Filemom 1
Argumento
Filemom
Concluída por Jeremiah Smith.
UMA
EXPOSIÇÃO
COM OBSERVAÇÕES PRÁTICAS
DA EPÍSTOLA DE SÃO PAULO A
FILEMOM.
Esta epístola a Filemom vem por último entre as que levam o nome de Paulo, talvez por ser a mais curta e tratar de um assunto peculiar, diferente de todas as demais. Ainda assim, o Espírito de Deus, que a ditou, viu que ela seria, a seu modo, muito instrutiva e útil às igrejas.
Sua ocasião foi a seguinte: Filemom, homem de destaque e provavelmente ministro da igreja de Colossos, cidade da Frígia, tinha um servo chamado Onésimo. Este lhe havia furtado bens e fugido; em suas andanças chegou a Roma, onde Paulo estava preso por causa do evangelho.
Pela providência, Onésimo ouviu ali a pregação do apóstolo e, pela bênção de Deus, foi convertido por meio dele. Depois serviu Paulo por algum tempo na prisão e poderia continuar sendo-lhe útil. Mas, sabendo que era servo de outro homem, Paulo não quis retê-lo sem o consentimento do senhor.
Em vez disso, enviou-o de volta com esta carta de recomendação, na qual pede com insistência que seja perdoado e recebido com bondade.
Antes de entrarmos na exposição, podemos observar algumas coisas gerais na epístola e no que se relaciona a ela:
I. A bondade e a misericórdia de Deus para com um pobre pecador errante. Por sua providência graciosa, Deus o colocou ao alcance dos meios de salvação e os tornou eficazes para sua conversão. Assim, ele foi procurado por quem não perguntara por ele e encontrado por quem não o buscara, Isaías 65:1.
II. A grande e terna afeição entre um verdadeiro convertido e aquele de quem Deus se serviu como instrumento de sua conversão. Paulo agora considera esse pobre fugitivo como filho seu na fé e o chama de suas próprias entranhas.
Onésimo serve Paulo prontamente na prisão e teria prazer em continuar, se o dever o permitisse. Mas, sendo servo de outro homem, precisava voltar, sujeitar-se a seu senhor e ficar à disposição dele.
III. O espírito terno e bondoso desse bendito apóstolo Paulo. Com que empenho ele se interessa pelo pobre escravo! Agora que, pela pregação de Paulo, Onésimo foi reconciliado com Deus, o apóstolo trabalha pela reconciliação entre ele e seu senhor.
Que carta comovente escreve em seu favor! Quase nenhuma razão que pudesse ser usada nesse caso foi esquecida; e todas são apresentadas com tal força que ele não poderia tê-las usado com mais empenho se estivesse pedindo o maior favor para si mesmo.
IV. A notável providência de Deus ao preservar um escrito tão curto como este, que poderia parecer de pouca importância para a igreja. É uma carta dirigida a uma pessoa em particular, como as dirigidas a Timóteo, Tito, Gaio e à senhora eleita, e ainda trata de um assunto pessoal e privado.
Trata-se de receber um pobre servo fugitivo de volta ao favor e à família de seu senhor, a quem prejudicou. Que há nisso de interesse para a salvação comum?
Ainda assim, houve especial cuidado divino com esta carta. Como as demais Escrituras, ela foi dada por inspiração de Deus e, de algum modo, como elas, é proveitosa para a doutrina, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.
Deus quis que permanecesse uma prova e um exemplo de sua graça rica e gratuita, para encorajar e consolar os pecadores mais desprezados e vis que o procuram em busca de misericórdia e perdão.
Quis também ensinar ministros e outras pessoas a não desprezar ninguém, muito menos a julgar o estado final de alguém como se estivesse definitivamente perdido. Devem, antes, procurar sua conversão, na esperança de que seja salvo, e aprender como tratar essas pessoas.
Deve haver alegria na terra, assim como há no céu, por um pecador que se arrepende. Essas pessoas agora devem ser amadas, ajudadas e firmadas no bem, e ajudadas a progredir nele. Quanto a seus interesses terrenos, deve-se buscar e promover seu conforto e bem-estar tanto quanto possível.
Da parte delas, devem ser humildes e gratas, reconhecendo a Deus e aos instrumentos de que ele se serviu pelo bem que receberam. Devem estar prontas a retribuir de modo apropriado, reparar tanto quanto puderem os danos que causaram e viver em gratidão e obediência.
Talvez tenha sido para esses fins que a epístola foi escrita e preservada. V. E talvez haja ainda algo mais em tudo isso: pelo menos como alusão, aplica-se à mediação e à intercessão de Cristo pelos pobres pecadores.
Nós, como Onésimo, desertamos do serviço de Deus e violamos seus direitos. Jesus Cristo nos encontra, opera em nós uma mudança por sua graça e então intercede por nós junto ao Pai, para que sejamos novamente recebidos em seu favor e em sua família, e perdoados das ofensas passadas.
Sabemos que o Pai sempre o ouve. Não há razão para duvidar de que Paulo tenha conseguido que Filemom perdoasse e recebesse Onésimo. Temos motivo ainda maior para confiar que a intercessão de Cristo junto ao Pai consegue a aceitação de todos cuja causa ele assume e lhe apresenta.
Depois dessas observações gerais, chegamos à própria epístola.
Nesta epístola temos: I. O prefácio, vv. 1-7. II. A substância e o corpo da carta, vv. 8-21. E então a conclusão, v. 22 até o fim.
Versículos 1 a 7
Saudações Apostólicas; Gratidão em Favor de Filemom. (62 d.C.)
I. Nos dois primeiros versículos do prefácio temos as pessoas de quem e para quem a carta é escrita, com alguma observação ou título acrescentado que encerra uma razão relevante para o propósito da carta.
- As pessoas que escrevem: Paulo, o principal, que se chama prisioneiro de Jesus Cristo, isto é, por causa de Jesus Cristo. Ser simplesmente prisioneiro não é consolo nem honra; mas ser como Paulo, pela fé e pregação do evangelho, era verdadeira glória e apropriado para mover Filemom diante do pedido feito por alguém assim.
Uma petição de alguém que sofria por Cristo e seu evangelho certamente seria considerada com ternura por um crente e ministro de Cristo, especialmente quando também fortalecida pela concordância de Timóteo, alguém eminente na igreja, a quem Paulo às vezes chamava seu filho na fé.
Mas agora, provavelmente mais avançado em idade, chama-o seu irmão. O que poderia ser negado a dois suplicantes assim? Paulo não é negligente ao servir um pobre convertido; consegue toda a ajuda adicional que pode nisso.
- As pessoas a quem se escreve são Filemom e Áfia e, com eles, Arquipo e a igreja na casa de Filemom. Filemom, senhor de Onésimo, era a pessoa principal, a quem a carta é dirigida, o chefe da família, que tinha a autoridade e o poder de acolher ou excluir e de quem Onésimo era propriedade. Por isso, o assunto cabia principalmente a ele.
“A Filemom, nosso muito amado e companheiro de trabalho.” Era um homem bom e provavelmente um ministro, e por ambos os motivos muito amado por Paulo. Amar os homens bons é uma qualidade de um bom ministro (Tito 1:8), e esse ministro deve amar especialmente os que trabalham com ele na obra do evangelho e são fiéis nela.
A vocação geral como cristãos une aqueles que são cristãos; mas, quando se acrescenta a união na vocação especial como ministros, isso estreitará mais a afeição.
Paulo, no grau mais elevado do ministério, não só chama Timóteo, um evangelista, seu irmão, mas Filemom, um pastor comum, seu muito amado companheiro de trabalho. É um exemplo de humildade, condescendência e todas as atenções afetuosas, mesmo nos mais elevados na igreja, para com outros trabalhadores na mesma vocação celestial especial.
Áfia é associada a Filemom, provavelmente sua companheira de jugo; e, por ter participação nas questões de família, o apóstolo também se dirige a ela. Era uma das partes ofendidas e injuriadas por Onésimo e, por isso, convinha reparar nela numa carta destinada à reconciliação e ao perdão.
A justiça e a prudência levariam Paulo a essa menção expressa a ela, que poderia ajudar a promover os bons fins de seu escrito. Ela é colocada antes de Arquipo por estar mais envolvida e ter maior interesse. Há uma união bondosa nas questões de família entre marido e mulher, cujos interesses são um e cujas afeições e ações devem corresponder.
Essas são as principais partes a quem se escreve. As menos principais são Arquipo e a igreja na casa de Filemom. Arquipo era ministro na igreja de Colossos, amigo de Filemom e provavelmente pastor junto dele.
Paulo poderia considerá-lo alguém com quem Filemom se aconselharia e que poderia promover a boa obra de fazer a paz e perdoar. Por isso, poderia julgar adequado incluí-lo entre os destinatários da carta, com o título adicional de companheiro de armas. Havia chamado Filemom seu companheiro de trabalho.
Os ministros devem considerar-se trabalhadores e soldados, que, por isso, devem esforçar-se e suportar agruras. Devem manter-se de guarda e sustentar seu posto. Devem considerar uns aos outros companheiros de trabalho e companheiros de armas, que devem permanecer juntos e fortalecer as mãos e os corações uns dos outros em qualquer obra de sua santa função e vocação.
Precisam cuidar de estar providos de armas espirituais e habilidade para usá-las. Como trabalhadores, devem ministrar a palavra, os sacramentos e a disciplina e vigiar as almas, como quem deve dar o relato delas.
E, como soldados, devem combater as batalhas do Senhor e não se envolver nas coisas desta vida, mas aplicar-se a agradar àquele que os escolheu para serem soldados, 2 Timóteo 2:4.
A esses se acrescenta: “E à igreja em tua casa”, toda a família dele, na qual o culto a Deus era mantido, de modo que ele tinha, por assim dizer, uma igreja em sua casa. Observe:
(1.) Famílias que, em geral, podem ser muito piedosas e ordeiras podem, contudo, ter um ou outro membro ímpio e perverso. O pecado de Onésimo era agravado por ter ocorrido onde ele poderia e deveria ter aprendido algo melhor; provavelmente ocultava sua má conduta até que sua fuga o revelou.
Os corações são desconhecidos de todos, exceto de Deus, até que atos manifestos os revelem.
(2.) Esse único servo mau não impediu que a casa de Filemom fosse chamada e considerada igreja, por causa do culto religioso e da ordem mantidos nela. E assim deveriam ser todas as famílias: viveiros de religião, convívios em que Deus é invocado, sua palavra é lida e seus sábados são observados.
E os membros são instruídos no conhecimento dele e de seu dever para com ele, cuja negligência é seguida pela ignorância e por toda corrupção. Famílias perversas são viveiros para o inferno, como as boas o são para o céu.
(3.) Os senhores e os demais membros da família não podem considerar suficiente serem bons isolada e individualmente em sua capacidade pessoal, mas devem sê-lo em conjunto. Assim, aqui a casa de Filemom era uma igreja.
E Paulo, por algum interesse que todos poderiam ter nesse assunto de Onésimo, dirige-se a todos, para que a afeição deles, assim como a de Filemom, pudesse voltar-se a ele e para que, em seu modo e lugar, pudessem promover, sem impedir, a reconciliação desejada e buscada.
É desejável que todos numa família tenham boa disposição uns para com os outros, para promover seu bem-estar particular e o bem e benefício comum de todos.
Por esses motivos, talvez Paulo tenha dirigido sua carta aqui de modo tão geral, para que todos estivessem mais prontos a reconhecer e receber esse pobre convertido e a tratá-lo afetuosamente. Depois desses destinatários vem:
II. A saudação do apóstolo àqueles que nomeou (v. 3): “Graça a vós e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” Esse é o sinal em toda epístola; assim escreve o apóstolo.
Ele deseja de coração o bem a todos os seus amigos e deseja para eles as melhores coisas: não ouro, nem prata, nem qualquer bem terreno em primeiro lugar ou como principal, mas graça e paz de Deus em Cristo. Ele não pode dá-las por si mesmo, mas as pede àquele que pode concedê-las.
Graça, o favor e a boa vontade gratuitos de Deus, a origem e a fonte de todas as bênçãos; e paz, todo bem, como fruto e efeito dessa graça. “A vós”, isto é, que sejam concedidas a vocês e continuem com vocês, com o sentimento e a percepção consoladores delas em vocês mesmos.
“Da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.” O Espírito Santo também está subentendido, embora não nomeado; pois todos os atos para com as criaturas são de toda a Trindade.
Do Pai, que é nosso Pai em Cristo, o primeiro na ordem tanto de agir quanto de subsistir; e de Cristo, seu favor e sua boa vontade como Deus e os frutos disso por meio dele como Mediador, Deus-homem.
Somos aceitos no amado e, por meio dele, temos paz e todas as coisas boas. A ele, com o Pai e o Espírito, devemos olhar, bendizer e louvar por tudo e reconhecê-lo não só como Jesus e Cristo, mas também como Senhor.
Em 2 Coríntios 13:14, a bênção do apóstolo é completa: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós. Amém.” Observe: as bênçãos espirituais devem ser buscadas primeiro e especialmente em favor de nós mesmos e dos outros.
O favor de Deus e a paz com ele, assim como são em si mesmos o melhor e mais desejável bem, assim são a causa de todos os demais bens, dão doçura a cada misericórdia e podem tornar alguém feliz mesmo na falta de todas as coisas terrenas.
Embora não haja gado no estábulo e o trabalho da oliveira falhe, ainda assim essas pessoas podem alegrar-se no Senhor e regozijar-se no Deus de sua salvação, Habacuque 3:17, 18.
Há muitos que dizem: “Quem nos mostrará algum bem?” Mas, se Deus levantar a luz de seu rosto, isso colocará mais alegria e contentamento no coração do que todo aumento de bens mundanos, Salmos 4:6, 7.
E Números 6:26: o Senhor levante a luz de seu rosto sobre você e lhe dê paz. Nisso está resumidamente todo bem, e tudo vem dessa única fonte: Deus, Pai, Filho e Espírito.
Depois dessa saudação do apóstolo a Filemom e aos seus amigos e à sua família, para abrir continuamente melhor caminho para sua petição a ele:
III. Ele expressa a afeição singular que tinha por ele, por meio de ações de graças e oração a Deus em favor dele, e a grande alegria pelas muitas coisas boas que sabia e ouvia haver nele, vv. 4-7.
As ações de graças e a oração do apóstolo em favor de Filemom são apresentadas aqui por seu objeto, circunstância e conteúdo, com o meio pelo qual chegou a ele grande parte do conhecimento da bondade de Filemom.
- Aqui está o objeto dos louvores e das orações de Paulo em favor de Filemom: “Dou graças a meu Deus, fazendo menção de ti em minhas orações”, v. 4. Observe:
(1.) Deus é o autor de todo bem que existe em alguém ou que é feito por essas pessoas. “De mim é encontrado o teu fruto”, Oseias 14:8. Por isso, todo o louvor é devido a ele.
Em 1 Crônicas 29:13, 14: “Mas [ou pois] quem sou eu, e o que é o meu povo, para que possamos oferecer tão voluntariamente desta maneira? Pois todas as coisas vêm de ti”, tanto aquilo com que oferecer quanto a vontade e o coração para fazê-lo.
Por esse motivo (diz ele), nós agradecemos a você, nosso Deus, e louvamos seu nome glorioso.
(2.) É privilégio dos homens bons que, em seus louvores e orações, cheguem a Deus como seu Deus: “Nosso Deus, nós te agradecemos”, disse Davi; e “Dou graças a meu Deus”, disse Paulo.
(3.) Nossas orações e louvores devem ser oferecidos a Deus não só em favor de nós mesmos, mas também dos outros. As petições particulares não devem ter um espírito inteiramente particular, considerando apenas nossas próprias coisas, mas devemos lembrar-nos dos outros.
Devemos ser tocados de alegria e gratidão por qualquer bem neles, ou feito por eles, ou concedido a eles, na medida em que o conhecemos, e buscar em favor deles aquilo de que precisam. Nisso está uma parte nada pequena da comunhão dos santos.
Paulo, em suas ações de graças e orações particulares, frequentemente era específico ao lembrar-se de seus amigos: “Dou graças a meu Deus, fazendo menção de ti em minhas orações”; às vezes poderia ser pelo nome ou, ao menos, tendo-os especificamente em seus pensamentos.
E Deus sabe quem se tem em vista, embora não seja nomeado. Esse é um meio de exercitar o amor e obter bem para outros. Contendam comigo, por suas orações a Deus em meu favor, disse o apóstolo.
E aquilo que desejava para si mesmo certamente praticava em favor dos outros; assim deveriam fazer todos. “Orai uns pelos outros”, diz Tiago, Tiago 5:16.
Aqui está a circunstância: “Fazendo sempre menção de ti.” “Sempre”, habitualmente, não só uma ou duas vezes, mas frequentemente. Assim devemos lembrar-nos dos amigos cristãos muito e frequentemente, conforme o caso deles exigir, levando-os em nossos pensamentos e sobre nossos corações diante de nosso Deus.
Aqui está o conteúdo tanto de seus louvores quanto de suas orações em referência a Filemom:
(1.) De seus louvores:
[1.] Agradece a Deus pelo amor que ouviu que Filemom tinha para com o Senhor Jesus. Ele deve ser amado supremamente como Deus, como suas perfeições divinas exigem; e em sua relação conosco, o Senhor e nosso Senhor, nosso Criador, Redentor e Salvador, que nos amou e se deu por nós.
Paulo agradece a Deus pelo que ouviu disso, pelas marcas e expressões notáveis desse amor em Filemom.
[2.] Por sua fé em Cristo também. O amor a Cristo e a fé nele são graças cristãs principais, pelas quais há grande fundamento de louvor a Deus onde ele abençoou alguém com elas. Assim, em Romanos 1:8, agradeço a meu Deus porque sua fé é publicada por todo o mundo.
E, em referência aos colossenses (Colossenses 1:3, 4), “Damos graças a Deus desde que ouvimos de vossa fé em Cristo Jesus.” Essa é uma graça salvadora e o próprio princípio da vida cristã e de todas as boas obras.
[3.] Ele também louva a Deus pelo amor de Filemom a todos os santos. Essas duas coisas devem andar juntas; pois quem ama aquele que gerou deve e irá amar também os que dele são gerados.
O apóstolo as une nessa passagem (Colossenses 1:3, 4): “Damos graças a Deus desde que ouvimos de vossa fé em Cristo Jesus e do amor que tendes para com todos os santos.” Eles trazem a imagem de Cristo, que será amada por todo cristão.
Sentimentos e caminhos diferentes no que não é essencial não farão diferença na afeição quanto à verdade, embora a diferença nos graus de amor corresponda à maior ou menor percepção dessa imagem. Simples diferenças exteriores nada são aqui. Paulo chama um pobre escravo convertido suas entranhas. Devemos amar, como Deus ama, todos os santos.
Paulo agradeceu a Deus pelo bem que havia não só nas igrejas, mas nas pessoas particulares a quem escreveu, e embora também conhecesse isso apenas por relato: “Ouvindo de teu amor e fé, que tens para com o Senhor Jesus e para com todos os santos.”
Isso era o que procurava saber acerca de seus amigos: a verdade, o crescimento e a fecundidade de suas graças, sua fé em Cristo e seu amor a ele e a todos os santos.
O amor aos santos, se for sincero, será amor católico e universal para com todos os santos; mas a fé e o amor, embora sejam coisas ocultas no coração, são conhecidos por seus efeitos. Por isso:
(2.) O apóstolo une oração aos seus louvores, para que os frutos da fé e do amor de Filemom fossem cada vez mais evidentes, de modo que a comunicação deles pudesse constranger outros a reconhecer todas as coisas boas que havia nele e em sua casa para com Cristo Jesus.
Para que sua luz brilhasse de tal modo diante das pessoas que elas, vendo suas boas obras, fossem estimuladas a imitá-los e a glorificar seu Pai que está nos céus. As boas obras não devem ser feitas por vanglória, para serem vistas, mas de modo que possam ser vistas para a glória de Deus e o bem das pessoas.
- Acrescenta um motivo tanto de sua oração quanto de seus louvores (v. 7): Pois “temos grande alegria e consolação em teu amor, porque as entranhas dos santos são refrescadas por ti, irmão”.
O bem que você fez e continuamente faz é motivo abundante de alegria e consolo para mim e outros, que, por isso, desejamos que você continue e abunde cada vez mais nesses bons frutos, para a honra de Deus e o crédito da religião.
“A administração deste serviço não só supre a falta dos santos, mas também é abundante por muitas ações de graças a Deus”, 2 Coríntios 9:12.
Versículos 8 a 25
O Apelo do Apóstolo por Onésimo; Saudações. (62 d.C.)
Temos aqui:
I. O assunto principal da epístola: interceder junto a Filemom por Onésimo, para que o recebesse e se reconciliasse com ele. Paulo apresenta muitas razões com esse propósito, vv. 8-21.
A 1ª razão vem do que foi observado antes e está contida no conectivo “portanto”: “Visto que se relatam e se encontram em ti tantas coisas boas, especialmente teu amor por todos os santos, deixa-me vê-lo agora numa ocasião nova e adicional.”
“Refrigera as entranhas de Onésimo e as minhas também, perdoando-o e recebendo-o, pois agora ele é convertido e, portanto, santo de fato, apto para teu favor e amor.”
Observe: a disposição para fazer o bem, acompanhada dos exemplos e demonstrações anteriores dessa disposição, dá bom ponto de apoio para incentivar a fazer ainda mais. “Não te canses de fazer o bem; prossegue conforme tuas possibilidades e, à medida que surgirem novas pessoas e ocasiões, continua a fazer o mesmo.”
A 2ª razão vem da autoridade daquele que lhe fazia agora esse pedido: “Eu poderia ser muito ousado em Cristo para te ordenar o que convém”, v. 8. Sob Cristo, os apóstolos tinham grande autoridade na igreja sobre os ministros comuns e sobre os membros, para a edificação. Podiam exigir deles o que era apropriado e deviam ser obedecidos nisso; Filemom deveria considerar esse fato.
O assunto estava dentro dos limites da autoridade do apóstolo para exigir, embora, nesse caso, não quisesse usá-la plenamente. Observe: seja qual for a autoridade dos ministros na igreja, devem exercê-la com prudência. Não devem empregá-la inoportunamente nem além do necessário; em tudo precisam agir com sabedoria piedosa e discernimento. Por isso, pode haver aqui uma:
3ª razão. Abrindo mão da autoridade que, ainda assim, possuía para exigir, Paulo prefere pedir a Filemom (v. 9): “Todavia, prefiro rogar-te por amor.” Observe: não diminui quem tem autoridade o fato de condescender e, às vezes, até rogar quando, estritamente por direito, poderia ordenar.
É o que Paulo faz aqui, embora seja apóstolo: roga quando poderia mandar e argumenta com base no amor, e não na autoridade; isso, sem dúvida, deve exercer uma influência que atraia Filemom. E, sobretudo, pode haver uma:
4ª razão. Quando alguma circunstância de quem faz o pedido dá força adicional à sua súplica, como aqui: “Sendo tal como sou, Paulo, o velho, e agora também prisioneiro de Jesus Cristo.” A idade inspira respeito, e os pedidos de pessoas idosas em assuntos lícitos e adequados devem ser acolhidos com consideração.
O pedido de um apóstolo idoso, agora sofrendo por Cristo e seu evangelho, devia ser considerado com ternura. “Se queres fazer algo por um pobre prisioneiro idoso, para me consolar em minhas amarras e tornar mais leve minha corrente, concede-me o que desejo.”
“Com isso, de certo modo honrarás a Cristo na pessoa de um servo seu, idoso e sofredor; sem dúvida, Cristo receberá isso como feito a si mesmo.” Paulo apresenta ainda uma:
5ª razão. A relação espiritual que agora existia entre Onésimo e ele: “Rogo-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões”, v. 10. “Embora, por direito e no âmbito civil, ele seja teu servo, em sentido espiritual é agora meu filho, pois Deus fez de mim o instrumento de sua conversão, até aqui, onde estou preso por causa de Cristo.”
Assim Deus às vezes honra e consola seus servos que sofrem: não apenas produzindo neles mesmos o bem por meio dos sofrimentos, exercitando e aperfeiçoando com isso suas próprias graças, mas também fazendo deles instrumentos de grande bem espiritual para outros. Esse bem pode ser a conversão, como no caso de Onésimo, ou a confirmação e o fortalecimento, como em Filipenses 1:14.
Muitos irmãos, ganhando confiança por minhas amarras, têm muito mais ousadia para falar a palavra do Senhor sem temor. Quando os servos de Deus estão presos, sua palavra e seu Espírito não estão; filhos espirituais podem então nascer para eles.
O apóstolo enfatiza: “Meu filho, que gerei nas minhas prisões.” Onésimo lhe era querido, e Paulo esperava que também o fosse a Filemom por esse motivo. As misericórdias recebidas na prisão são doces e muito estimadas. Paulo argumenta com Filemom a partir dessa relação tão querida entre ele e Onésimo, seu filho gerado nas prisões. E há uma:
6ª razão. O próprio interesse de Filemom: “Que outrora te foi inútil, mas agora é útil a ti e a mim”, v. 11. Observe: (1.) As pessoas não santificadas são inúteis; não cumprem o grande fim de sua existência nem das relações que mantêm. A graça torna a pessoa boa para alguma coisa.
“Outrora inútil, mas agora útil, inclinado e preparado para sê-lo; e útil te será, a ti, seu senhor, se o receberes, assim como tem sido útil para mim desde sua conversão, servindo-me no confinamento.” Parece haver uma alusão ao nome Onésimo, que significa “útil”. Agora ele corresponderá ao próprio nome.
Também se pode reparar em como o apóstolo fala desse assunto, de maneira diferente da que o estado e a conduta anteriores de Onésimo poderiam justificar. Ele prejudicara o senhor, fugira e vivera como se pertencesse a si mesmo, e não a ele. Contudo, assim como Deus cobre os pecados dos arrependidos, perdoa e não repreende, as pessoas devem fazer o mesmo.
Com que ternura Paulo fala aqui! Não que o pecado de Onésimo fosse pequeno, nem que quisesse que alguém, muito menos ele próprio, o considerasse assim. Mas Onésimo se humilhara por isso e, sem dúvida, sentira vergonha do que fizera; por isso, o apóstolo não queria abatê-lo continuando a carregá-lo e oprimi-lo com tal culpa.
Paulo fala com ternura ao pedir a Filemom que não faça comentários severos sobre a má conduta do servo, mas o perdoe. (2.) Que mudanças felizes a conversão produz: do mal, o bem! Do inútil, o útil! Servos piedosos são um tesouro na família.
Esses servos cumprirão conscienciosamente seus deveres quanto ao tempo e às responsabilidades que lhes são confiadas, promovendo os interesses daqueles a quem servem e administrando tudo o melhor que puderem. Eis, portanto, a razão apresentada aqui:
“Agora te será vantajoso recebê-lo. Assim transformado como está, podes esperar que seja servo obediente e fiel, embora não o fosse antes.” Disso decorre uma:
7ª razão. Paulo apela à forte afeição que tinha por Onésimo. Já mencionara a relação espiritual, “meu filho gerado nas minhas prisões”; agora mostra como lhe era querido: “Tu, pois, recebe-o, a ele, minhas próprias entranhas”, v. 12.
“Amo-o como a mim mesmo e o envio de volta a ti para que o recebas. Faze isso por minha causa; recebe-o como alguém que me é tão querido.” Observe: até pessoas boas às vezes precisam de muita insistência e súplica para dominar as paixões, abandonar o ressentimento e perdoar quem as feriu e ofendeu.
Alguns pensam que é isso que se vê aqui, quando Paulo fala com tanta emoção e insistência, reunindo tantos apelos e razões para obter o que pede. Filemom, sendo frígio, talvez tivesse por natureza temperamento áspero e difícil; por isso, não seria pouco trabalhoso tocar em todos os motivos que poderiam levá-lo ao perdão e à reconciliação.
Antes, porém, devemos contender para ser como Deus, que é tardio em irar-se, pronto a perdoar e abundante em perdões. Há ainda uma:
8ª razão. O apóstolo nega a si mesmo ao enviar Onésimo de volta: embora pudesse ter presumido que Filemom lhe permitiria retê-lo por mais tempo, não quis fazê-lo, v. 13, 14. Paulo estava preso e precisava de um amigo ou servo que agisse em seu favor e o ajudasse; achou Onésimo apto e disposto para isso.
Por isso, teria retido Onésimo para servi-lo no lugar do próprio Filemom. Se tivesse pedido a Filemom que viesse pessoalmente ajudá-lo, poderia ter presumido que ele não recusaria; muito menos poderia julgar que Filemom se oporia a que seu servo fizesse isso em seu lugar.
Ainda assim, Paulo não quis tomar essa liberdade, embora sua situação o exigisse: enviou Onésimo de volta a Filemom, para que qualquer favor prestado a ele não fosse por obrigação, mas de livre vontade. Observe: as boas obras são mais aceitáveis a Deus e às pessoas quando feitas com maior liberdade.
Com isso, apesar de sua autoridade apostólica, Paulo mostrou o respeito que tinha pelos direitos civis. O cristianismo de modo algum os revoga ou enfraquece; antes, os confirma e fortalece. Paulo sabia que Onésimo era servo de Filemom e que, por isso, não podia retê-lo sem seu consentimento.
Quando não era convertido, Onésimo havia violado esse direito e se afastado, prejudicando seu senhor. Mas agora, depois de reconhecer o pecado e arrepender-se, estava disposto e desejoso de voltar ao seu dever; Paulo não o impediria, e sim o ajudaria nisso.
De fato, o apóstolo poderia ter presumido a boa vontade de Filemom; contudo, mesmo precisando da ajuda de Onésimo, preferiu negar a si mesmo a agir desse modo. E acrescenta uma:
9ª razão. Que a mudança operada em Onésimo era tal que Filemom não precisava temer que ele fugisse outra vez ou tornasse a prejudicá-lo: “Pois talvez por isso ele se tenha apartado por algum tempo, para que o recebas para sempre”, v. 15.
Há pessoas das quais Salomão diz que, se você as livrar, terá de fazê-lo novamente (Provérbios 19:19). Mas a mudança operada em Onésimo era tal que ele nunca mais precisaria de alguém que intercedesse assim por ele. A caridade assim esperaria e julgaria; sim, assim seria.
Contudo, o apóstolo fala com cautela para que ninguém ouse fazer outra experiência semelhante, esperando um desfecho igualmente gracioso. Observe: (1.) Em assuntos que podem ser torcidos para o mal, os ministros devem falar com prudência.
As providências bondosas de Deus para com pecadores não devem ser usadas para incentivar o pecado nem para diminuir a justa repulsa a ele: “Talvez ele, por isso, se tenha apartado de ti por algum tempo”, etc. (2.) Veja como ainda se fala com ternura dos pecados de quem se arrependeu: Paulo chama o ocorrido de afastamento por algum tempo, em vez de lhe dar o nome merecido.
Considerado conforme o governo e a ordenação de Deus, foi um afastamento; mas, em si mesmo e quanto à disposição e ao modo da ação, foi uma fuga criminosa. Ao falar da natureza de um pecado ou ofensa contra Deus, não devemos diminuir sua maldade; mas, quanto à pessoa arrependida, devemos cobrir o pecado assim como Deus o cobre.
“Ele se apartou por algum tempo, para que o recebas para sempre, a fim de que, depois da conversão, volte e seja servo fiel e útil a ti enquanto viver.” Ainda que se pise o insensato num pilão, sua insensatez não se apartará dele. Mas não é assim com os que se arrependem de verdade: não voltarão à insensatez.
(3.) Observe a sabedoria, a bondade e o poder de Deus em fazer terminar de modo tão feliz o que havia começado e continuado por algum tempo de maneira tão perversa. Deus olhou por um pobre servo, de posição e condição tão baixas e tão pouco considerado pelas pessoas, e operou transformação tão boa e grande nele, que já avançara tanto nos maus caminhos.
Onésimo prejudicara um senhor tão bom e fugira de uma família tão piedosa, dos meios da graça e da igreja que se reunia na casa dele. Ainda assim, aquele que fugira do caminho da salvação foi conduzido a esse caminho; os meios sob os quais se havia endurecido em Colossos se tornaram eficazes em Roma. Que riquezas da graça divina há aqui!
Ninguém é tão baixo, tão humilde em posição ou tão vil que se deva perder inteiramente a esperança por ele. Deus pode encontrá-lo enquanto foge dele e tornar eficazes num tempo e lugar os meios que não produziram efeito em outro. Foi assim com Onésimo: tendo voltado a Deus, agora volta ao senhor.
Filemom terá dele mais serviço e maior segurança de retê-lo do que nunca, por causa da consciência do dever e da fidelidade em cumpri-lo até o fim da vida. Assim, agora será do interesse de Filemom recebê-lo. Muitas vezes Deus traz ganho a seu povo a partir das perdas. E, além do interesse, há uma:
10ª razão. A condição em que Onésimo agora voltaria e na qual Filemom deveria recebê-lo (v. 16): “Já não como servo” — isto é, não apenas nem principalmente como servo —, “mas acima de servo”, em sentido espiritual, “como irmão amado”. Deve ser reconhecido e amado como irmão em Cristo por causa desta santa mudança operada nele.
Por isso, será útil a Filemom com princípios melhores e de maneira melhor que antes; amará e promoverá as melhores coisas na família dele, será uma bênção nela e ajudará a sustentar a igreja que se reúne em sua casa. Observe: (1.) Há uma fraternidade espiritual entre todos os verdadeiros crentes, por mais que se distingam em aspectos civis e exteriores.
Todos são filhos do mesmo Pai celestial, têm direito aos mesmos privilégios e benefícios espirituais, devem amar-se e prestar uns aos outros todos os bons serviços de irmãos. Isso vale embora cada um permaneça na mesma posição, grau e condição em que foi chamado.
O cristianismo não anula nem confunde os respectivos deveres civis; antes, fortalece a obrigação de cumpri-los e orienta seu cumprimento correto. (2.) Os servos piedosos são mais que servos comuns. Têm graça no coração, encontraram graça aos olhos de Deus e também a encontrarão aos olhos de senhores piedosos.
Em Salmos 101:6: meus olhos estão sobre os fiéis da terra, para que habitem comigo. Quem anda em caminho perfeito, esse me servirá. “Agora que Onésimo se tornou assim, recebe-o e considera-o participante da mesma fé comum e, portanto, irmão amado, especialmente para mim, que fui o instrumento de sua conversão.”
Os bons ministros amam menos pelo bem exterior que recebem do que pelo bem espiritual que fazem. Paulo chamou Onésimo de suas próprias entranhas e outros convertidos de sua alegria e coroa.
“Irmão amado, especialmente para mim, mas quanto mais para ti, tanto na carne quanto no Senhor. Por um duplo vínculo, civil e religioso, ele é, portanto, teu servo: pertence-te, é da tua casa e família e, agora, em sentido espiritual, é teu irmão em Cristo; isso torna ainda maior tua obrigação.”
“Ele é servo de Deus e teu também; há mais vínculos entre ele e ti do que entre ele e mim.” “Portanto, com que prontidão deves recebê-lo e amá-lo, como alguém de tua família e da verdadeira fé, membro de tua casa e da igreja que nela se reúne!” Outra razão reforça esta, a:
11ª razão. A comunhão dos santos: “Se, pois, me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo”, v. 17. Há comunhão entre os santos; cada um tem interesse no outro, e devem amar e agir de acordo com isso.
“Mostra agora teu amor por mim e o interesse que tenho em ti amando e recebendo alguém tão próximo e querido para mim como se fosse eu mesmo. Reconhece-o e trata-o como me tratarias, com afeição igualmente pronta e verdadeira, embora talvez não igual em intensidade.”
Mas por que tanta preocupação e insistência por um servo, um escravo, e ainda alguém que se havia portado mal? Resposta: sem dúvida, porque Onésimo agora se arrependia, Paulo queria animá-lo e ampará-lo contra os temores que poderia sentir ao voltar a um senhor a quem tanto ofendera e prejudicara.
Queria impedir que Onésimo caísse no desânimo e no abatimento e animá-lo a cumprir seu dever. Ministros sábios e bons cuidarão muito e com ternura dos novos convertidos, fazendo o possível para animá-los e dar-lhes coragem para cumprir seu dever e a perseverar nele. Objeção: Onésimo, porém, prejudicara o senhor, além de ofendê-lo. A resposta oferece uma:
12ª razão. A promessa de ressarcimento a Filemom: “Se ele te fez algum dano ou te deve alguma coisa”, etc., v. 18, 19. Há aqui três coisas:
(1.) O reconhecimento da dívida de Onésimo para com Filemom: “Se ele te fez algum dano ou te deve alguma coisa.” Esse “se” não expressa dúvida, mas inferência e concessão: visto que o prejudicou, por isso tornou-se devedor dele. É um “se” como em Colossenses 3:1 e 2 Pedro 2:4, etc.
Observe: os verdadeiros arrependidos serão francos ao reconhecer suas faltas, como sem dúvida Onésimo fora diante de Paulo, depois que despertou e foi levado ao arrependimento. Isso deve ocorrer especialmente quando se causou prejuízo a outra pessoa. Por intermédio de Paulo, Onésimo reconhece o dano. E:
(2.) Paulo aqui se compromete a ressarcir: “Lança isso em minha conta; eu, Paulo, o escrevi com minha própria mão, eu o pagarei.” Observe: [1.] A comunhão dos santos não elimina a distinção de propriedade.
Onésimo, agora convertido e feito irmão amado, ainda é servo de Filemom e deve reparação pelos danos que causou. Só pode ser dispensado dessa dívida por perdão livre e voluntário ou por reparação feita por ele mesmo ou por outra pessoa em seu favor. Para que isso não deixe de acontecer, o apóstolo assume essa parte por ele.
[2.] A fiança não é ilícita em todos os casos; em alguns, é um compromisso bom e misericordioso. Basta conhecer a pessoa e a situação, não ser fiador de um estranho (Provérbios 11:15) e não ir além da própria capacidade. Você pode ajudar seu amigo na medida compatível com a justiça e a prudência.
E quão felizes somos porque Cristo foi feito fiador de uma aliança melhor (Hebreus 7:22) e feito pecado por nós, ele que não conheceu pecado, para que nele fôssemos feitos justiça de Deus! E [3.] Podem ser exigidas e dadas garantias formais por escrito, além da palavra e da promessa.
As pessoas morrem, e as palavras podem ser esquecidas ou mal compreendidas. O escrito preserva melhor o direito e a paz e tem sido usado por pessoas boas, assim como por outras, em todas as épocas, Jeremias 32:9, etc.; Lucas 16:5-7.
Foi muito que Paulo, sustentado ele mesmo por contribuições, se dispusesse a compensar o senhor por toda perda causada por um servo que agira mal. Com isso, expressa sua afeição verdadeira e profunda por Onésimo e a plena convicção de que sua conversão era sincera.
Paulo talvez esperasse que, apesar de sua oferta generosa, Filemom não insistisse nela, mas perdoasse livremente toda a dívida, levando em conta:
(3.) A situação entre Paulo e Filemom: “Embora eu não te diga como me deves até a ti mesmo, além disso; tu te lembrarás, sem que eu precise recordar-te, de que em outros aspectos me deves mais do que o valor dessa dívida.” Modéstia ao elogiar a si mesmo é verdadeiro louvor.
O apóstolo alude aos benefícios que havia proporcionado a Filemom: “Se tens alguma graça e aceitação diante de Deus ou desfrutas alguma coisa de modo correto e consolador, deves isso, abaixo de Deus, ao meu ministério. Fui o instrumento na mão dele para todo esse bem espiritual que recebeste; deixo a teu critério avaliar quanto me deves por isso.”
“Perdoar, por minha causa e a meu pedido, uma dívida em dinheiro a um pobre arrependido — dívida pela qual, de qualquer modo, assumo agora a responsabilidade —, perdoá-la a ele ou a mim, agora seu fiador, não é, como reconhecerás, grande coisa; há mais per contra, em contrapartida: tu me deves até a ti mesmo, além disso.”
Observe: como são fortes os vínculos de afeição entre os ministros e aqueles em quem seus esforços foram abençoados para produzir conversão ou edificação espiritual! “Se possível fora”, disse Paulo aos gálatas, “teríeis arrancado vossos próprios olhos e os teríeis dado a mim”, Gálatas 4:15.
Por sua vez, ele os chama de filhos, pelos quais tornara a sentir dores de parto até que Cristo fosse formado neles, isto é, até que tivessem mais plenamente a semelhança de Cristo. Também em 1 Tessalonicenses 2:8: “Estávamos dispostos a comunicar-vos não somente o evangelho de Deus, mas também nossas próprias almas, porque nos éreis queridos.”
Por alusão, isso pode ilustrar o compromisso de Cristo em nosso favor. Havíamos nos revoltado contra Deus e o prejudicado pelo pecado; mas Cristo se compromete a oferecer reparação, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus.
“Se o pecador te deve alguma coisa, lança-a em minha conta; eu pagarei a dívida. Seja sua iniquidade posta sobre mim; eu suportarei a pena.” Há ainda uma:
13ª razão. A alegria e o consolo que o apóstolo receberia por causa do próprio Filemom e também de Onésimo, ao ver fruto tão oportuno e agradável da fé e da obediência de Filemom: “Sim, irmão, deixa-me ter alegria de ti no Senhor; refrigera minhas entranhas no Senhor”, v. 20.
Filemom era filho de Paulo na fé, mas o apóstolo lhe roga como a um irmão. Onésimo era um pobre escravo, mas Paulo intercede por ele como se pedisse algo grandioso para si mesmo. Como suas palavras são comoventes!
“Sim, irmão, ou ó meu irmão (é um advérbio de desejo ou de anseio), deixa-me ter alegria de ti no Senhor. Sabes que agora sou prisioneiro do Senhor, por causa dele e da causa que defende, e preciso de todo consolo e amparo que meus amigos em Cristo possam oferecer-me.”
“Agora isso me trará alegria; terei alegria de ti no Senhor ao ver tal prova e fruto de tua própria fé e de teu amor cristãos, e também por causa de Onésimo, que assim será aliviado e animado.” Observe: (1.) Os cristãos devem fazer o que possa alegrar o coração uns dos outros: o povo e o ministro mutuamente, e os ministros, o coração dos irmãos.
Do mundo esperam aflição; onde, então, poderiam procurar consolo e alegria senão uns nos outros? (2.) Os frutos da fé e da obediência do povo são a maior alegria do ministro, sobretudo quanto mais amor demonstram por Cristo e seus membros ao perdoar ofensas, mostrar compaixão e ser misericordiosos como o Pai celestial é misericordioso.
“Refrigera minhas entranhas no Senhor. Não sou movido por interesse carnal e egoísta, mas pelo que agrada a Cristo e lhe traz honra.” Observe: [1.] A honra e o serviço do Senhor são o alvo principal do cristão em tudo. E [2.] Para o bom ministro, é comida e bebida ver as pessoas prontas e zelosas no que é bom.
Isso vale especialmente para os atos de caridade e generosidade, conforme surgem as ocasiões: perdoar ofensas, abrir mão de parte dos próprios direitos e coisas semelhantes. Mais uma vez, há a última razão, a:
14ª razão. A boa esperança e opinião que Paulo expressa acerca de Filemom: “Confiando na tua obediência, escrevi-te, sabendo que farás ainda mais do que digo”, v. 21. Os bons pensamentos e expectativas que outros têm de nós nos movem com mais força e nos levam a fazer o que esperam de nós.
O apóstolo sabia que Filemom era homem bom e, por isso, estava convencido de sua disposição para fazer o bem, não de modo escasso nem mesquinho, mas com mão aberta e generosa. Observe: as pessoas boas estarão prontas para boas obras, não serão limitadas nem avaras, mas abundarão nelas.
Em Isaías 32:8: “O generoso concebe coisas generosas.” Os macedônios primeiro se entregaram ao Senhor e, depois, aos apóstolos do Senhor pela vontade de Deus, para fazer com o que tinham todo o bem que pudessem, conforme as ocasiões surgissem.
Até aqui vai o conteúdo principal da epístola. Temos:
II. A conclusão, na qual:
- Paulo manifesta sua boa esperança de libertação, mediante as orações deles, e de poder vê-los em breve; pede a Filemom que lhe prepare acomodação: “Prepara-me também pousada, pois espero que, por vossas orações, serei concedido a vós”, v. 22.
“Também”, ou “além disso”: Paulo passa a outro assunto, embora, ao que parece, ainda tenha em vista o que vinha tratando. A notícia de que esperava chegar em breve e conhecer o resultado da carta poderia favorecer seu pedido e incentivar ainda mais Filemom a agir de modo que o satisfizesse. Temos aqui:
(1.) O pedido: “Prepara-me também pousada.” Isso inclui tudo o que é necessário para um hóspede. Paulo quer que Filemom providencie isso, pois pretende ser seu convidado, o que melhor atende a seu propósito.
Observe: a hospitalidade é grande dever cristão, especialmente dos ministros e para com os ministros, como o apóstolo, que saía de tais perigos e sofrimentos por Cristo e seu evangelho. Quem não demonstraria a uma pessoa assim a mais elevada consideração afetuosa?
É um título honroso aquele que Paulo dá a Gaio em Romanos 16:23: “Meu hospedeiro e de toda a igreja.” Onésíforo também é lembrado com afeto pelo apóstolo por esse motivo (2 Timóteo 1:16, 18): “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onésíforo, porque muitas vezes me refrigerou e não se envergonhou das minhas cadeias; e sabes em quantas coisas me serviu em Éfeso.”
(2.) O fundamento do pedido do apóstolo: “Pois espero que, por vossas orações, serei concedido a vós.” Ele não sabia como Deus lidaria com ele, mas muitas vezes havia experimentado o benefício da oração e esperava experimentá-lo outra vez: ser liberto e ter liberdade para ir até eles.
Observe: [1.] Dependemos de Deus quanto à vida, à liberdade e à oportunidade de servir; tudo depende de seu beneplácito. [2.] Quando somos privados dessas ou de outras misericórdias, nossa confiança e esperança devem estar em Deus, sem desfalecer nem sucumbir enquanto nossa causa ainda está pendente.
Mas [3.] a confiança deve ser acompanhada do uso dos meios, especialmente da oração, ainda que não haja nenhum outro meio disponível. Ela já destrancou o céu e abriu as portas da prisão. A oração fervorosa e eficaz do justo muito pode.
[4.] É grande dever das pessoas orar pelos ministros, sobretudo quando estão em aflição e perigo; os ministros precisam dessas orações e as pedem. Paulo, embora apóstolo, pediu-as com muita insistência, Romanos 15:30; 2 Coríntios 1:11; Efésios 6:18, 19; 1 Tessalonicenses 5:25. Dessa maneira, até o menor pode ajudar o maior.
Contudo, [5.] embora a oração obtenha as coisas pedidas, não as merece: elas são dádiva de Deus, adquirida por Cristo. “Espero que, por vossas orações”, charisthesomai hymin, “serei concedido gratuitamente a vós.” Deus quer que ainda lhe peçamos aquilo que dá, para que valorizemos mais suas misericórdias, reconheçamos de onde vêm e lhe demos o louvor.
A vida e o trabalho dos ministros são para o bem do povo; o ofício foi instituído para ele. Cristo deu dons aos homens, apóstolos etc., Efésios 4:8, 11, 12. Seus dons, trabalhos e vidas são todos em benefício do povo. “Todas as coisas são vossas: Apolo, Cefas”, etc., 1 Coríntios 3:21, 22.
[6.] Ao orar por ministros fiéis, as pessoas, na prática, oram por si mesmas: “Espero ser concedido a vós para servir-vos, consolar-vos e edificar-vos em Cristo.” Veja 2 Coríntios 4:15.
[7.] Observe a humildade do apóstolo: se recebesse a liberdade, reconheceria que viria pelas orações deles, tanto quanto ou mais que pelas suas. Menciona apenas as orações do povo, por ter tão alta consideração pelas orações de muitos e pelo apreço que Deus mostraria ao seu povo que ora. Assim termina o primeiro assunto da conclusão do apóstolo.
- Paulo envia saudações de um companheiro de prisão e de mais quatro companheiros de trabalho, v. 23, 24. Saudar é desejar saúde e paz. O cristianismo não é inimigo da cortesia; antes, a ordena, 1 Pedro 3:8. A saudação é mera expressão de amor e respeito e ajuda a preservá-los e alimentá-los.
“Saúda-te Epafras, meu companheiro de prisão em Cristo Jesus.” Ele era de Colossos e, por isso, conterrâneo e concidadão de Filemom. Pelo ofício, parece ter sido evangelista que trabalhou entre os colossenses, se não foi o primeiro a convertê-los; por eles tinha afeição especial.
“Nosso amado conservo”, disse Paulo, “e fiel ministro de Cristo em vosso favor”, Colossenses 1:7; e em Colossenses 4:12, 13: “Servo de Cristo, sempre trabalhando por vós em orações. Dou-lhe testemunho de que tem grande zelo por vós”, etc.
Era, portanto, pessoa de grande destaque. Estando em Roma, talvez acompanhando Paulo, e trabalhando na mesma obra de pregar e propagar o evangelho, foi encarcerado na mesma prisão e pela mesma causa. Ambos são chamados prisioneiros em Cristo Jesus, o que indica o motivo da prisão: não algum crime ou maldade, mas a fé em Cristo e o serviço a ele.
É honra sofrer vergonha pelo nome de Cristo. “Meu companheiro de prisão em Cristo Jesus” é mencionado como motivo de glória para Epafras e de consolo para o apóstolo. Não pelo fato de estar preso e, assim, impedido de trabalhar — isso era causa de aflição —, mas porque, já que Deus permitira e o chamara a sofrer, sua providência dispôs que sofressem juntos.
Desse modo, tiveram o benefício e o consolo das orações um do outro e, talvez, de auxílio mútuo em algumas coisas; isso foi misericórdia. Assim Deus às vezes alivia os sofrimentos de seus servos pela comunhão dos santos, a doce companhia que têm uns dos outros nas prisões.
Nunca desfrutaram tanto de Deus como quando sofreram juntos por ele. Foi assim com Paulo e Silas: embora tivessem os pés presos no tronco, suas línguas estavam livres e o coração afinado para louvar a Deus.
“Marcos, Aristarco, Demas e Lucas, meus cooperadores.” A menção desses nomes parece, de certo modo, envolvê-los no assunto da carta. Como seria ruim recusar o pedido e, desse modo, desprezar tantos nomes dignos, como a maioria deles, pelo menos, certamente era!
Marcos, primo de Barnabé, era filho de Maria, que fora tão hospitaleira para com os santos em Jerusalém (Colossenses 4:10; Atos 12:12) e cuja casa era o lugar de reunião para oração e culto a Deus.
Embora pareça ter havido alguma falha dele quando se separou de Paulo, ainda assim continuou seu trabalho junto com Barnabé. Aqui percebemos que ele e Paulo se reconciliaram e esqueceram as diferenças, 2 Timóteo 4:11. Paulo pede que Marcos seja levado a ele, “porque me é útil para o ministério”, isto é, o ministério de evangelista.
Aristarco é mencionado com Marcos em Colossenses 4:10 e ali é chamado por Paulo de companheiro de prisão. Falando de Marcos, “filho da irmã de Barnabé”, acrescenta: “Acerca dele recebestes instruções; se ele for ter convosco, recebei-o.” Isso prova que o próprio Paulo o recebera e se reconciliara com ele.
Depois vem Demas, que até então, ao que parece, não havia mostrado falha, embora seja censurado em 2 Timóteo 4:10 por ter abandonado Paulo, por amar este mundo presente. Mas até que ponto foi esse abandono — completo, da obra e da profissão de fé, ou apenas parcial —, e se Demas se arrependeu e voltou ao dever, a Escritura não diz. Devemos também guardar silêncio.
Aqui não pesa sobre ele qualquer marca de desonra; é colocado ao lado de outros fiéis, como também em Colossenses 4:14. Lucas é o último, o amado médico e evangelista, que veio a Roma como companheiro de Paulo, Colossenses 4:14; 2 Timóteo 4:11. Acompanhou Paulo em seus maiores perigos e trabalhou com ele.
O ministério não é ocupação de comodidade ou prazer carnal, mas de trabalho árduo; quem nele vive ociosamente não corresponde ao seu chamado. Cristo manda os discípulos orar ao Senhor da seara que envie trabalhadores, não ociosos, para a sua seara, Mateus 9:38.
Também se exorta o povo a reconhecer os que trabalham entre eles e os presidem no Senhor e a estimá-los muito em amor por causa de sua obra, 1 Tessalonicenses 5:12, 13. “Meus cooperadores”, diz o apóstolo. Os ministros devem trabalhar juntos como ajudadores da verdade.
Servem ao mesmo Senhor, na mesma obra e função santas, e esperam a mesma recompensa gloriosa. Portanto, devem ajudar uns aos outros a promover os interesses de seu grande e comum Mestre. Assim terminam as saudações; em seguida:
- Temos a oração e a bênção final do apóstolo, v. 25. Observe: (1.) O que se deseja e pelo que se ora: graça, o favor e o amor gratuitos de Deus, com seus frutos e efeitos em todas as coisas boas, para alma e corpo, para o tempo e a eternidade.
Observe: a graça é o melhor desejo para nós e para os outros; com ela o apóstolo começa e termina. (2.) De quem ela vem: de nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, segunda Pessoa da Trindade e Senhor por direito natural, por quem e para quem todas as coisas foram criadas (Colossenses 1:16; João 1:1-3).
Ele é herdeiro de todas as coisas; como Deus-homem e Mediador, comprou-nos e foi a ele que o Pai nos deu. Jesus, o Salvador, Mateus 1:21. Estávamos perdidos e arruinados; ele nos recupera e repara a ruína.
Ele salva por seu mérito, obtendo para nós perdão e vida; e por seu poder, libertando-nos do pecado, de Satanás e do inferno, renovando-nos à semelhança de Deus e levando-nos a desfrutar dele. É assim que ele é Jesus. Também é Cristo, o Messias ou Ungido, consagrado e preparado para ser Rei, Sacerdote e Profeta de sua igreja.
Sob a lei, todos esses ofícios recebiam unção com óleo, e para todos eles o Salvador foi ungido espiritualmente com o Espírito Santo, Atos 10:38. Em ninguém além dele se reuniram todos esses ofícios, e com tal eminência. Foi ungido com óleo de alegria acima de seus companheiros, Salmos 45:7.
Esse Senhor Jesus Cristo é nosso pelo direito que ele tinha sobre nós desde o princípio, pelas ofertas e pela dádiva do evangelho, por nos haver comprado e pela nossa aceitação dele, entrega a ele e união mística com ele: nosso Senhor Jesus Cristo.
Observe: toda graça que recebemos vem de Cristo; ele a adquiriu e a concede. Da sua plenitude todos recebemos, e graça por graça, João 1:16. Ele preenche tudo em todos, Efésios 1:23.
(3.) A quem se destina: “Com o vosso espírito”, meta tou pneumatos hymon, não apenas o de Filemom, mas o de todos os nomeados na saudação inicial. “Com o vosso espírito” significa com vocês, pois a alma ou o espírito é a sede direta da graça, que dali influencia toda a pessoa e se manifesta em ações graciosas e santas.
Todos os da casa saudados são incluídos nessa bênção final, para lembrar e incentivar ainda mais cada um a promover o propósito da epístola.
Amém é acrescentado não só como conclusão vigorosa e afetuosa da oração e do desejo — “assim seja” —, mas como expressão de fé de que a oração será ouvida — “assim será”. De que mais precisamos para ser felizes além da graça de nosso Senhor Jesus Cristo com nosso espírito?
Essa é a bênção habitual, mas pode-se entender que aqui também tenha relação especial com a ocasião. A graça de Cristo com o espírito deles, sobretudo o de Filemom, os tornaria mais doces e brandos, tiraria o ressentimento demasiado profundo e agudo pelas ofensas e os disporia a perdoar os outros como Deus nos perdoou por amor de Cristo.