lançou no inferno. Os que não quiseram servir a seu Criador e à vontade dele em seu primeiro estado foram feitos cativos da justiça divina e estão reservados em cadeias eternas, sob as trevas.
Veja aqui a condição dos anjos caídos: estão presos, submetidos ao poder e à justiça divinos e reservados para o juízo do grande dia. Estão sob as trevas, embora antes fossem anjos de luz. Tão terrivelmente cegos estão que continuam lutando contra Deus, como se ainda lhes restasse ao menos alguma pequena esperança de conseguir o intento e vencer no conflito. Que loucura terrível!
Luz e liberdade juntam-se; como combinam bem as cadeias e as trevas! Os demônios, que já foram anjos no melhor sentido do termo, estão reservados, etc. Observe: há, sem dúvida há, um juízo por vir. Os anjos caídos estão reservados para o juízo do grande dia; porventura os homens caídos escaparão dele? Certamente não. Que cada leitor considere isso enquanto ainda há tempo.
As cadeias deles são chamadas eternas porque é impossível que algum dia se libertem ou escapem; estão presos por elas com segurança. O decreto, a justiça e a cólera de Deus são as próprias cadeias que mantêm os anjos caídos presos. Ouçam e temam, ó mortais pecadores da humanidade!
- O apóstolo também nos lembra da destruição de Sodoma e Gomorra (v. 7): “Assim como”, etc. É por alusão à destruição de Pentápolis, ou das cinco cidades, que as misérias dos condenados são descritas por um lago que arde com fogo e enxofre.
Seus habitantes eram culpados de perversidade abominável, que só se pode mencionar ou imaginar com a mais profunda aversão e repugnância. A ruína deles serve de aviso especial a todos para que tenham cuidado com as concupiscências carnais, que combatem contra a alma, e fujam delas (1 Pedro 2:11).
“Essas concupiscências consumiram os sodomitas com fogo do céu, e agora eles estão sofrendo a vingança do fogo eterno; portanto, tomai cuidado, não imiteis seus pecados, para que os mesmos flagelos vos alcancem como os alcançaram.”
“Deus é o mesmo Ser santo, justo e puro agora como então; e podem os prazeres bestiais de um momento compensar vossa punição com a vingança do fogo eterno? Mantende-vos em temor, portanto, e não pequeis” (Salmos 4:4).
Versículos 8 a 14
Professos Rebeldes. (66 d.C.)
O apóstolo apresenta aqui uma acusação contra os enganadores que então seduziam os discípulos de Cristo, afastando-os da profissão e da prática de sua santa religião. Chama-os de sonhadores imundos, pois o engano é um sonho e também o começo e a porta de entrada para toda espécie de impureza.
Repare: o pecado é impureza; torna os homens odiosos e vis aos olhos do Deus santíssimo. Também os torna, mais cedo ou mais tarde, vis aos próprios olhos, seja pelo arrependimento, seja pelo castigo levado ao extremo e sem saída. Dentro de algum tempo, tornam-se vis aos olhos de todos ao redor.
Esses sonhadores imundos se deixam levar por sonhos até um paraíso de tolos na terra e, por fim, até um inferno real. Que seu caráter, seu caminho e seu fim nos sirvam de aviso oportuno e suficiente: pecados semelhantes produzirão castigos e misérias semelhantes. Aqui:
I. Descreve-se o caráter desses enganadores.
- Maculam a carne. A carne, ou o corpo, é a sede direta e, muitas vezes, a ocasião que atiça muitas contaminações horríveis. Mas elas, embora praticadas no corpo e contra ele, também maculam gravemente a alma, mutilando-a e ferindo-a profundamente.
“As concupiscências carnais combatem contra a alma” (1 Pedro 2:11); e em 2 Coríntios 7:1 lemos sobre “imundícia da carne e do espírito”, cada qual, embora de tipo diferente, macula o homem inteiro.
- Desprezam o domínio e falam mal das autoridades. Têm mente perturbada e espírito sedicioso, esquecendo-se de que “as autoridades que existem foram ordenadas por Deus” (Romanos 13:1).
Deus exige que “de ninguém falemos mal” (Tito 3:2). Mas é grande agravamento do pecado de falar mal quando nossas palavras se dirigem contra magistrados, homens que Deus colocou em autoridade sobre nós. Ao blasfemar contra eles ou falar mal deles, blasfemamos contra o próprio Deus.
Ou, se entendermos a passagem, como alguns fazem, em relação à religião, que deveria exercer domínio neste mundo inferior, tais difamadores desprezam o domínio da consciência, zombam dela e gostariam de bani-la do mundo. Também desprezam a palavra de Deus, regra da consciência.
As revelações da vontade divina pouco valem para eles. São regra de fé e de conduta, mas só depois que eles as explicam e impõem a todos ao redor sua própria interpretação.
Ou, conforme outros explicam o sentido da passagem, as autoridades aqui mencionadas ou aludidas são o povo de Deus, verdadeira e especialmente seu povo, como diz o salmista: “Não toqueis nos meus ungidos e não prejudiqueis os meus profetas” (Salmos 105:15).
Eles falam mal, etc. A religião e aqueles que a professam com seriedade sempre foram difamados em toda parte. No entanto, nada há na religião que não seja muito bom e digno da mais alta consideração, tanto por aperfeiçoar nossa natureza quanto por servir aos nossos interesses mais verdadeiros e elevados.
Apesar disso, “esta seita”, como seus inimigos gostam de chamá-la, “em toda parte é alvo de palavras contrárias” (Atos 28:22).
Nessa ocasião o apóstolo apresenta Miguel, o arcanjo, etc. (v. 9). Os intérpretes não sabem ao certo o que significa aqui o corpo de Moisés. Alguns pensam que o diabo defendia que Moisés tivesse um funeral público e honroso, e que o lugar de seu sepultamento fosse conhecido por todos, esperando assim levar os judeus, naturalmente inclinados a isso, a uma nova e recente prática de idolatria.
O dr. Scott pensa que o corpo de Moisés é a igreja judaica, por cuja destruição o diabo contendia e disputava, assim como a igreja cristã é chamada de corpo de Cristo na linguagem do Novo Testamento. Outros apresentam interpretações diferentes, com as quais não incomodarei o leitor aqui.
Embora essa disputa fosse muito acirrada e fervorosa e Miguel saísse vencedor no desfecho, ainda assim ele não quis proferir acusação insultuosa nem mesmo contra o diabo. Sabia que uma boa causa não precisa de tais armas para ser defendida.
Diz-se que ele “não ousou pronunciar”, etc. Por que não ousou? Não porque tivesse medo do diabo, mas porque acreditava que Deus se ofenderia se agisse assim numa disputa. Considerou indigno de si competir com o grande inimigo de Deus e dos homens para ver qual deles superaria o outro em altercar ou insultar.
Eis um lembrete para todos os que debatem: nunca introduzam acusações insultuosas em suas discussões. A verdade não precisa do apoio da falsidade nem da linguagem grosseira. Alguns dizem que Miguel não quis proferir acusação insultuosa contra o diabo por saber antecipadamente que o adversário o venceria nessa arma.
Outros pensam que o apóstolo se refere ao acontecimento notável de Números 20:7-14. Satanás queria apresentar Moisés sob cores desfavoráveis, para o que aquele homem bom, naquele momento e naquela ocasião, dera mais motivo do que deveria.
Segundo essa interpretação, Miguel se levanta em defesa de Moisés e, com o zelo de um espírito íntegro e corajoso, diz a Satanás: “O Senhor te repreenda.” Não quis ficar discutindo com o diabo nem entrar numa discussão detalhada sobre os méritos desse caso particular.
Sabia que Moisés era seu companheiro de serviço, alguém favorecido por Deus, e não permitiria pacientemente que ele fosse insultado, não, nem mesmo pelo príncipe dos demônios. Mas, com justa indignação, clama: “O Senhor te repreenda.” É semelhante à palavra do próprio Senhor em Mateus 4:10: “Vai-te, Satanás.”
Moisés era uma autoridade, um magistrado, amado e elevado pelo grande Deus. O arcanjo achou intolerável que alguém assim fosse tratado desse modo por um espírito apóstata e vil, por mais elevada que fosse sua ordem.
A lição, portanto, é que devemos defender aqueles que Deus reconhece como seus, por mais severas que sejam as censuras lançadas por Satanás e seus instrumentos contra eles e sua conduta.
Aqueles que censuram, em particular, magistrados íntegros por qualquer deslize de comportamento podem esperar ouvir: “O Senhor te repreenda.” As repreensões divinas são mais difíceis de suportar do que os pecadores descuidados imaginam agora.
- Falam mal das coisas que não conhecem, etc., v. 10. Observe: aqueles que falam mal da religião e da piedade falam mal daquilo que desconhecem. Se as conhecessem, falariam bem delas, pois só se podem dizer, na verdade, coisas boas e excelentes da religião.
É triste que alguma coisa diferente ou contrária a isso possa ser dita com justiça sobre qualquer um dos que a professam. A vida religiosa é a mais segura, feliz, consoladora e honrosa que existe.
Observe ainda: os homens têm maior propensão a falar mal das pessoas e coisas que menos conhecem. Quantos jamais teriam sofrido com línguas caluniadoras se fossem mais bem conhecidos! Por outro lado, o isolamento protege alguns até mesmo de críticas justas.
“Mas o que sabem naturalmente”, etc. É difícil, se não impossível, encontrar inimigos obstinados da religião cristã que não vivam habitualmente em contradição aberta ou secreta até com os princípios da religião natural.
Muitos julgam dura e pouco caridosa essa afirmação, mas temo que ela se mostre verdadeira demais no dia da revelação do justo juízo de Deus. O apóstolo os compara a animais irracionais, embora muitas vezes se considerem e se gabem de ser, se não os mais sábios, ainda assim pelo menos os mais espirituosos dos homens.
“Nessas coisas se corrompem.” Isto é, nas coisas mais simples, naturais e necessárias, as que estão mais abertas e evidentes à razão e à consciência naturais. Até nelas se corrompem, se rebaixam e se maculam.
Seja qual for a falha, ela não está no entendimento nem nas percepções deles, mas em suas vontades depravadas e em seus apetites e afetos desordenados. Podiam e poderiam ter agido melhor, mas teriam de resistir violentamente às paixões vis que obstinadamente preferiram satisfazer a mortificar.
- No v. 11, o apóstolo os apresenta como seguidores de Caim e, nos v. 12, 13, como pessoas ateias e profanas, que pouco pensavam em Deus ou num mundo futuro e talvez pouco acreditassem neles.
Eram gananciosos e cobiçosos, despreocupados com o que viria depois, contanto que conseguissem vantagens mundanas imediatas. Eram rebeldes contra Deus e os homens que, como Coré, se lançaram a empreendimentos nos quais certamente pereceriam, como ele pereceu. O apóstolo ainda diz deles:
(1.) “Estes são manchas em vossas festas de amor”, as agapai, ou refeições fraternas, tão mencionadas pelos antigos. Por algum meio ou desventura, acabaram sendo admitidos entre os participantes, mas eram manchas entre eles, maculados e maculadores.
Observe: é grande descrédito, ainda que injusta e acidental, para a religião quando aqueles que a professam e participam de suas instituições mais solenes são, no coração e na vida, inadequados a ela e até contrários a ela: “Estes são manchas.”
Contudo, quão comuns são tais defeitos em todos os convívios cristãos aqui na terra, sem excluir as melhores! Tanto mais lamentável. Que o Senhor corrija isso a seu tempo e à sua maneira, não pelo modo cego e rigoroso dos homens, que arrancam o trigo junto com o joio.
Mas no céu que aguardamos, pelo qual esperamos e para o qual nos preparamos, nada há dessa obra insensata nem de tais atos desordenados.
(2.) Quando se banqueteiam com vocês, alimentam a si mesmos sem temor. Sem dúvida havia entre eles glutões declarados, que só pensavam em satisfazer o apetite com a abundância e o requinte da comida. Não davam atenção à advertência de Salomão (Provérbios 23:2).
Repare: até ao comer e beber normalmente é necessário santo temor, muito mais num banquete. Contudo, às vezes podemos ser vencidos com maior facilidade e sem perceber durante uma refeição comum do que numa festa, pois na situação considerada estamos menos atentos.
E às vezes, pelo menos para algumas pessoas, a própria fartura de um banquete é seu antídoto; para outras, pode ser uma armadilha perigosa.
(3.) “São nuvens sem água”, que prometem chuva em tempo de seca, mas não cumprem nada do que prometem. Assim acontece com os professos que têm só aparência: no começo prometem muito, como árvores que florescem cedo numa primavera adiantada, mas no fim dão pouco fruto ou nenhum.
“Levadas de um lado para outro pelos ventos”, leves e vazias, facilmente arrastadas de um lado para outro conforme sopra o vento. Assim são os professos vazios, sem fundamento, presa fácil de qualquer sedutor.
É espantoso ouvir tantos falarem com tanta segurança sobre tantas coisas das quais pouco ou nada sabem e, contudo, não têm a sabedoria e a humildade de discernir e reconhecer quão pouco sabem. Quão feliz seria nosso mundo se os homens ou soubessem mais ou soubessem, na prática, quão pouco sabem!
(4.) “Árvores cujos frutos murcham”, etc. São árvores, pois foram plantadas na vinha do Senhor, mas não dão fruto. Observe: pode-se dizer com justiça que aqueles cujos frutos murcham não têm fruto algum. Tanto vale nada ter de bom quanto nunca se tornar melhor.
É triste quando as pessoas parecem começar no Espírito e terminar na carne; é um caso quase tão comum quanto terrível. O texto fala de pessoas duas vezes mortas. Poderíamos pensar que morrer uma vez bastaria.
Até que a graça nos renove em grau mais elevado que o comum, nenhum de nós gosta de pensar em morrer uma vez, embora isso esteja destinado a todos. O que, então, significa estar duas vezes morto?
Estavam mortos uma vez em seu estado natural, caído e desviado. Mas pareciam recuperar-se e, como alguém que desmaiou, voltar à vida ao professarem a religião cristã. Agora, porém, estão mortos de novo pelas provas evidentes que deram de sua hipocrisia: fossem quais fossem as aparências, nada havia neles de verdadeiramente vivo.
“Arrancadas pela raiz”, como costumamos fazer com árvores mortas das quais não esperamos mais fruto. Estão mortas, mortas, mortas! Por que ocupam inutilmente a terra? Lancem-nas ao fogo.
(5.) “Ondas impetuosas do mar”, agitadas, barulhentas e clamorosas, cheias de fala e turbulência, mas com pouco sentido ou significado, se é que têm algum: espumando sua própria vergonha. Causam muita inquietação a homens de maior discernimento e temperamento mais calmo, mas isso, no fim, se voltará em vergonha ainda maior e justo descrédito para elas mesmas.
A oração do salmista sempre deve ser a de toda pessoa honesta e boa: “Guardem-me a integridade e a retidão (Salmos 25:21) e, se não me guardarem, que eu fique desprotegido.” Se a honestidade vale pouco agora, a embustice valerá muito menos dentro de pouco tempo.
Ondas impetuosas aterrorizam os passageiros de um navio, mas, quando chegam ao porto, eles as esquecem como se já não existissem. Seu barulho e terror acabam para sempre.
(6.) “Estrelas errantes”, planetas que se movem de modo irregular: não seguem o curso firme e regular das estrelas fixas, mas mudam de posição, de tal modo que às vezes é difícil saber onde encontrá-los.
Essa alusão traz uma imagem muito viva dos falsos mestres, que ora estão aqui, ora ali, de modo que ninguém sabe onde nem como fixá-los. Pelo menos nas questões principais, seria de esperar que algo permanecesse fixo e firme; isso seria possível sem infalibilidade nem qualquer pretensão a ela por parte de nós, pobres mortais.
Na religião e na política, os grandes temas das discussões atuais, certamente há certos stamina sobre os quais homens sábios e bons, honestos e sem interesse próprio, poderiam concordar.
Não precisariam, assim, lançar o povo na maior angústia e aflição da mente nem inflamar suas paixões até a raiva e a fúria, sem lhes dar a conhecer o que dizem ou o que afirmam.
II. Declara-se a condenação desse povo perverso: “Para os quais está reservada a negridão das trevas para sempre.” Os falsos mestres devem esperar os piores castigos neste mundo e no futuro.
Isso não se aplica a qualquer pessoa que, por engano, ensine alguma coisa que não seja exatamente verdadeira. Se fosse assim, quem ousaria abrir a Bíblia para ensinar numa reunião pública, a menos que se julgasse igual ou superior aos anjos de Deus no céu?
Aplica-se, porém, a todo aquele que age com duplicidade, dissimula e quer conduzir outros por atalhos e caminhos laterais para ter ocasião de lucrar com eles ou torná-los sua presa; na expressão do apóstolo, para fazer deles mercadoria (2 Pedro 2:3).
Mas basta quanto a isso. A respeito da negridão das trevas para sempre, direi apenas que essa expressão terrível, com todo o horror que encerra, pertence aos falsos mestres que o são de fato, não apenas chamados assim por calúnia: os que corrompem a palavra de Deus e traem as almas dos homens.
Se isso não tornar cautelosos tanto ministros quanto povo, não sei o que tornará.
Da profecia de Enoque (v. 14, 15), não se faz menção em nenhuma outra parte ou passagem das Escrituras. Agora, porém, é fato escriturístico que houve tal profecia.
Um texto claro das Escrituras basta para provar qualquer ponto que nos seja exigido crer, especialmente quando se trata de um fato. Mas, quanto aos assuntos de fé, da fé salvadora necessária, Deus não julgou conveniente provar-nos a tal ponto (bendito seja seu santo nome, pois não o fez).
Não há artigo fundamental da religião cristã, propriamente chamada assim, que não seja repetido muitas vezes no Novo Testamento. Por isso podemos saber a que o Espírito Santo dá maior importância e, consequentemente, a que devemos dá-la também.
Alguns dizem que essa profecia de Enoque foi conservada pela tradição na igreja judaica; outros, que o apóstolo Judas recebeu conhecimento dela por inspiração sem mediação. Seja como for, é certo que existiu tal profecia antiga, de longa data, aceita universalmente na igreja do Antigo Testamento. Ela é um ponto principal de nosso credo do Novo Testamento.
Observe: 1. A vinda de Cristo para julgar foi profetizada já em meados da era dos patriarcas e, portanto, era uma verdade recebida e reconhecida mesmo naquela época.
O Senhor vem com suas santas miríades, incluindo tanto anjos quanto espíritos de homens justos aperfeiçoados. Que tempo glorioso será quando Cristo vier com dez mil deles! Dizem-nos também os grandes e temíveis fins e propósitos para os quais ele virá assim acompanhado e assistido: executar o juízo sobre todos.
- Já naquela época remota falava-se disso como algo iminente: “Eis que vem o Senhor; está prestes a vir e chegará até vós antes que percebais. A menos que sejais muito cautelosos e diligentes, chegará antes que estejais preparados para encontrá-lo com alegria.”
Ele vem: (1.) Para executar juízo sobre os perversos. (2.) Para convencê-los. Observe: Cristo não condenará ninguém sem precedente, julgamento e condenação, uma condenação que pelo menos fará os próprios culpados calarem-se.
Não terão desculpa nem justificação que possam ou ousem sustentar naquele dia. Então toda boca se fechará; o Juiz e sua sentença receberão aprovação e louvor de todos os imparciais. Até os criminosos culpados e condenados ficarão sem palavras.
Agora, porém, não lhes faltam alegações audaciosas e aparentemente plausíveis, que apresentam com toda segurança e confiança. Mas é certo que os julgamentos de mentira encenados pelos presos entre si na cadeia logo se revelam muito diferentes do julgamento real diante do juiz competente.
Não posso passar pelo v. 15 sem observar quantas vezes, e com quanta ênfase, a palavra “ímpio” se repete ali, nada menos que quatro vezes: homens ímpios, pecadores ímpios, atos ímpios e, quanto à maneira, praticados impiamente.
Hoje, piedoso ou ímpio pouco significa para os homens, a não ser talvez motivo para escarnecerem e zombarem até das próprias palavras. Mas não é assim na linguagem do Espírito Santo. Repare: no dia do juízo, teremos de prestar contas das omissões, assim como dos atos cometidos.
Repare ainda: as palavras duras dirigidas uns aos outros, sobretudo quando sem bom fundamento, com toda certeza entrarão nas contas do grande dia do juízo. Todos nós cuidemos de nós mesmos enquanto é tempo.
“Se tu”, diz um de nossos bons e antigos puritanos, “ferires (alguém erroneamente chamado herege, ou) um cismático, e Deus encontrar um santo verdadeiro sangrando, cuida de como responderás por isso.”
Talvez seja tarde demais dizer diante do anjo que foi um erro (Eclesiastes 5:6). Apenas faço aqui alusão a essa expressão do escritor divinamente inspirado.
Versículos 15 a 25
Exortação aos Fiéis; Conclusão. (66 d.C.)
Aqui: I. O apóstolo amplia ainda mais a descrição desses homens maus e sedutores: são murmuradores, queixosos, etc. (v. 16). Repare: um temperamento murmurador e queixoso, quando cultivado e manifestado, dá aos homens um caráter muito ruim. No mínimo, são muito fracos e, em sua maioria, muito perversos.
Murmuram contra Deus e sua providência, contra os homens e sua conduta; ficam irritados com tudo o que acontece e nunca se agradam de seu próprio estado e condição no mundo, por julgarem que não é bom o bastante para eles. Andam segundo suas próprias concupiscências: sua vontade, seu apetite e sua fantasia são sua única regra e lei.
Observe: os que satisfazem seus apetites pecaminosos são os mais propensos a ceder às paixões desenfreadas.
II. O apóstolo prossegue, advertindo e exortando aqueles a quem escreve (vv. 17-23). Aqui:
- Ele os chama a lembrar como já haviam sido prevenidos: “Mas vós, amados, lembrai-vos”, etc. (v. 17). “Lembrai-vos; cuidai para não estranhar — a ponto de tropeçardes, vos ofenderdes e terdes a fé abalada — que os sedutores antes descritos e contra os quais fostes advertidos surgissem tão cedo na igreja cristã.”
“Tudo isso foi predito pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo. Por conseguinte, seu cumprimento confirma a vossa fé, em vez de ser, ainda que minimamente, ocasião para abalá-la e perturbá-la.”
Observe: (1.) Quem quer persuadir deve deixar evidente que ama sinceramente aqueles a quem deseja persuadir. Palavras amargas e tratamento rude nunca convenceram, nem convencerão, muito menos persuadirão alguém.
(2.) As palavras que pessoas inspiradas disseram ou escreveram, quando devidamente lembradas e ponderadas, são a melhor proteção contra erros perigosos. Isso sempre será assim, até que os homens aprendam a falar melhor do que o próprio Deus.
(3.) Não devemos ficar ofendidos se erros e perseguições surgirem e prevalecerem na igreja cristã. Isso foi predito; portanto, não devemos pensar pior da pessoa, da doutrina ou da cruz de Cristo quando vemos essa previsão cumprir-se. Veja 1 Timóteo 4:1; 2 Timóteo 3:1; 2 Pedro 3:3.
Não devemos estranhar isso, mas nos consolar com o fato de que, em meio a toda essa confusão, Cristo preservará sua igreja e cumprirá sua promessa de que “as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mateus 16:18).
(4.) Quanto mais a religião é ridicularizada e perseguida, mais firmemente devemos nos apegar a ela e preservá-la. Tendo sido prevenidos, devemos mostrar que estamos preparados; sob tais provações, devemos permanecer firmes e não nos deixar abalar depressa em nossa mente (2 Tessalonicenses 2:2).
- Ele os põe em guarda contra os sedutores por meio de outra descrição de seu caráter odioso: “Estes são os que se separam”, etc. (v. 19). Repare: (1.) Os sensuais são os piores separatistas. Por seus caminhos ímpios e práticas viciosas, separam-se de Deus, de Cristo e de sua igreja, para o diabo, o mundo e a carne.
Isso é muito pior do que separar-se de um ramo particular da igreja visível por causa de opiniões, formas e circunstâncias de governo ou culto externo. Muitos suportam pacientemente a primeira separação, enquanto quase sempre e com veemência atacam a segunda, como se nenhum pecado fosse condenável, exceto o que lhes agrada chamar de cisma.
(2.) Os homens sensuais não têm o Espírito, isto é, o Espírito de Deus e de Cristo, o Espírito de santidade. Quem não o tem não pertence a Cristo (Romanos 8:9).
(3.) Quanto piores forem os outros, mais devemos nos esforçar para nos mostrar melhores e aprovar nossa própria conduta. Quanto mais Satanás e seus instrumentos se empenham em perverter os outros, na doutrina ou na prática, mais firmes devemos ser na sã doutrina e numa boa conduta.
Devemos nos apegar à palavra fiel, conforme fomos ensinados por Deus, e guardar o mistério da fé com consciência pura (Tito 1:9; 1 Timóteo 3:9).
- Ele os exorta à perseverança constante na verdade e na santidade.
(1.) “Edificando-vos sobre a vossa santíssima fé” (v. 20). Repare: o caminho para manter firme nossa profissão de fé é perseverar nela. Depois de lançar bem os alicerces numa fé sã e num coração sincero e íntegro, devemos edificar sobre eles e progredir continuamente.
Devemos cuidar também dos materiais que usamos nessa construção: ouro, prata e pedras preciosas, não madeira, feno e palha (1 Coríntios 3:12). Princípios corretos e conduta regular resistirão à prova do fogo; mas, se misturarmos qualquer material inferior, sofreremos perda, ainda que sejamos sinceros no essencial. Mesmo que nossa pessoa seja salva, essa parte de nossa obra será consumida.
E, se nós mesmos escaparmos, será com grande perigo e dificuldade, como quem sai de uma casa em chamas por todos os lados.
(2.) “Orando no Espírito Santo.” Repare: [1.] A oração alimenta a fé; o caminho para edificarmos sobre nossa fé santíssima é perseverarmos na oração (Romanos 12:12).
[2.] Nossas orações têm maior probabilidade de prevalecer quando oramos no Espírito Santo, isto é, sob sua direção e influência, segundo a regra de sua palavra, com fé, fervor e insistência constante e perseverante. É isso orar no Espírito Santo, quer se faça com uma forma prescrita, quer sem ela.
(3.) “Conservai-vos no amor de Deus” (v. 21). [1.] “Mantende viva e vigorosa em vossa alma a graça do amor a Deus, com seus atos e exercícios.”
[2.] “Tende cuidado para não vos afastardes do amor que Deus tem por vós, nem de suas manifestações agradáveis, animadoras e fortalecedoras. Permanecei no caminho de Deus, se quiserdes continuar em seu amor.”
(4.) “Esperando a misericórdia”, etc. [1.] Só se deve esperar a vida eterna por meio da misericórdia. A misericórdia é nosso único apelo, não o mérito; ou, se houver mérito, não é o nosso, mas o de outro, que mereceu por nós aquilo a que, de outro modo, não poderíamos reivindicar direito algum nem ter esperança bem fundamentada.
[2.] Diz-se que a vida eterna vem não só pela misericórdia de Deus como nosso Criador, mas também pela misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo como Redentor. Todos os que chegam ao céu têm de chegar por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, pois não há outro nome debaixo do céu, dado entre os homens, pelo qual devemos ser salvos, senão somente o do Senhor Jesus (Atos 4:12, comparado com o v. 10).
[3.] A expectativa crente da vida eterna nos arma contra as ciladas do pecado (2 Pedro 3:14). A fé viva na bendita esperança nos ajudará a mortificar nossas concupiscências malditas.
- Ele lhes ensina como se comportar para com irmãos que erram: “E de alguns tende compaixão”, etc. (v. 22, 23). Repare: (1.) Devemos fazer tudo o que pudermos para resgatar outros das ciladas do diabo, a fim de salvá-los de erros perigosos e práticas perniciosas, ou de recuperá-los delas quando nelas estiverem presos.
Sob Deus, não somos apenas guardiões de nós mesmos; cada um deve ser, tanto quanto puder, guardião de seu irmão. Somente um Caim perverso negaria isso (Gênesis 4:9). Devemos vigiar uns pelos outros, repreender-nos com fidelidade e prudência e dar bom exemplo a todos ao nosso redor.
(2.) Isso deve ser feito com compaixão e discernimento. Como assim? Devemos distinguir entre os fracos e os obstinados.
[1.] De alguns devemos ter compaixão e tratá-los com toda a ternura; devemos restaurá-los com espírito de mansidão, sem ser desnecessariamente duros e severos em nossas censuras contra eles e suas ações, nem orgulhosos e altivos em nossa conduta para com eles.
Não devemos ser implacáveis nem contrários a nos reconciliarmos com eles ou a admiti-los à amizade que tinham conosco antes, quando dão sinais evidentes, ou mesmo uma esperança firme, de arrependimento sincero. Se Deus os perdoou, por que nós não o faríamos?
Nós precisamos infinitamente mais do perdão dele do que eles precisam, ou poderiam precisar, do nosso, embora talvez nem eles nem nós tenhamos consciência justa ou suficiente disso.
[2.] A outros, salvem com temor, insistindo nos terrores do Senhor: “Procurem aterrorizá-los para que abandonem seus pecados; preguem-lhes o inferno e a perdição.”
Mas e se o que se indica aqui, em primeiro lugar e principalmente, é a prudência e a cautela ao administrar até as repreensões mais justas e severas? Ofereço essa interpretação apenas à consideração.
Seria como se ele dissesse: “Temei frustrar vossas boas intenções e propósitos honestos por uma ação precipitada e imprudente. Não endureçais, em vez de recuperar, nem mesmo aqueles que exigem severidade maior do que no exemplo imediatamente anterior.”
Muitas vezes exageramos quando temos certeza de que nossa intenção é honesta e pensamos estar certos no essencial. Contudo, não se deve provocar os piores homens sem necessidade, precipitadamente ou até o extremo, para que, por nossa culpa, não fiquem ainda mais endurecidos.
“Odiando até a roupa manchada pela carne, isto é, mantendo-vos à máxima distância do que é mau ou parece sê-lo, e procurando que os outros façam o mesmo. Evitai tudo o que conduz ao pecado ou tem aparência de pecado” (1 Tessalonicenses 5:22).
III. O apóstolo conclui esta epístola com uma solene atribuição de glória ao grande Deus (v. 24, 25). Observe: 1. Seja qual for o assunto ou argumento de que tratamos, convém concluir atribuindo glória a Deus.
- Deus é poderoso e, assim como é poderoso, também está disposto a nos guardar de tropeçar e a nos apresentar irrepreensíveis diante da presença de sua glória.
Não como pessoas que nunca tiveram culpa, pois aquilo que já foi feito não pode ser desfeito, nem mesmo pela Onipotência: isso implicaria contradição; mas como pessoas cujas faltas não serão imputadas para sua ruína. Sem a misericórdia de Deus e os méritos do Salvador, elas poderiam com toda justiça ser imputadas para esse fim.
“Diante da presença de sua glória.” Repare: (1.) A glória do Senhor em breve estará presente. Agora a vemos como distante, e muitos a consideram incerta; mas ela virá e se manifestará claramente.
“Todo olho o verá” (Apocalipse 1:7). Agora isso é objeto de nossa fé, mas depois — e certamente não pode demorar muito — será objeto de nossos sentidos. Aquele em quem agora cremos logo veremos, para nossa alegria e consolo indizíveis ou para terror e espanto inexprimíveis. Veja 1 Pedro 1:8.
(2.) Todos os verdadeiros crentes serão apresentados diante do Pai por seu Senhor e Redentor, quando ele vier. Cristo, sua gloriosa cabeça, os apresentará para aprovação, aceitação e recompensa.
Eles lhe foram dados pelo Pai; e, de todos os que lhe foram dados, ele não perdeu nenhum nem perderá sequer um, nem uma só alma. Apresentará todos perfeitamente santos e felizes quando entregar seu reino mediador a seu Deus e nosso Deus, seu Pai e nosso Pai (João 6:39; 17:12; 1 Coríntios 15:24).
(3.) Quando os crentes forem apresentados irrepreensíveis, isso será com alegria excessiva. Ah! Agora nossas faltas nos enchem de temores, dúvidas e tristezas.
Mas tenham bom ânimo: se formos sinceros, seremos apresentados irrepreensíveis, pois nosso querido Redentor assumiu essa responsabilidade. Onde não houver pecado, não haverá tristeza; onde houver perfeição de santidade, haverá perfeição de alegria.
Certamente, o Deus que pode e quer fazer isso é digno de receber glória, majestade, domínio e poder, agora e para sempre! A isso podemos, com o apóstolo, acrescentar de coração: Amém.